DA UNIVERSIDADE PARA A SOCIEDADE

Durante quatro dias, mais de 50 iniciativas da Universidade serão expostas no Espaço Inovação UnB

A exposição da Universidade começa no dia 28 de março, às 10h30, na área Open Campus. Foto da participação da UnB na edição de 2023. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Entre 27 e 31 de março, a Arena Mané Garrincha sediará a 6ª edição da Campus Party Brasília (CPBSB6). Com exposição de projetos e palestras dedicadas ao desenvolvimento de tecnologias e novas ideias para o futuro, o evento deste ano comemora o aniversário de 50 anos do Planetário de Brasília Luiz Cruls. A Universidade de Brasília participará novamente, com exposições no Espaço UnB Inovação, que ficará aberto ao público das 10h30 às 20h, nos dias 28 a 30, e das 10h30 até às 16h, no dia 31. O local fica na Área Open, de visitação gratuita, mediante cadastro

Compondo a comissão organizadora de seleção de expositores, o Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (PCTec) elencaram 51 projetos para representar os quatro campi da Universidade.

O QUE A UnB VAI MOSTRAR – “Como expositores, vamos ter empresas juniores, do PCTec; incubadas; projetos de discentes, docentes e técnicos administrativos. Os temas variam entre aeroespacial, energia limpa, robótica, inteligência artificial, gamificação, saúde, arquitetura, design, educação, envelhecimento, engenharia automotiva, impressão 3D e biodiversidade”, explica a docente do Departamento de Farmácia (FAR/FS) e diretora do CDT, Marileusa Chiarello.

De acordo com o coordenador de empreendimentos do PCTec e organizador do Espaço UnB Inovação, Bruno Goulart, os critérios de seleção se atentaram a projetos com índice de maturidade tecnológica elevado; que possuíam, principalmente, prototipagem; e atividades que apresentaram interação direta com o público.

A UnB participa da Campus Party Brasília desde a segunda edição, em 2018. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“Até porque, é um evento que trabalha diretamente com inovação e, neste ano, a Campus tem um diferencial: o principal convidado é o ex-astronauta da National Aeronautics and Space Administration (NASA), Michael López. O astronauta já realizou quatro missões espaciais e, atualmente, é diretor de negócios da Axiom Space, empresa privada estadunidense que realiza exploração espacial”, aponta.

O lugar reservado à UnB terá 150 m², com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SECTI). “A novidade desta edição é que todo o espaço da UnB é financiado por projeto do PCTec, por meio de edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que patrocina o local. Então, teremos um telão de LED, e uma estrutura diferenciada de todos os anos que já participamos”, ressalta o coordenador.

Segundo Marileusa Chiarello, a expectativa é receber um público de 80 mil pessoas no Espaço UnB de Inovação. “A edição anterior reuniu mais de 150 mil pessoas e, no momento, são esperadas mais de 200 mil. Brasília consolidou-se na segunda posição com maior público no evento, atrás da cidade de São Paulo. Esses dados são um ponto forte, que demonstram a força do ambiente de inovação da capital federal”, destaca Bruno Goulart.

Goulart também frisa as oportunidades advindas da exposição na Campus Party: “recebemos relatos de startups e projetos que fizeram negócios durante os dias de evento e, consequentemente, é um momento único para articularem até mesmo em busca de possíveis parcerias, ou financiamentos que os impulsione a uma espécie de aceleração”, comenta.

“Participar deste evento traz inúmeros benefícios para a comunidade acadêmica, pois gera oportunidades de apresentar as atividades da UnB, protagonizadas por seus professores, estudantes e servidores. A Universidade reafirma com sua presença seu papel fundamental no ecossistema de inovação do DF, devolvendo para a sociedade soluções inovadoras que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, para a divulgação da ciência, formação acadêmica e o desenvolvimento local e regional”, realça Marileusa Chiarello.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.