PLANO DE OBRAS

Auditório Augusto Boal, o principal do campus, passou por reforma para instalação de aparelhos de climatização

Público da FUP esteve na entrega das melhorias no Auditório Augusto Boal. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Palco de festivais de cinema das escolas públicas de Planaltina, mostras teatrais e audiovisuais, formaturas, reuniões e eventos científicos, o Auditório Augusto Boal, o maior da Faculdade UnB Planaltina (FUP), ganhou um sistema de climatização. A demanda da comunidade é antiga, data da inauguração do espaço, em 2006. A reitora Márcia Abrahão esteve na FUP para conferir a obra e participou do final de uma assembleia da Faculdade, na manhã de terça-feira (5).

“A Universidade de Brasília tem uma tradição de resistência. Uma das formas de resistir é continuar funcionando e melhorando a sua infraestrutura e a qualidade de vida da nossa comunidade. Então, essa tem sido a nossa orientação: com todo sacrifício, a gente tem buscado melhorar as condições de trabalho e de estudo na universidade”, disse a reitora, explicando que mais uma vez as universidades federais sofreram cortes orçamentários.

“Esse auditório é um espaço fundamental, são inúmeras atividades que acontecem aqui", disse o diretor da FUP, Reinaldo Miranda Filho. "A Administração Superior foi sensível à importância da utilização dos recursos necessários à execução da obra de climatização seguindo as exigências técnicas apropriadas e apoiando a aplicação de recursos para o projeto de desenvolvimento institucional do campus, que viabilizará outras adequações a este espaço de laboratório das artes cênicas e mostras teatrais que ocorrem na FUP com adequações para a instalação de cortinas, iluminação e sonorização.”

A obra para a reforma da climatização do Auditório Augusto Boal, localizado no prédio da Unidade Acadêmica da FUP, custou R$ 399.800 e faz parte do Plano de Obras da UnB, aprovado em 2019. “O compromisso com a infraestrutura da UnB aparece não apenas com a construção de novos edifícios, mas com a requalificação dos espaços que já existem. É o caso do Auditório Augusto Boal, que foi licitado em gestões anteriores, mas sem contemplar o sistema de climatização”, lembrou o secretário de Infraestrutura, Augusto Dias.

Cynthia Oliveira, vice-diretora da FUP, Augusto Dias, secretário de Infraestrutura, reitora Márcia Abrahão e Reinaldo Miranda Filho, diretor da FUP. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

ASSEMBLEIA – Durante a visita, a reitora participou do final da Assembleia da comunidade da FUP. Abordada sobre o fim do transporte intercampi, explicou: “Nós nos solidarizamos com as pessoas da comunidade que precisam de transporte público. Acontece que atualmente todos os campi já oferecem a grade curricular completa de todos os cursos. O intercampi já não se justifica porque cumpriu o seu papel. Com isso, a gente consegue melhorar o transporte para as atividades de campo, que é uma demanda dos diretores”, disse a reitora, que recebeu um manifesto para que os Restaurantes Universitários comprem alimentos da agricultura familiar.

A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, explicou que foram cortados 7,2% do orçamento da Universidade, que significam R$ 18,3 milhões a menos em 2022. “Se a gente analisar de 2015 ou 2016, o nosso orçamento para investimento do tesouro é um décimo do que foi naquela época. Quando estamos falando de climatização, por exemplo, estamos falando de investimento.” A decana também abordou a importância dos indicadores acadêmicos e colocou-se à disposição, junto com a equipe do decanato, para colaborar com a FUP.