EXCELÊNCIA

DPI e DPG abrem seleção de propostas de obras voltadas para a disseminação de pesquisas. Submissões seguem até 13 de outubro

 

Edital procura estimular publicação de livros inéditos resultantes de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação no âmbito da graduação, pós-graduação e/ou extensão. Foto: Roberto Fleury/Secom UnB

 

Com o objetivo de promover divulgação do conhecimento produzido na Universidade, os decanatos de Pesquisa e Inovação (DPI) e de Pós-Graduação (DPG), envolvendo a Editora UnB (EDU), lançaram edital para seleção de propostas de livros inéditos sobre pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação no âmbito da graduação, pós-graduação e extensão.

 

As obras serão publicadas dentro do selo Pesquisa, Inovação e Ousadia, da EDU. “A proposta procura incentivar a participação de centros de pesquisa cuja difusão do conhecimento tenha prevalência em livros, como Humanidades e Artes”, explica a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter. A expectativa do DPI é de que seja lançado um edital por ano.

 

PERFIL Podem apresentar propostas professores do quadro permanente da UnB em efetivo exercício. Segundo o edital, os docentes devem ser preferencialmente líderes ou integrantes de grupos de pesquisa cadastrados no CNPq ou líderes/integrantes de laboratório, centro ou núcleo cujos resultados estejam prontos para publicação.

 

Além disso, a proposta procura estimular colaboração com outras instituições nacionais e internacionais. Por isso, um dos critérios de seleção é a avaliação do impacto da proposta para formação ou consolidação de parcerias internas e externas dos pesquisadores.

 

O apoio é restrito a uma solicitação por professor, podendo a obra ser elaborada em parceria por professores do quadro permanente da UnB. É permitida a participação em coautoria de professores de outras instituições.

 

O edital prevê publicação de obras com até 250 páginas. Além do formato digital (e-book), serão impressos, no máximo, 300 exemplares de cada obra. A aposta do DPI é de que os formatos digitais tenham maior capacidade de alcance.

 

CAPES O edital também procura atender demanda de programas de pós-graduação cuja avaliação na Capes é pautada por publicação de livros. “A divulgação de produtos de pesquisa na plataforma Sucupira é muito importante, principalmente para áreas de Humanas e de Artes”, observa a decana Maria Emília Walter.

 

A data limite para envio de propostas é 13 de outubro. O resultado preliminar está previsto para ser divulgado em 7 de novembro, e a homologação do resultado final em 17 de novembro.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.