HOMENAGEM

Professor e pesquisador brasileiro foi um dos pioneiros do antigo Instituto de Matemática da UnB e trouxe avanços para a área ao desenvolver a noção de espectro do espaço topológico

Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

Quando Darcy Ribeiro fundava a Universidade de Brasília, em 1962, um dos nomes convidados para colaborar na estruturação da área de Matemática foi o do professor e pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) Elon Lages Lima. À época, o docente não pôde aceitar o convite, pois havia recebido uma bolsa para atuar no Institute For Advanced Study, nos Estados Unidos. No entanto, dois anos depois, regressava ao Brasil para assumir a coordenação do recém-criado Instituto de Matemática – atualmente departamento do Instituto de Ciências Exatas –, onde trabalhou com grandes personalidades, como o arquiteto Oscar Niemeyer.

Apesar de a trajetória na instituição ter sido interrompida pela demissão em massa que afetou a UnB no período da ditadura militar, deixou contribuições ímpares para o avanço da matemática não só na Universidade, mas em todo o país. Por essas realizações, a Universidade concedeu ao matemático o título de Professor Honoris Causa, em cerimônia na última sexta-feira (21), no auditório da Reitoria.

“Nos últimos anos, Lages Lima tem prosseguido em sua trajetória arrebatada de realizações, reafirmando sua condição de matemático brasileiro. Seu reconhecimento se justifica pela distinguida contribuição no Brasil ao ensino, à pesquisa e à divulgação da matemática”, avalia o professor do Departamento de Matemática e propositor da menção, Theo Allan Darn Zapata.

Professor Theo Allan Darn Zapata, do Departamento de Matemática, propôs honraria ao professor Elon Lages Lima Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

Zapata descobriu o trabalho de Lages Lima na graduação e se encantou. “O primeiro contato que tive com o professor foi nos anos 2000, quando adquiri o livro Análise Real Volume 1. Daí foi um livro atrás do outro. Especialmente na graduação, eles são ótimas companhias, não só a mim, mas a meus amigos em todo Brasil e na América Latina”, comentou durante a solenidade.

Formado em Matemática pela Universidade do Brasil (1953) – atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro – Elon Lages Lima concluiu mestrado, em 1955, e doutorado, em 1958, pela Universidade de Chicago, na mesma área. Como pesquisador, se aprofundou nos estudos sobre Topologia Algébrica e introduziu a noção de espectro do espaço topológico, considerada um avanço para a área. Somada à sua passagem pela UnB, seu percurso profissional esteve ligado ao IMPA, onde atuou durante mais de 40 anos, tendo sido diretor por três vezes e vice-diretor por mais de uma década.

À carreira de prestígio, se incluem ainda a participação como membro titular na Academia Brasileira de Ciências, desde 1966, na Sociedade Brasileira de Matemática, da qual foi presidente, e na Third World Academy of Sciences. Coleciona no currículo mais de 40 publicações e premiações como o jabuti de Ciências Exatas da Câmara Brasileira do Livro e o Anísio Teixeira.

Além de participar da consolidação do Instituto de Matemática na UnB, o docente contribuiu para a criação do Programa de Pós-Graduação da área e orientou as primeiras dissertações que dali surgiram. “Ainda tenho a presença da Universidade em meu coração. Agradeço a todos pela oportunidade que me deram”, se emocionou Lages Lima, que participou da cerimônia por vídeo conferência do Rio de Janeiro.

Apesar de se sentir acolhido e honrado por ter integrado o corpo docente, o professor comentou o período difícil vivido devido aos acontecimentos que tomavam a Universidade durante o governo militar. Ele sabia da possibilidade de ter que pedir demissão durante sua estadia. “A universidade precisa de liberdade em seus conhecimentos e crenças”, avaliou sobre as restrições na circulação do conhecimento à época.

Deborah Lima, filha do homenageado, e o reitor da UnB Ivan Camargo com o título concedido ao matemático Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

ATRIBUTOS – Humildade foi uma das virtudes escolhidas pela filha e professora do curso de Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Deborah Lima, para defini-lo, já que se eximia das vaidades acadêmicas até mesmo entre os familiares. “Lá em casa não sabíamos anteriormente da relevância do meu pai até entrarmos para a academia”, afirmou a filha, que o representou na solenidade. “Essa cerimônia significa a coroação de sua importância para a matemática”, pontuou.

Para o reitor da UnB, Ivan Camargo, a outorga é também um reconhecimento das bases sólidas com as quais a Universidade foi construída e que auxiliaram para que ela se destacasse até o momento atual. “De certa forma, essa é uma homenagem a todo o Departamento de Matemática e à disciplina”, considerou.

O trabalho de Lages Lima foi prestigiado em outras ocasiões: recebeu, em 2001, o título de Professor Honoris Causa da Pontifícia Universidade Católica do Perú, e em 2003, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).