Reunindo publicações voltadas para a produção científica, a Editora UnB (EDU) lançou, nesta quinta-feira (17), mais 18 novos livros do selo Pesquisa, Inovação e Ousadia, em evento virtual transmitido pela UnBTV em seu canal no YouTube. O encontro teve a participação de autores, membros da comunidade acadêmica e representantes da administração superior da Universidade de Brasília.
Com a proposta de refletir sobre questões nacionais e internacionais do mundo contemporâneo nas mais diversas áreas, o selo Pesquisa, Inovação e Ousadia foi criado no contexto da comemoração dos 55 anos da UnB, em 2017, cujo lema foi Ciência e Ousadia. As primeiras publicações foram lançadas em junho de 2019, mas a perspectiva é que seja um selo permanente da EDU.
De acordo com a diretora da Editora UnB, Germana Pereira, diferentes tipos de obras podem ser contempladas, sejam provenientes de editais – internos ou externos –, de agências de fomento ou mesmo teses e estudos premiados. "O foco é a divulgação e difusão dos trabalhos científicos dentro da Universidade de Brasília", destacou.
Os livros são referentes ao edital nº 2/2017, lançado em conjunto com os decanatos de Pesquisa e Inovação (DPI) e de Pós-Graduação (DPG). "O trabalho em parceria entre os decanatos e outros setores da Universidade potencializaram e intensificaram nossas ações para dar visibilidade à pesquisa aqui produzida", mencionou a decana de Pesquisa e Inovação, Claudia Amorim.
"Esse é um momento de celebração dessa conquista, pois demonstra todo o esforço que foi preciso para entregar essas publicações. Quando damos condições e oportunidades para nossos professores, há sempre o retorno de estudos e investigações de qualidade", parabenizou a reitora Márcia Abrahão todos os contemplados no edital.
Para a reitora, o difícil momento de restrições orçamentárias e de crise sanitária em função da pandemia de covid-19 só reforça o papel das universidades para o país. "Somos uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, e precisamos fortalecer a área acadêmica para cumprir a nossa missão e nosso papel perante à sociedade", expressou.
COLETÂNEA DIVERSA – A segunda leva de publicações contempladas pelo edital de 2017 traz uma diversidade de temas e áreas. Autores de sete livros lançados tiveram a oportunidade de fazer uma breve apresentação sobre seus trabalhos durante o encontro virtual.
Um ponto em comum destacado pelos pesquisadores foi a referência à palavra ousadia no selo. "No nosso país ser pesquisador não deixa de ser uma ousadia, já que vai na contramão do poder hegemônico", refletiu o docente do Instituto de Letras (IL) Cláudio Braga, autor da obra A literatura movente de Chimamanda Adichie: pós-colonialidade, descolonização cultural e diáspora.
O livro, que está na segunda tiragem, é fruto de mais de 12 anos de pesquisa sobre a escritora nigeriana. "Além dos exemplares impressos esgotados, verifiquei a grande quantidade de downloads pelo portal da Editora UnB, o que é uma grande satisfação ver esse interesse pelo conhecimento científico", celebrou. Braga acredita que "a literatura é nossa forma de conhecer e trabalhar a condição humana".
Autor de livro premiado pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), Emerson Rocha, professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UnB, analisou a disparidade racial de riqueza a partir dos dados do Censo 2010.
O negro no mundo dos ricos: um estudo sobre a disparidade racial de riqueza com os dados do Censo 2010 traz uma perspectiva diferenciada ao buscar compreender o racismo a partir do topo da pirâmide de distribuição de renda no contexto do Brasil.
>> Leia: Livro de professor da UnB com análise sobre desigualdade social e acesso à renda é premiado
"O estudo traz aspectos contundentes importantes tanto do ponto de vista teórico, mas também mais amplo, em termos de políticas públicas para enfrentar o problema das desigualdades, especialmente as raciais. Um desafio interessante foi como medir o racismo: foi preciso fazer uma medição indireta, a partir de uma série de ferramentas estatísticas e analíticas", sintetizou.
Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Maria do Carmo Bezerra é uma das autoras do livro O que avançou na regularização fundiária urbana, que explora a base conceitual, os marcos legais, as metodologias que estão sendo construídas para superar os desafios e a prática.
A docente afirmou que existem vários modelos e alternativas, mas a pesquisa se volta para o debate que teve início na década de 1980, com foco na perspectiva multidimensional. "No Brasil, 3,6 milhões de domicílios estão irregulares, o que representa 6% da população vivendo em áreas que precisam ser regularizadas", apontou.
Como uma forma de estabelecer interlocução entre a universidade e as escolas, o livro Criatividade em Matemática aborda diferentes estratégias para que os professores do ensino básico possam despertar o interesse dos alunos pela disciplina. Para um dos autores da publicação, Mateus de Farias, professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SE-DF), a necessidade de falar de criatividade na escola vem da demanda pela formação de pessoas mais criativas em diversos campos.
Em sua visão, é preciso quebrar os mitos em relação à matemática e à criatividade: a primeira tida como difícil e a segunda, como se fosse um dom pessoal. "Trata-se de uma obra inédita e inovadora no cenário brasileiro, que propõe metodologia adequada para investigação e elaboração de problemas originais, superando a ansiedade na aprendizagem", compartilhou.
OBRAS – Germana Pereira informou que a equipe da Editora UnB vem desde 2018 atuando na confecção desses livros, sendo que a maioria deles já está lançada em acesso aberto, disponível para download na página do Portal de Livros Digitais da UnB: livros.unb.br. Apenas três estão em processo de finalização, aguardando o número do ISBN.
Os exemplares impressos podem ser adquiridos na Livraria da Editora UnB, que está funcionando em horário reduzido, às segundas, quartas e sextas-feiras, entre 10h e 16h. Os interessados devem agendar previamente pelo WhatsApp: (61) 3107-1245.
Confira a listagem completa das obras e seus autores:
• Criatividade em matemática: conceitos, metodologias e avaliação
Cleyton Hércules Gontijo, Alexandre Tolentino de Carvalho, Mateus Gianni Fonseca e Mateus Pinheiro de Farias
• A literatura movente de Chimamanda Adichie: pós-colonialidade, descolonização cultural e diáspora
Cláudio Roberto Vieira Braga
• O negro no mundo dos ricos: um estudo sobre a disparidade racial de riqueza com os dados do Censo 2010
Emerson Ferreira Rocha
• A violência na área metropolitana de Brasília
Arthur Trindade Maranhão Costa, Analia Soria Batista, Marcelle Figueira, Cristina Zackseski, Welliton Caixeta Maciel, Bruno Amaral Machado, Maria Stela Grossi Porto e Yacine Guellati
• "Não somos escravos!": trabalhadores brasileiros contemporâneos em condições análogas às de escravo
Aldo Antonio de Azevedo, Sadi Dal Rosso e Zilda Vieira de Souza Pfeilsticker
• Cidades novas
Ricardo Trevisan
• Audiocenas: Interface entre Cultura Clássica, Dramaturgia e Sonoridades
Marcus Santos Mota
• Pesquisa e inovação em edifícios de saúde
Éderson Oliveira Teixeira e Marta Adriana Bustos Romero
• As diferentes maneiras de ser jornalista
Fábio Henrique Pereira
• O que avançou na regularização fundiária urbana: conceitos, marco legal, metodologia e prática
Maria do Carmo de Lima Bezerra e Tatiana Mamede Salum Chaer
• Simulação, ambiente e energia no espaço construído
Caio Frederico e Silva e Gustavo de Luna Sales
• Profissionalidade docente na Educação Profissional
Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva e Shirleide Pereira da Silva Cruz
• Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens
Cleyton Hércules Gontijo, Deire Lúcia de Oliveira, Ildenice Lima Costa e Wescley Well Vicente Bezerra
• As ondas revitalizadoras da criatividade no ensino da Enfermagem
Onã da Silva Apolinário, Elioenai Dornelles Alves e Maria Cristina Soares Rodrigues
• Desenvolvimento democrático em tempos incertos: Os desafios e os instrumentos da ação pública transversal e participativa
Fernanda Natasha Bravo Cruz
• Expansão dos cursos superiores de Tecnologia
Claudia Maffini Griboski, Gislene Ribeiro de Jesus e José Vieira de Sousa
• Institucionalização da Educação Superior a Distância
Catarina de Almeida Santos e Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
• Coisas do caminho: crédito, confiança e informação na economia do comércio de gado entre Viamão e Sorocaba (1780-1810)
Tiago Luís Gil
Assista ao evento de lançamento:
Leia também:
>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre
>> Revista Darcy traz reflexão aprofundada sobre a pandemia
>> 31ª edição do Boletim Coes traz dados atualizados em relação à pandemia no Brasil e no mundo
>> Desenvolvido na UnB, unicórnio brasileiro tem potencial para revolucionar agronegócio
>> Universidade de Brasília divulga editais de abertura do Programa de Avaliação Seriada
>> Grupo de pesquisa da Faculdade de Direito atua como 'amigo da corte' em sessão no STF
>> Professora da Universidade de Brasília é eleita para a Academia Brasileira de Ciência
>> Ouvidoria da Universidade de Brasília é reconhecida por seu aprimoramento constante
>> Biblioteca Central disponibiliza serviço de digitalização de obras físicas do acervo
>> Livro de professor da UnB com análise sobre desigualdade racial e acesso à renda é premiado
>> Jornal-laboratório da Faculdade de Comunicação completa 50 anos
>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto
>> UnB manterá aulas em modo remoto no próximo semestre
>> Técnicos da UnB contribuem para manter a UnB ativa em tempos de pandemia
>> UnB tem 25 pesquisadores entre os mais influentes do mundo
>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus