ESTRATÉGIAS

Dirigentes de instituições de ensino superior participam de seminário na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington

Seminário de Internacionalização Universitária em Washington reúne representantes acadêmicos e governamentais de 17 países das Américas. Foto: Divulgação/OEA

Gestores de grandes universidades do continente americano estão reunidos nesta semana em Washington, nos Estados Unidos, para participar do 6º Seminário de Internacionalização Universitária promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Representando a UnB, a reitora Márcia Abrahão destaca a importância de discutir desafios e estratégias comuns para o ensino, a pesquisa e a inovação nas Américas.

“A internacionalização das universidades é um movimento necessário e cada vez mais forte. Neste encontro, temos a oportunidade de debater os caminhos para o fortalecimento e a integração da nossa rede de instituições de ensino superior”, afirma a reitora.

O evento é uma parceria da OEA com o Grupo Coimbra de Universidade Brasileiras (GCUB). Atividades do Workshop de Trabalho do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (Paec) fazem parte da programação.

O Paec tem como foco a mobilidade de pesquisadores entre países da América Latina e do Caribe e é mantido desde 2011 pelo Grupo Coimbra e a OEA. A UnB aderiu ao Programa em 2017, oferecendo duas bolsas de doutorado – a ideia é que a iniciativa seja ampliada.

PARTICIPAÇÃO Neste ano, o seminário tem como título Novas Fronteiras para a Cooperação Interaméricas e conta com o apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, da Missão Permanente do Brasil junto à OEA e da Organização Pan-Americana da Saúde.

O evento reúne representantes acadêmicos e governamentais de 17 países das Américas. Além de conferências, reuniões e debates sobre o tema central, o seminário avalia o Paec e permite a discussão do edital deste ano, voltado para estudantes que farão a mobilidade em 2019.