LIVROS

Objetivo é divulgar obras publicadas pela Universidade de Brasília e aumentar o público leitor

Foto: Beto Monteiro / Secom UnB

Mais de quinhentas obras estão à venda nas lojas físicas e na livraria virtual da Editora UnB, uma das mais antigas e prestigiadas editoras universitárias do país, dona de um rico acervo.

“O catálogo é uma forma de divulgação das obras. A ideia é fazer catálogos menores à medida que acontecem novos lançamentos”, explica a diretora da Editora UnB, Ana Maria Fernandes. A publicação traz todos os livros à venda, em várias áreas do conhecimento, como Artes, Engenharia e História. "Algumas obras raras estão esgotadas, mas podem ser republicadas futuramente."

Ana Maria Fernandes: "Já editamos obras como História da Bolívia, de Herbert Klein, traduzida em mais de vinte idiomas". Foto: Beatriz Ferraz / Secom UnB

Aberta à publicação de diferentes autores, inclusive estrangeiros, a professora destaca a importância da Editora na divulgação da produção científica e cultural da UnB.

Os livros podem ser encontrados na livraria do campus Darcy Ribeiro (no Centro de Vivência ao lado do Banco do Brasil) e na 406 Norte. As lojas abrem de segunda à sexta, das 8h às 19h, e de terça a sábado, das 8h às 18h.

Eles também estão disponíveis no site da Editora e em livrarias parceiras. “A UnB, por exemplo, vende livros publicados pela Unicamp e vice-versa”, diz Ana Maria.

FEIRA DO LIVRO – Feliz com o resultado das vendas na Feira do Livro de Brasília em julho deste ano – em um único domingo, o estande da UnB vendeu mais de R$ 5 mil em livros –, Ana Maria Fernandes conta que a Editora UnB entrou no circuito de feiras e bienais que acontecem durante o ano em todo o país.

“Fizemos uma promoção com livros a R$ 2,00 e R$ 5,00, que deu certo”, avalia.

Foto: Beto Monteiro / Secom UnB

AUTORES – Para quem deseja publicar, a Editora recebe originais para avaliação. Interessados devem enviar duas cópias – impressa e digital – à Editora, com resumo e currículo resumido do autor ou organizador da obra, entre outros.

Critérios como qualidade do conteúdo e atualidade do tema são levados em consideração no processo de escolha. Dissertações e teses devem estar no formato livro. Caso aceito, todo o trabalho editorial – da criação da capa à distribuição – fica por conta da Editora UnB.

>> Saiba como publicar pela Editora UnB