INGRESSO

Toda a comunidade pode participar. Avaliação fica disponível até dia 31

Chamada pública de revisão e atualização das obras do PAS fica aberta até esta sexta-feira (31). Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

O Decanato de Ensino de Graduação (DEG) da UnB convida a comunidade para participar da chamada pública de revisão e atualização das obras do Programa de Avaliação Seriada (PAS), para o ingresso de estudantes do ensino médio à UnB. Por meio de uma plataforma on-line, o interessado em participar poderá votar (a partir de uma listagem) pela manutenção, exclusão ou sugerir a alteração das obras atuais, distribuídas em cinco grupos: artes visuais, artes cênicas, música, textos e audiovisual.

Na listagem atual, o colaborador irá encontrar, por exemplo, a música Tribunal do Feicebuqui, de Tom Zé, e a peça teatral Casa de Bonecas, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, escrita no final do século XIX. Para fazer nova indicação, a obra deve ter acesso público, sendo necessário informar o título, a autoria, o site para localizá-la e uma justificativa.

A revisão ocorre de forma periódica, sendo que a cada ano uma etapa é submetida à avaliação. A chamada aberta é referente à segunda etapa do subprograma 2018-2020, voltada para os estudantes que cursarão o segundo ano do ensino médio em 2019. A avaliação da primeira etapa, cuja prova será aplicada no final deste ano, aconteceu em 2017. O resultado foi divulgado em janeiro deste ano. Qualquer pessoa pode participar da chamada: estudantes, professores e comunidade em geral. As contribuições podem ser enviadas até 31 de agosto.

Esta é a primeira vez que a chamada pública é realizada pelo DEG. Até então ficava a cargo do Cespe. A mudança ocorreu devido às alterações oriundas pela transição do Cespe para Cebraspe. Ainda assim, todo o procedimento de realização da prova do PAS permanece a cargo da banca organizadora.

O professor Diego Madureira, diretor técnico do DEG, aponta que esta é uma oportunidade ímpar para engajar a comunidade universitária no processo de elaboração da prova. Isso porque a maioria das pessoas que participam das chamadas públicas costuma ser professores e estudantes do ensino médio. O Cespe informa que, na última revisão, mais de 700 pessoas se cadastraram no sistema de consulta de obras.

Professor Diego Madureira acredita que a chamada pública é oportunidade ímpar para a comunidade acadêmica participar de parte do processo de avaliação do PAS. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

PROCESSO – As avaliações serão analisadas pela comissão de acompanhamento do PAS, integrada por docentes dos ensinos público e privado. A partir disso, serão usadas no programa do PAS, que as escolas usam como referência para desenvolver atividades de ensino voltadas para a preparação para a prova.

A proposta é que as obras possibilitem uso interdisciplinar, que é avaliado pela relação que estabelecem com o maior número de áreas de conhecimento. O grupo de trabalho de revisão de obras (composto por professores das 11 áreas específicas abrangidas pelo PAS) analisa os resultados, verifica o cumprimento dos critérios e encaminha as sugestões de alteração para a comissão.

Em outra etapa, uma equipe de professores elabora perguntas com abordagem transversal com as obras sugeridas, mantendo a conexão com a matriz de referência que guia a elaboração das provas do Programa de Avaliação.

Na última revisão, da primeira etapa do subprograma 2018-2020, foi incluída mais uma obra (uma comédia) para a área de Artes Cênicas, que contava com apenas uma peça. Já a área de Artes Visuais passou a ter um número menor de obras, porém mais ajustadas ao currículo escolar. Houve também a inclusão de outras obras audiovisuais, em diferentes linguagens.

A considerar a experiência do Cespe na última revisão, pode ser identificada uma tendência referente aos participantes: entre os professores, é mais comum votar pela permanência de obras já presentes no PAS. Entre os estudantes, percebe-se a sugestão de obras mais atuais.