UnB.FUTURO

Barbara Glowczewski, da Collège de France, fala sobre a aborígenes australianos, povos colonizados pela França e matriz africana no Brasil

 

Arte: Design / Secom UnB

A Comissão UnB.Futuro traz para a Universidade, em seu próximo encontro, a Conferência sobre questões raciais e indígenas da França ao Brasil, passando pela Austrália, da pesquisadora francesa Barbara Glowczewski. O evento ocorre na próxima quarta-feira (19), às 10h, no auditório da Reitoria.

 

A conferência propõe realizar um percurso crítico a partir de lições extraídas da criatividade e da resistência dos aborígenes australianos, da colonização francesa e de cultos de matriz africana no Brasil. Barbara Glowczewski discute também fantasias antropológicas e criações artísticas dos povos, assim como questões raciais indígenas e negras presentes na França, Austrália e Brasil.

 

CURRÍCULO – Barbara Glowczewski é diretora de pesquisa do Laboratório de Antropologia Social da universidade College de France (Laboratoire d'Anthropologie Sociale CNRS/EHESS/Collège de France) e professora adjunta da Universidade James Cook, na Austrália. Como especialidades, a antropóloga trabalha com questões indígenas da Austrália, estratégias de reconhecimento e populações deslocadas pela colonização.

 

Fruto de seus estudos, Glowczewski escreveu de 18 livros livros, entre eles O sonho de agir por aborígenes – mitos, ritos e organização social na Austrália (Du rêve à la loi chez les Aborigènes – mythes, rites et organisation sociale en Australie), De deserto sonhadora – povo warlpiri da Austrália (Les rêveurs du désert – peuple warlpiri d'Australie) e Sonhos de cólera com aborígenes australianos” (Rêves en colère avec les Aborigènes australiens).

 

A autora também trabalhou com o filósofo francês Felix Guattari nos anos 1980 e realizou diversas pesquisas de campo entre diferentes povos indígenas da Austrália. No Brasil,  Barbara Glowczewski fez filmagens de uma tenda espírita Umbanda, em Florianópolis, Santa Catarina.

 

UnB.FUTURO – A Comissão UnB.Futuro é um espaço de reflexão, conduzido pelo Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP) em parceria com o Núcleo de Estudos do Futuro da UnB (n-Futuros/Ceam), em que se propõem ideias e ações para construir um modelo de universidade compatível com a realidade e com as demandas da sociedade contemporânea.

 

São promovidas diversas reuniões para debater temas ligados à educação, cultura e ciência e tecnologia. A partir do assunto escolhido, faz-se o convite para que um especialista do assunto ministre conferência introdutória à comunidade acadêmica, seguida de debate.

Palavras-chave