METAS E REALIZAÇÕES

DEX se renova e promove mais de 600 ações em dois anos. Decanato é pioneiro no país em emissão de certificados digitais

Planejamento e inovação são eixos dos últimos dois anos de trabalho no Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília. Para aumentar a oferta de atividades qualificadas, o decanato efetivou mudanças na estrutura organizacional e investiu em soluções tecnológicas. Entre os frutos das medidas adotadas estão a ampliação da oferta de atividades extensionistas e a emissão de certificados digitais, o que deve representar redução milionária de custos para a instituição.

Por meio da extensão, a presença da UnB é notada nos 5,8 mil quilômetros quadrados do Distrito Federal e também fora dele. As atividades ganharam novas perspectivas com a criação da Diretoria de Desenvolvimento e Integração Regional (DDIR), que busca cooperações entre a universidade e instituições públicas e privadas que atuam no entorno de Brasília. Um dos avanços da nova área foi a formalização de acordo com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) para elaborar plano de desenvolvimento econômico e social para a região.

Outras iniciativas do DEX também têm abrangência nacional. É o caso do trabalho do Núcleo do Projeto Rondon. Nos últimos dois anos, o núcleo ofertou mais de 300 vagas em disciplina voltada a estudantes de graduação. Em outubro de 2014, professores e estudantes da UnB estiveram no Noroeste de Minas Gerais para realizar oficinas de capacitação com profissionais de educação, de saúde e com a comunidade local.

Em 2013, o DEX impulsionou atividades de 302 projetos e 32 programas. Até outubro deste ano, os números são 288 e 24 para cada modalidade de ação. Os dados representam evolução em relação ao ano de 2012, quando o total de ações chegou a 231. Os trabalhos coordenados pelo DEX são apoiados por editais de fomento e do sistema Proext, além do aporte de recursos por meio de emendas parlamentares. Confira detalhamento dos recursos no relatório de gestão do Decanato de Extensão.

MEGAEVENTOS E PREMIAÇÕES – Coube ao DEX, em parceria com o Ministério do Esporte, a missão de liderar a capacitação de voluntários para grandes eventos como a Copa do Mundo e a Copa das Confederações. O decanato contribuiu para a criação de rede que envolveu 17 universidades federais nas 12 cidades-sede do mundial de futebol. O trabalho foi reconhecido com o prêmio UniRede de Inovação Tecnológica 2014.

Capacitação de voluntários para a Copa do Mundo. Foto: Mariana Costa/UnB Agência

O Decanato também promoveu premiações e concursos em parcerias com entidades públicas e privadas. Um dos destaques foi o evento que atraiu 29 propostas para a seleção da marca do Museu da Educação do Distrito Federal. Com apoio do Decanato de Gestão de Pessoas, o DEX realizou, ainda, cursos direcionados a profissionais da UnB para a elaboração de projetos de extensão.

INOVAÇÃO – Presente em atividades governamentais e empresariais, a certificação digital passa a ser realidade no meio acadêmico com a emissão de documentos eletrônicos pelo DEX. Programa de computador adquirido pelo decanato oferece, pela primeira vez em uma universidade pública, a produção de certificados validados pela Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil).

Além do salto tecnológico e da maior agilidade nos processos, a certificação digital traz economia de recursos. De acordo com o DEX, a universidade emitiu cerca de 450 mil certificados nos últimos dois anos. Com a consolidação do processamento eletrônico, as despesas com papel moeda, impressão e envio tendem a desaparecer. Outra vantagem é poder certificar participantes de eventos de curta duração, desde que institucionalizados.

Mostra de Cursos durante a Semana Universitária de 2014. Foto: Isa Lima/UnB Agência

CULTURA, SUSTENTABILIDADE E VIDA NOS CAMPI A realização das duas últimas semanas universitárias foi coordenada pelo DEX. A oferta de centenas de atividades nos campi é voltada para a apresentação da produção acadêmica e o diálogo com as comunidades interna e externa. Os eventos mobilizaram a comunidade interna e tiveram participação expressiva de estudantes e professores da rede pública de ensino do DF.

O contato com a sociedade vem de maneira permanente com o trabalho da Casa da Cultura da América Latina (CAL). Nos últimos anos, o espaço de arte localizado na Asa Sul sediou numerosas exposições e mostras de arte. Também exibiu, de forma gratuita, dezenas de filmes por meio do Projeto CineCAL.

Assunto prioritário para os gestores do DEX, a utilização racional dos recursos naturais foi reforçada com a reformulação do Núcleo de Sustentabilidade, antigo Núcleo de Agenda Ambiental. As atividades da área incluem o planejamento de ações e campanhas e a integração à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

METAS – Aprimorar as atividades de extensão é objetivo do DEX. Nos próximos dois anos, o decanato pretende aumentar o apoio a coordenações de extensão nos novos campi e fomentar programas em áreas como Direitos Humanos, Meio Ambiente e Saúde. Entre as metas também está o fortalecimento das parcerias com secretarias e ministérios para ampliar a abrangência das ações. Internamente, o DEX busca consolidar sua estrutura com atenção especial à recém-criada DDIR e ao Núcleo de Sustentabilidade.

Ilustração: Marcelo Jatobá/UnB Agência