NÃO SE VÁ

Com 41 atividades ao longo do dia, presenciais e virtuais, agenda de discussões começa às 9h da manhã e vai até as 21h

O penúltimo dia de programação científica da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), nesta quinta-feira (28), contará com painéis, mesas-redondas e conferências sobre meio ambiente, educação e saúde. Serão 41 atividades promovidas pela SBPC e sociedades afiliadas, distribuídas pelos quatro campi da Universidade de Brasília e também on-line. Confira a seguir alguns temas que serão discutidos.

Entre os destaques do dia, está a palestra conferência Compaixão e ciência: as ideias filosóficas que permitiram combater a covid proferida por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC. A atividade, que será realizada às 9h no anfiteatro 12 do ICC com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube, será apresentada por Helena Nader.

No mesmo horário, Júlio Croda, professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Yale School of Public Health, irá apresentar a conferência on-line Covid-19: vacinas e novas variantes. Promovida pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBmat), a atividade será transmitida pelo YouTube da entidade.

De forma presencial, Dalton Lopes Martins, professor da Universidade de Brasília, irá proferir a conferência Acervos digitais e coleções universitárias: ampliando o acesso e a difusão de informação científica para a sociedade, às 9h, no anfiteatro 8 do ICC. A atividade será apresentada pela diretora da SBPC, Francilene Procópio Garcia.

Entre os destaques de educação está a mesa-redonda Repensar nosso futuro juntos – um novo contrato social pela educação?, que contará com a participação de expoentes no tema. A atividade será realizada no anfiteatro 12 do ICC, às 13h, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube, com apresentação do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro.

O dia oferece ainda debates sobre meio ambiente. Às 16h, José Antônio Aleixo da Silva, professor titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), coordena a mesa-redonda virtual O Código Florestal 10 anos depois. Meio ambiente X agronegócio. A atividade contará com a participação de Ricardo Ribeiro Rodrigues, professor titular da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Mercedes Bustamante, professora da UnB, e Carlos Alfredo Joly, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A sessão será transmitida pelo canal da SBPC no YouTube.

Também às 16h, no anfiteatro 9 do ICC, Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, coordena o debate Geografia da fome: insegurança alimentar e aumento da fome na pandemia. A mesa-redonda contará com a participação de Ana Maria Segall-Corrêa, professora associada (Livre Docente em 2008) aposentada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com vinculo de professora colaboradora no curso de pós-graduação da Fundação Oswaldo Cruz-Brasília, Rubem Carlos Araújo Guedes, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sílvio Crestana, professor convidado e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos-USP e um dos fundadores da Embrapa Instrumentação Agropecuária, e Nathalie Beghin, coordenadora da Assessoria do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), em Brasília.

O dia será encerrado com a Assembleia Geral Ordinária dos Sócios da SBPC no anfiteatro 12 do ICC.

Confira aqui todas as informações sobre o evento: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.