CONHEÇA A UnB

Para apresentar seus serviços aos novos usuários, a Biblioteca Central realiza visitas guiadas. Atualmente o local tem capacidade para abrigar quase 1.500 estudantes

Neste início de semestre letivo, a Secretaria de Comunicação (Secom) publica uma série de matérias com informações sobre os principais serviços disponíveis aos estudantes da Universidade de Brasília e à comunidade externa. Agora, conheça mais sobre a Biblioteca Central da UnB.

Ilhas de consulta ao acervo, na BCE. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

Todo início de semestre, a Biblioteca Central (BCE) da UnB realiza visitas guiadas disponíveis à comunidade acadêmica. O objetivo é aumentar a proximidade entre este importante centro da Universidade e seus usuários. A equipe da Secom acompanhou uma delas e agora compartilha com você o que descobriu.

Uma das primeiras conclusões que devem passar pela cabeça dos novatos que descobrem a BCE é essa: a Biblioteca é grande. Formada por três pavimentos, o local tem capacidade para abrigar quase 1.500 estudantes: são 409 mesas, 1.417 cadeiras e 247 baias individuais de estudo.

”Em média, no período letivo, a BCE recebe 3.500 pessoas por dia, funcionando nos três turnos em dias úteis e de manhã e à tarde nos finais de semana e feriados”, descreve o diretor da Biblioteca, Fernando Leite.

O acervo físico conta com 1,5 milhão de exemplares. A coleção digital totaliza cerca de 38,5 mil documentos. Uma das áreas de destaque no prédio é o acervo de obras raras, amplo e cheio de curiosidades, como clássicos autografados e manuscritos medievais. Para visitá-lo, é necessário escrever para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Na BCE também é possível consultar o acervo, participar de exposições culturais, lanchar, imprimir e copiar documentos e acessar a rede de wi-fi gratuitamente. O Laboratório de Acesso Digital, que fica no subsolo, recebe, em média, 300 usuários por dia no período letivo. Com trinta computadores, o espaço está aberto para alunos, ex-alunos (graduação e pós-graduação), professores e funcionários. “Para tanto, todos esses usuários devem ter o cadastro sem restrição, ou seja, atualizado e sem multas. Alunos especiais não têm acesso”, explica o diretor.

TOUR – As visitas guiadas duram cerca de uma hora, com o máximo de 50 pessoas. São semanais e podem ser realizadas nos três turnos em que a BCE está aberta: matutino, vespertino e noturno. No primeiro trimestre, as visitas são reservadas somente aos alunos da UnB. Nos demais períodos do ano, são ampliadas para a comunidade em geral. Para agendar, basta entrar em contato com a BCE pelo e-mail informaçõEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Seção de Obras Raras da BCE. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

Durante a visita, é feita simulação de pesquisas, para que o usuário aprenda a realizar busca básica ao acervo da Biblioteca. Os estudantes, professores e servidores da UnB também têm acesso a bases de dados nacionais e internacionais, onde encontram artigos científicos em diversas áreas do conhecimento. Também há treinamento para utilizá-las.

DIGITAL – A Biblioteca Central oferece um conjunto de serviços digitais para gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade, além de uma biblioteca digital voltada exclusivamente para deficientes visuais. Um deles é a Biblioteca Digital de Monografias (BDM). Lá, a pessoa encontra monografias de graduação e especialização. A BDM foi criada em 2011, mas é possível acessar alguns documentos anteriores a essa data. Já os livros eletrônicos publicados pela UnB podem ser encontrados na Livros Eletrônicos da UnB (LE-UnB).

Teses de doutorado e dissertações de mestrado, além de artigos divulgados em periódicos, trabalhos publicados em anais de congressos, livros e capítulo de livros produzidos, submetidos ou patrocinados pela UnB ou por membros da comunidade acadêmica podem ser encontrados no Repositório Institucional. Além disso, as conferências de acesso aberto realizadas na Universidade estão reunidas no Portal de Conferências.

Deficientes visuais têm acesso exclusivo à Biblioteca Digital e Sonora (BDS), desenvolvida em 2008 pelo Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (PPNE) da UnB e pela Biblioteca Central. Lá, encontram textos adaptados em formato digital (HTML, PDF e WORD) e sonoro (MP3). Para isso é necessário realizar cadastro.

SETORIAIS – A Universidade tem acervos especializados que visam atender à demanda da comunidade acadêmica. São cinco bibliotecas setoriais: no Centro de Excelência em Turismo (CET), localizado no campus Darcy Ribeiro; no Hospital Universitário (HUB); na Faculdade de Ceilândia (FCE); do Gama (FGA) e de Planaltina (FUP). Todo o acervo dessas bibliotecas está disponível para consulta no catálogo da BCE. Há também serviço de empréstimo de exemplares e espaço para estudar no local.

Laboratório de Acesso Digital atende 300 pessoas por dia em período letivo. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

Vale ressaltar que o serviço de empréstimo é efetuado para qualquer usuário cadastrado na Biblioteca Central e com situação regular, de acordo com cada categoria: alunos de graduação e pós-graduação, docentes, funcionários e ex-alunos cadastrados na associação de ex-alunos da UnB.

INCLUSÃO – Fora acervo, opções para estudar e oportunidades para socializar com a comunidade universitária, a BCE proporciona ao público diversas atividades culturais e exposições. Além disso, nela se desenvolve atividade de extensão com estudantes da APAE-DF. O programa profissionaliza os alunos, que saem aptos ao mercado de trabalho para desempenhar atividades de higienização, conservação e pequenos reparos de bens culturais. A iniciativa completou 10 anos em 2016 e já formou 49 novos profissionais.