
Na manhã desta quinta-feira (7), 86 novos servidores técnico-administrativos tomaram posse em cargos da Fundação Universidade de Brasília. A solenidade ocorreu no auditório da Faculdade de Tecnologia. Os profissionais foram aprovados em concursos públicos realizados entre 2013 e 2015.
Durante a cerimônia de boas-vindas, a vice-reitora Sônia Báo saudou os novos servidores e falou da importância do coletivo para que a UnB mantenha o nível de excelência.
O reitor Ivan Camargo, por sua vez, disse contar com o empenho dos recém-chegados para que a instituição seja reconhecida como a melhor universidade pública do país e se torne exemplo em prestação de serviços públicos. Ele ressaltou valores como responsabilidade, conformidade legal e austeridade orçamentária como norteadores das atividades a serem desempenhadas pelos profissionais.
Camargo destacou ainda a relevância das admissões para o fim da precarização de contratos na UnB. "De 2013 para cá, cumprimos o Termo de Ajustamento de Conduta e cerca de 1,9 mil trabalhadores com contrato temporário saíram, enquanto 689 servidores chegaram por meio de concursos".
Segundo o Decanato de Gestão de Pessoas, novos aprovados podem ser convocados ao longo do ano, de acordo com demandas das unidades.

AMBIENTAÇÃO - A decana de Gestão de Pessoas, Maria Ângela Feitosa, afirmou que o intuito da cerimônia de posse coletiva era permitir que os novatos se conhecessem, já que as formações e os locais de trabalho são diversos. Para o intérprete de Libras Lucas Moura, vindo do estado do Espírito Santo, o objetivo foi alcançado.
"Eu já havia conhecido os colegas aprovados para o mesmo cargo, mas aqui é diferente. Há uma integração com outros servidores".
A contadora Mônica do Vale foi uma das pessoas acompanhadas pela família na solenidade de posse. Emocionada com a materialização do sonho do emprego público, ela demonstrou empolgação com a UnB e contou com a ajuda da irmã para descrever seus sentimentos.
"A conquista é dela, mas a vitória é nossa. Muitas dificuldades foram superadas para que ela alcançasse algo que nenhum dos familiares conseguiu. Participamos da trajetória e hoje estamos radiantes", disse Dilma do Vale.
Após a assinatura dos termos de posse, houve atividades de ambientação dos servidores à Universidade durante todo o dia. Nesta sexta-feira (8), os recém-empossados receberam informações e tiraram dúvidas sobre plano de carreira, administração de pessoal, qualidade de vida no trabalho e outros temas.