Orgulho, animação, euforia, convicção e plenitude. Esses são sentimentos que se revelam logo nas primeiras palavras de alguns calouros que participaram do #InspiraUnB, evento de recepção aos estudantes que aconteceu nesta quarta-feira (15), no Centro Comunitário Athos Bulcão, campus Darcy Ribeiro da UnB. Grupos de acolhimento, distribuição de pipoca e a animação da Bateria Olímpia, dos alunos da Faculdade de Direito (FD), agitaram as boas-vindas. Estima-se que cerca de 500 alunos tenham comparecido ao evento.
“Me senti muito querido com essa acolhida”, conta o novo universitário Kelso Belém. “Já eu me considero muito privilegiada”, acrescenta Antonieta Souza. Ambos são calouros de Geografia, que se conheceram nesta semana e se uniram aos colegas de curso Arthur Alves, Lorena Gontijo e Maria Eduarda Cicci para seguir ao #InspiraUnB. Eles se definiam como “felizes, gratos e emocionados”.
A abertura do evento com o grupo de percussão da FD levou os alunos ainda tímidos para dentro do Centro Comunitário e abriu a solenidade. Bruno Sales, que integra a Olímpia desde seu início, considera que o momento de boas-vindas é muito importante para a socialização na Universidade. Quando passou no vestibular, ele já conhecia alguns veteranos e isso o ajudou a apropriar-se do ambiente acadêmico.
“Eu sempre gostei de tudo, me entroso fácil, só que nem todo mundo é assim. Muita gente é tímida e acaba passando a primeira metade do semestre isolada”, opina. “Então é bom estar nesse ambiente de integração, porque é mais fácil fazer amigos quando se sabe que todos são novos como você”, acrescenta o estudante.
Talassa Rocha está no 6º semestre do bacharelado em Química e participou pela primeira vez do #InspiraUnB. Ela estava lá para orientar os recém-chegados. “Quero que eles saibam que têm com quem contar e que não passem sozinhos pelo que passei quando entrei aqui. Hoje sou apaixonada pela UnB”, relata.
Depois de se integrar melhor à Universidade e ter atuado inclusive como monitora de disciplina, ela percebeu como é importante para o estudante ter alguém acessível que lhe explique conteúdos e também alguns processos da instituição. “Hoje mesmo encontrei um grupo e uma das pessoas era minha caloura. Ela ainda não tinha encontrado veteranos, mas eu percebi que ela se sentiu recebida. Fiquei muito feliz”, conta.
SAUDAÇÕES – Durante o evento, a reitora Márcia Abrahão, o vice-reitor Enrique Huelva, decanos e outros representantes da administração superior deram boas-vindas aos calouros. “A UnB recebe vocês de braços abertos. Parabéns pelo sucesso e aproveitem tudo o que temos a oferecer”, saudou a reitora.
Representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) também subiram ao palco principal para se colocarem à disposição dos novos alunos. Em apresentação cultural, um grupo de alunos de graduação e pós-graduação demonstrou a riqueza do canto e da dança. Promovido pela Coordenação Indígena (Coquei/DIV/DAC) e pela Associação dos Acadêmicos Indígenas (AAI) da UnB, a manifestação típica reuniu integrantes de povos indígenas brasileiros, como baré, baniwa, funiô, palmari, pankararu, potiguara, tupinambá e tupiniquim.
Além da palestra da ativista indígena Célia Xakriabá, as ações de acolhimento e a distribuição de kits para os calouros ajudaram a tornar o momento ainda mais especial. O Serviço de Orientação ao Universitário (SOU), o Projeto Raízes, o Núcleo de Vida Cristã, e o grupo Dia.logos estavam presentes no local, interagindo com os estudantes.
“Me sinto um universitário mesmo, estou muito aliviado e animado com tudo. Já fui até a uma festa no centro acadêmico”, conta Igor Araújo, que ingressou em Letras – Português.
O #InspiraUnB é um evento de boas-vindas aos calouros que conta com a organização de equipes dos decanatos de Ensino de Graduação (DEG), de Extensão (DEX), da Diretoria de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte (Docca/DAC), do SOU, da Secretaria de Comunicação (Secom), do Cerimonial (Ceri) e da UnBTV.
Os alunos que ainda não retiraram o kit de boas-vindas devem procurar o Decanato de Ensino de Graduação, que fica no prédio da Reitoria.
Veja também:
>> #InspiraUnB recebe estudantes com palestra de Célia Xakriabá