A Universidade de Brasília mantém-se atuante no enfrentamento ao coronavírus. Contribuições e estratégias para reduzir os efeitos da pandemia entre a comunidade acadêmica e externa têm sido encabeçadas pelo Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB (COES) e, agora, pelo Comitê de Pesquisa e Inovação de Combate à Covid-19, instituído nesta segunda-feira (23) por ato da Reitoria.
Preocupada em preservar a saúde de sua comunidade acadêmica e considerando a imprevisibilidade da duração das medidas de isolamento para conter a propagação da Covid-19 no Distrito Federal, a instituição decidiu suspender o calendário acadêmico do primeiro semestre letivo de 2020. A medida foi aprovada em reunião on-line do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), nesta segunda-feira (23).
Com a deliberação, estão paralisadas as atividades acadêmicas de ensino, aprendizagem e avaliação, mesmo as virtuais, enquanto durar a situação de emergência de saúde devido à epidemia na capital federal. Haverá reposição posteriormente. Disciplinas em andamento, no modo presencial ou a distância, desde o início do semestre, em 9 de março, terão uma pausa, mas permanecem válidas quando for retomado o calendário acadêmico. Ainda não há previsão de retorno das aulas.
Apesar da suspensão provisória do semestre letivo, o vice-reitor, Enrique Huelva, reforça que a Universidade mantém seus serviços administrativos em funcionamento remoto e segue com algumas atividades. Docentes também atuam em exercício domiciliar em questões que não se contrapõem às determinações do Cepe. “A instituição tem intensificado o trabalho em várias áreas, bem como incentivado ações para promoção de saúde e contra o coronavírus”, salienta. A exemplo, estão mantidas as atividades de estágio supervisionado e assistenciais na área de saúde, com ênfase às vinculadas ao combate à epidemia.
O Cepe autorizou ainda atividades de extensão para o atendimento da comunidade, preferencialmente a distância e relacionadas à saúde da população. Para estimular contribuições no atual cenário, o conselho recomendou que as unidades acadêmicas proponham atividades para conter a propagação do coronavírus.
As iniciativas devem ter aprovação dos respectivos órgãos colegiados das unidades e decanatos acadêmicos, além de receber parecer do COES. Para realização, deverão ser respeitados os protocolos de preservação da saúde dos envolvidos. “Queremos que exista um grande movimento dentro da UnB para ativar nosso conhecimento e potencial e colocá-lo à disposição no controle da pandemia”, frisa Enrique Huelva.
Oportunidades para desenvolvimento de ações e pesquisas já estão surgindo com a criação do Comitê de Pesquisa e Inovação de Combate à Covid-19. Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), Decanato de Extensão (DEX) e comitê lançaram chamada para prospectiva de propostas de projetos e ações focadas no enfrentamento do coronavírus.
EM FUNCIONAMENTO – Bancas de defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso, de defesa ou qualificação de dissertação de mestrado e tese de doutorado também são permitidas, respeitada a determinação de que ocorram exclusivamente de modo não presencial. Atendimentos e serviços administrativos relacionados à vida acadêmica também seguem funcionando remotamente. É o caso da Central de Acolhimento ao Estudante (CAEs), serviço implementado neste semestre para recepção das demandas dos discentes de graduação e pós-graduação e encaminhamento aos setores responsáveis para atendimento. O setor pode ser acionado pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Os alunos poderão acessar normalmente serviços já disponíveis em meio eletrônico, como emissão de diplomas e solicitações para aproveitamento de estudos e para concessão de créditos em línguas – os dois últimos, efetuados por peticionamento eletrônico. O registro acadêmico dos aprovados no Acesso Enem UnB seguem os prazos previstos, sendo efetuado totalmente on-line. A adoção do procedimento em plataformas digitais está em vigor na Universidade desde o início de 2020.
>> Estudantes podem solicitar créditos em línguas estrangeiras sem sair de casa
Outros processos acadêmicos, como revisão de menção e reintegração, podem ser tramitados a distância. Para orientações e demandas, os estudantes podem procurar as respectivas unidades acadêmicas por e-mail ou entrar em contato com o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Instruções detalhadas sobre as atividades acadêmicas e administrativas voltadas à graduação foram enviadas aos chefes de departamento e coordenadores de curso.
Serviços essenciais ao cotidiano acadêmico, como a Biblioteca Central (BCE) e o Restaurante Universitário, têm funcionado em regime diferenciado. A BCE está de portas fechadas, considerando as medidas preventivas contra a Covid-19, mas disponibiliza alguns serviços on-line, como acesso à base de dados e livros digitais da unidade. O Restaurante Universitário só está em funcionamento no campus Darcy Ribeiro e atendendo apenas estudantes e servidores da UnB. Seguindo os protocolos de saúde para a atual situação epidêmica, as refeições estão sendo fornecidas em marmitas a serem consumidas em ambiente externo ao restaurante.
O decano de Ensino de Graduação, Sérgio de Freitas, alerta a comunidade acadêmica que, neste momento, é mais que necessário “respeitarmos todas as recomendações de combate à Covid-19, como ficar em casa isolado e seguir as instruções de higienização e prevenção”. O gestor salienta ainda a importância de buscar informações sobre o assunto em canais de comunicação confiáveis, como o portal de notícias da Universidade. Dúvidas sobre o funcionamento da instituição nesse período de avanço da pandemia no Distrito Federal podem ser sanadas no FAQ disponível no site da UnB.
PÓS-GRADUAÇÃO – Bancas de defesa e de qualificação de mestrado e doutorado devem ser realizadas com participação de todos os membros exclusivamente em meio virtual. Recursos de webconferência como o Teams Microsoft (Office 365) e Conferência Web, disponibilizados pela Universidade, em parceria com a Microsoft e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), poderão ser utilizados pelos programas. No caso das defesas, é obrigatória a gravação da etapa.
A opção pela manutenção das bancas ficará, no entanto, a critério dos próprios programas e deverá respeitar as condições de acesso a infraestrutura pelos participantes. “O que pensamos, em função da pandemia do coronavírus, são as questões de segurança para aqueles programas que queiram fazer as defesas. Cada área poderá decidir se ela pode, se tem as condições e se há uma concordância do colegiado em realizar”, esclarece a decana de Pós-Graduação, Adalene Moreira.
Pesquisas que exijam coletas de dados presenciais estão suspensas em respeito à resolução do Cepe, mas as que puderem ser flexibilizadas e realizadas a distância podem ser tocadas. No caso das pesquisas em laboratório, as orientações são que os coordenadores dos espaços avaliem a importância das atividades a serem realizadas.
Em necessidade de prosseguimento, é importante que estabeleçam procedimentos adequados, de acordo com seus regimentos e com as recomendações do COES sobre a Covid-19, para a garantia de segurança no trabalho. Outras atividades que possam ser realizadas de modo remoto, como sugestões de leituras e orientações, podem ser mantidas, desde que avaliadas as possibilidades por cada programa. O DPG também encaminhou circular aos coordenadores de programas e diretores de unidade com informações sobre as atividades acadêmicas. Dúvidas podem ser tiradas em FAQ desenvolvido pelo decanato.
RESOLUÇÃO DO CEPE – As aulas na instituição haviam sido substituídas por exercícios domiciliares, nos casos cabíveis, desde o dia 13, seguindo decreto publicado pelo governo distrital. Entretanto, no dia 23, o Cepe avaliou que não havia isonomia nos corpos docente e discente quanto à utilização de metodologias de aulas remotas e de atendimento domiciliar.
Além dos entraves na adequação das atividades dos cursos, em sua maioria de natureza presencial, às plataformas virtuais, a decisão do Cepe considerou as disparidades no acesso e domínio das tecnologias para execução das atividades. “Existem estudantes que têm todos os recursos tecnológicos em casa e aqueles que não possuem. Não podemos esperar que eles tenham as condições necessárias para acompanhar as disciplinas a distância durante todo o semestre”, pontua o vice-reitor Enrique Huelva, que presidiu o encontro on-line com os conselheiros.
Leia também:
>> Informe sobre suspensão do calendário acadêmico
>> Coronavírus: pesquisadores da UnB, UFRJ e USP emitem nota técnica
>> Chamada busca projetos e ações para combate à Covid-19
>> Reitora alinha parcerias com instituições de pesquisa do DF
>> Covid-19: entenda a fase de transmissão sustentada e as recomendações