ADMINISTRAÇÃO

Vigente por cinco anos, documento assegura que instrutores passarão a receber por hora e terão garantias trabalhistas, entre outras providências

A Universidade de Brasília deu importante passo para o fortalecimento do UnB Idiomas, um dos maiores projetos de extensão da instituição. Em contrato assinado na tarde desta quarta-feira (8), a Reitoria passa a gestão administrativa e financeira do programa à Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). A expectativa é dar mais segurança para gestores, participantes e os cerca de 200 instrutores do projeto que, com o contrato, passarão a receber por hora e terão garantias trabalhistas.

“Este é um momento em que a UnB vira uma página e o faz dizendo que o UnB Idiomas é essencial para a instituição”, afirmou a reitora Márcia Abrahão. O contrato vinha sendo desenhado nos últimos seis meses, a partir de uma circular da Reitoria que determinava a solução de dificuldades no pagamento de pessoas físicas – caso dos instrutores que atuam no programa permanente de extensão, ligado ao Instituto de Letras (IL) da Universidade.

A diretora do IL, Rozana Naves, destacou que o projeto tem imenso impacto social dentro e fora da academia. “São cerca de 20 mil matrículas por ano. Com essa assinatura, conseguimos, finalmente, desembaraçar processos que vinham sofrendo diversos questionamentos”, disse. O contrato tem prazo de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Reitora Márcia Abrahão, Edson Paulo da Silva (Finatec) e Gleiton Malta (UnB Idiomas), durante assinatura do contrato no Salão de Atos da Reitoria. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

A satisfação com a parceria também foi compartilhada pelo coordenador-geral do UnB Idiomas, Gleiton Malta. “Esse projeto democratiza o acesso ao ensino de língua estrangeira no Distrito Federal. Doa cerca de mil bolsas anualmente e ainda serve como campo de pesquisa para o ensino de línguas”, ressaltou.

O vice-reitor, Enrique Huelva, ex-diretor do IL, lembrou que a busca de uma solução para os entraves que envolviam o pleno desenvolvimento do projeto já durava nove anos. “O programa tem uma história de sucesso e sólida construção acadêmica. É uma felicidade enorme poder vivenciar este momento”, disse.

PARCERIA – O presidente da Finatec, Edson Paulo da Silva, ressaltou a importância do acordo com a Universidade. “Agradecemos a confiança que a instituição está depositando na Finatec. Embora sejamos uma entidade privada, nossa relação não é comercial. Só existimos por causa da UnB.”

A reitora também celebrou outras parcerias com a Finatec, que têm sido ampliadas ao longo deste ano. “É importante que alunos e instrutores do UnB Idiomas saibam o que está acontecendo e conheçam as medidas que tomamos”, frisou. “Neste momento de dificuldades orçamentárias e financeiras, mais do que nunca, precisamos de aliados.”