PARCERIA

Pessoas físicas e jurídicas, no Brasil e no exterior, já podem contribuir para arrecadação de recursos destinados a projetos e também a ações internas desenvolvidos na instituição

Fundo vai arrecadar doações para projetos de pesquisa, inovação e extensão da UnB com foco no combate à covid-19. Arte: Secretaria de Comunicação da UnB

A Universidade de Brasília deu mais um passo para aprimorar o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A instituição assinou, na tarde desta terça-feira (16), convênio com a Finatec, fundação de apoio à UnB, para a criação de um fundo que vai arrecadar doações para projetos de pesquisa, inovação e extensão com foco no combate à covid-19. Até então, as doações em espécie recebidas pela Universidade iam parar na Conta Única do Tesouro Nacional.

Para doar, basta que pessoas e empresas acessem a internet, pelo link: https://www.finatec.org.br/doacaoprojetos/form . No endereço, é possível definir se a doação irá para um projeto específico ou para o fundo geral. Outro caminho é fazer a doação por meio de depósito (Banco do Brasil, agência 3382-0, conta 7274-5). Para doações em serviços, materiais ou equipamentos, é preciso, primeiro, articular a ação junto ao Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Todos os projetos do portfólio da Universidade foram aprovados pelo Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão (Copei). O comitê lançou duas chamadas públicas e quase 200 propostas foram chanceladas. Dessas, 25 têm financiamento garantido; as demais aguardam doações ou fomento por meio de outras parcerias.

>> Portfólio reúne projetos de combate à Covid-19 desenvolvidos pela UnB

“A pandemia do novo coronavírus evidenciou a importância das universidades para a sociedade, bem como a necessidade de aprimorar a tramitação de processos. Com este fundo, esperamos simplificar as doações de pessoas físicas e jurídicas e, assim, estimular mais a participação dos doadores", resumiu a reitora Márcia Abrahão.

A reitora também destacou a parceria com a Finatec, "essencial neste período de grandes desafios". Lembrou, ainda, que o acordo assinado nesta terça se insere no âmbito do Programa Parceiros da UnB, outra iniciativa que buscou simplificar as doações à Universidade.

O diretor da Finatec, Armando Pires, se disse honrado por colaborar com uma ferramenta que "potencializa a atuação da Universidade no combate à pandemia, em prol da sociedade brasileira". E completou: "Estamos em um momento difícil, mas há um ganho no desenvolvimento dessas soluções, que permitem aprofundar a relação entre a UnB e a Finatec".

AMPLIAÇÃO – Para a presidente do Copei e gestora do fundo de doações, Cláudia Amorim, o momento é de unir esforços pelo desenvolvimento de saídas científicas para os diversos problemas decorrentes da pandemia. “Esse fundo pretende abarcar a maior quantidade e a maior diversidade possível de projetos e estimular doações também para ações internas da UnB”, afirmou.

Uma das possibilidades, citada pela reitora na cerimônia que marcou a formalização do convênio, é a de doações para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. "Caso o Cepe [Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão] realmente aprove ações de ensino não presencial, as doações para discentes em situação de vulnerabilidade, com dificuldades de acesso à tecnologia, serão muito bem-vindas", comentou a gestora.

Presente no evento, a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, também destacou as possibilidades advindas a partir da parceria com a Finatec. "Este é um passo importante para viabilizar a execução de dezenas de projetos, em todas as áreas do conhecimento, é bom que seja dito. Há excelentes iniciativas nas Exatas e nas Humanidades, além, é claro, nas Ciências Médicas e Biológicas", frisou.

A cerimônia, realizada por meio de uma plataforma on-line, também contou com a participação das decanas de Administração (DAF), Maria Lucilia dos Santos, e de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), Denise Imbroisi; da diretora do Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTec), Renata Aquino; da diretora de Acompanhamento e Integração Acadêmica do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), Lígia Cantarino; e do superintendente da Finatec, Gustavo Condeixa.

* com informações da Ascom/GRE

>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da Covid-19

>> Maratona de Inovação para retomada de atividades dará prêmios de até R$ 2 mil

>> Estudo analisa a qualidade de vida de pessoas recuperadas de Covid-19