COMUNIDADE

DDS premia vencedores do concurso de vídeos Se Liga na Assistência, que almeja dar mais visibilidade para ações de inclusão promovidas pela UnB

Ganhadores do concurso Se Liga na Assistência. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Permanência, desempenho e inclusão com qualidade. Esse tripé foi o foco dos curtas-metragens produzidos por estudantes, servidores técnico-administrativos e professores da UnB para a primeira edição do concurso Se Liga na Assistência, competição de vídeos com objetivo de divulgar os principais programas de assistência estudantil da Universidade. A premiação aconteceu na tarde desta quarta-feira (22), no Salão de Atos da Reitoria, e foi promovida pela Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC).

Participaram do concurso 19 vídeos. A competição foi dividida em duas categorias: a primeira, reservada para os vídeos com até dois minutos de duração, exceto créditos; e a segunda, com produções de até oito minutos, fora os créditos. No total, seis filmes foram premiados. Na categoria 1, foram premiados os três curtas mais bem colocados: R$ 3 mil para o primeiro, R$ 1,5 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro filme. Já na categoria 2, os prêmios foram de R$ 4 mil; R$ 2 mil e R$ 1 mil.

“A DDS percebeu que estava com dificuldade de passar as informações para a comunidade acadêmica. Que melhor forma haveria se não aquela feita pelos próprios estudantes?”, comentou o coordenador-administrativo da diretoria, Luiz Cláudio Ferreira, sobre a iniciativa do concurso.

PREMIADOS – Na categoria para filmes de até dois minutos, levou o primeiro lugar o estudante Matheus Serafim, da Faculdade de Comunicação (FAC). Em segundo, ficaram Leonardo Marçal e Larisse de Pádua. Marçal é estudante de Biblioteconomia na UnB. Não só escreveu o roteiro, como esteve na frente da câmera, contando sua história de bolsista da DDS. “O auxílio permitiu minha permanência na Universidade”, conta no vídeo. “Fiquei nervoso no início, porque achei que não seria legal. Depois conclui que era importante compartilhar minha experiência”, comenta. Sua parceira de produção desenvolve pesquisas na UnB e é vinculada à Enap.

Pedro Vieira, diretor da DDS, entregou troféu a Larisse de Pádua e Leonardo Marçal. Dupla levou o segundo lugar no concurso Se Liga na Assistência. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Em terceiro ficou a estudante do quinto semestre de Medicina Fernanda Alves de Oliveira. Além de estudar, Fernanda também é youtuber. Em seu canal, dá dicas sobre vestibular e dia a dia na faculdade. “Já estava com a ideia de fazer um vídeo sobre as ações de assistência da DDS, porque recebo muitas perguntas sobre como é morar em outras cidade para estudar e se manter”, relatou a goiana. “Sinto-me muito segura e acolhida na UnB”, continuou. Fernanda inscreveu dois vídeos: um para cada categoria. O mais longo, que foi classificado, mas não premiado, deve ser inserido no Youtube em breve.

Na categoria 2, o primeiro lugar foi para o trio Ana Paula Lopes (Filosofia), Mariana Campelo (servidora técnico-administrativa da UnB) e Júlia Nogueira (Geografia). O grupo levou duas semanas para produzir o filme. Ana Paula, que é bolsista de dois programas da DDS, acredita que a iniciativa é importante. “Sobretudo neste momento em que a educação pública está sendo tão perseguida”, ressaltou.

Três estudantes de Geografia, Douglas Gasparini, Vinícius Galvão (pós-graduando) e Hugo Paiva, levaram o segundo lugar. Por trabalharem no Laboratório de Geoiconografia e Multimídias (Lagim), do Departamento de Geografia, os jovens aproveitaram a facilidade de acesso a equipamentos e apostaram na empreitada, duas vezes. Eles enviaram dois vídeos, um de dois minutos e outro de sete, que acabou levando o prêmio. Douglas também é bolsista da DDS e conta que, sem o auxílio, possivelmente já teria abandonado o ensino superior.

Anália Amanda Calacia, estudante da Odontologia, comemorou o terceiro lugar. “Ninguém melhor do que os próprios estudantes para contar sobre a DDS, especialmente aqueles que são beneficiados com a bolsa”, disse, ao receber o prêmio. “Não é só um vídeo, é um sentimento em relação à diretoria”, completou.

As vencedoras do primeiro lugar na categoria 2 receberam o troféu das mãos da secretária de Comunicação da UnB, Thaïs de Mendonça. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A secretária de Comunicação da UnB, Thaïs de Mendonça, representou a reitora Márcia Abrahão na mesa da cerimônia, juntamente com o decano de Assuntos Comunitários, André Reis, o diretor da DDS, Pedro Vieira, o coordenador-administrativo da DDS, Luiz Cláudio Ferreira, e o coordenador-técnico da DDS, Eduardo Lemgruber. “Sem a assistência estudantil, não teríamos uma população com tanta diversidade como a que temos aqui na UnB”, exaltou o decano do DAC.

Para Eduardo Lemgruber, o formato colaborativo do concurso está em compasso com o próprio funcionamento da DDS. “Tínhamos demanda de divulgação das nossas ações, mas não queríamos algo de cima para baixo. Achamos por bem priorizar uma iniciativa em que a comunidade participe”, disse. Todos os 19 vídeos produzidos farão parte do material de divulgação da diretoria e serão publicados em um novo site, a ser lançado. Também estarão presentes em atividades de recepção a novos estudantes da Universidade.

Um dos primeiros destinos dos materiais será as escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal que estabeleceram parceria com a UnB. "A DDS visitará centros de ensino para informar os estudantes sobre a política de assistência estudantil, os programas, as ações e os benefícios, para mostrar a eles que é possível ingressar e permanecer na UnB”, explicou Pedro Vieira, diretor da DDS.

Confira abaixo o vídeo vencedor da categoria para produções de até dois minutos: