INTEGRAÇÃO

Serviço faz parte de política institucional e evita idas e vindas de alunos para esclarecer dúvidas. Atendimento funciona por e-mail

É comum que, na busca da solução de algum problema acadêmico simples, os estudantes acabem passando por vários setores da Universidade. Para resolver tudo em apenas um lugar, ou ainda melhor, em um e-mail, a Central de Acolhimento ao Estudante (CAEs), uma das primeiras ações implementadas no âmbito da Política Integrada da Vida Estudantil, entrou em operação neste semestre.

O setor, que funciona no mesmo local da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), no térreo do prédio da Reitoria, acolhe demandas diversas dos estudantes e garante o encaminhamento adequado dos pedidos. Durante a suspensão de atividades presenciais por conta da epidemia de coronavírus, o atendimento acontece apenas por e-mail.

Estudante da UnB, mesmo a distância, a Central de Acolhimento pode ajudar você. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“A Central de Acolhimento foi criada no intuito de criar parcerias para a melhoria da vida do discente ativo da graduação, da pós e também dos ex-alunos. O principal objetivo é que os estudantes não precisem ficar indo de um lugar para outro dentro da Universidade, procurando locais que muitas vezes desconhecem”, explica Josilene Cardoso da Silva, tecnóloga em Recursos Humanos, que atua na Central.

Basicamente, a Central vem para desburocratizar os processos e terminar com a cultura do esse assunto não é aqui. “Quando os estudantes chegam com diversas situações para resolver, mesmo que não seja um assunto referente à SAA, nós vamos encaminhar para a solução”, explica Kátia Rejane Liberal, assistente em administração da CAEs.

De dezembro a fevereiro – período de férias da Universidade – a CAEs realizou 1.015 atendimentos presenciais por mês. Já os atendimentos via e-mail somaram 10.392 no período. Um deles foi do ex-aluno Gustavo Aguiar, que acionou a Central para conseguir o histórico escolar e o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) para participar de um processo seletivo para mestrado em Nova Iorque.

“Foi muito rápido. Mandei e-mail e, em menos de uma semana, tive a resposta. Eles foram bastante atenciosos. Quando a gente tá morando fora e começa os processos de aplicação, fica preocupado que alguma burocracia possa vir a atrapalhar. Achei que teria de pedir à família ou a algum amigo, já que eu estava solicitando à distância. Mas nem de tradução juramentada precisou, uma vez que essa é uma emissão oficial da própria Universidade e já veio em inglês”, diz, atestando a eficiência.

Com o início do semestre letivo, a CAEs realizou, entre os dias 1º e 11 de março, 1.008 atendimentos. Os atendimentos seguem acontecendo mesmo com a suspensão do calendário acadêmico, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. É normal que a própria suspensão gere muitas dúvidas, mas, agora, o estudante tem um lugar especialmente preparado para solucioná-las.

>> FAQ sobre suspensão de atividades presenciais esclarece dúvidas frequentes da comunidade acadêmica
>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão