AGENDE-SE

Saúde Coletiva, Comunicação e Ciências e Tecnologia são temas de atividades acadêmicas realizadas nesta semana. Entre os destaques está a palestra do sociólogo Michel Maffesoli

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

A Universidade de Brasília inicia a semana com uma série de atividades direcionada a diversos segmentos acadêmicos. O campus Darcy Ribeiro sedia três grandes eventos entre os dias 11 e 12 deste mês. A Faculdade UnB Ceilândia (FCE) recebe a primeira edição Descentralize do projeto Tubo de Ensaios. As atividades são gratuitas e abertas a toda a comunidade.

 

O sociólogo Michel Maffesoli, da Universidade Paris-Sorbonne, ministra, nesta terça-feira, às 14h, a palestra de abertura do seminário internacional Sociedade Contemporânea: a imagem, o simbólico e o sensível.

 

O evento, organizado pelo departamento de Saúde Coletiva, segue até a quarta-feira (12). As atividades acontecem no Auditório do Bloco de Salas de Aulas (BSA) Sul. Entre os temas do seminário estarão: cibercultura, redes sociais, estética e política. Programação aqui.

 

O seminário é a primeira atividade prevista no plano de trabalho referente ao Termo de Cooperação Internacional, firmado em janeiro deste ano, entre o Centre d'Études sur l'Actuel et le Quotidien (CEAQ) da Universidade Paris-Sorbonne e a UnB. O evento ainda promoverá o lançamento de livros e exposição fotográfica do projeto de extensão Vidas Paralelas.

 

Na quarta-feira (12), será realizado o seminário Diálogos Interdisciplinares: relações entre Ciências, Tecnologia e Sociedade. O evento acontece no auditório do Instituto de Biologia (IB), no campus Darcy Ribeiro. Um dos destaques da atividade será a conferência de abertura: Dilemas éticos da tecnologia e a perspectiva do modelo da interação ente a ciência e valores. A palestra será proferida pelo pesquisador Hugh Lacey, professor emérito da Swarthmore College-USA, e acontece das 8 às 10h no auditório 1 do IB.

 

Ainda nesta quarta-feira (12), a Faculdade de Comunicação (FAC) sedia a mesa-redonda "A mídia e o Golpe de 1964: 50 anos depois". O evento acontece às 19h no auditório Pompeu de Sousa. Participam da atividade Marcelo Torelly, doutorando da Faculdade de Direito, e José Otávio Nogueira, professor do Departamento de História. A atividade é realizada em parceria entre a FAC 50 anos e o Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da UnB.

 

Também na quarta-feira (12) acontece a "IV Jornada de Línguas Estrangeiras Aplicadas". O evento, organizado pelos alunos da disciplina Planejamento e Organização de Conferências Internacionais, está marcado para ocorrer, das 8h às 17h, no auditório do Instituto de Ciência Política/Relações Internacionais (IPOL/IREL) da UnB.

 

Entre os temas abordados estão intercâmbio acadêmico, multilinguismo e empreendedorismo. A programação inclui ainda palestras ministradas por convidados de diferentes instituições, como a Embaixada do Reino Unido, a Education USA e a Fundação UNDL. Representantes da União Europeia também estarão presentes. Na ocasião, falam sobre a realidade multilíngue dentro da UE. A programação pode ser conferida na página do evento no Facebook. Clique aqui para fazer a inscrição.

 

CAMPUS FCE - A Faculdade UnB Ceilândia recebe nesta terça-feira (11), das 12h às 14h, a primeira edição fora do campus Darcy Ribeiro do projeto de expressão artística Tubo de Ensaios. A mostra é composta de 11 trabalhos que incluem performances, cinemas e arte. O professor Conrado Silva de Marco, falecido neste ano, é o homenageado desta edição. O evento tem classificação indicativa de 18 anos.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.