A Universidade de Brasília realizou, na sexta-feira (20), a cerimônia de posse do vice-reitor Marcio Muniz e dos novos decanos para o quadriênio 2024-2028. O evento ocorreu no Auditório da Reitoria, campus Darcy Ribeiro, e reuniu membros da comunidade universitária, autoridades e familiares dos empossados. Os nomes dos integrantes da Administração Superior foram indicados pela reitora Rozana Naves e aprovados pelo Conselho Universitário em 29 de novembro.
Marcio Muniz, professor da Faculdade de Tecnologia (FT) com 38 anos de trajetória na UnB, destacou a harmonia e a complementaridade na relação com a reitora. “Estou bastante satisfeito em trabalhar com a professora Rozana. Apesar da agenda bastante apertada, temos encontros semanais que, embora rápidos, são diretos e francos. Isso fortalece nosso trabalho conjunto”, afirmou o vice-reitor, que também enfatizou a competência e o espírito público da nova equipe de decanos.
Durante a cerimônia, o vice-reitor destacou que, apesar dos desafios à frente, o foco será em construir novos caminhos e soluções. “O importante é aproveitar a caminhada, pois o final já está traçado. Temos um plano consistente e sabemos que ainda há muito trabalho pela frente.”
A reitora Rozana Naves reforçou os desafios que a UnB enfrentará nos próximos anos, destacando a importância de promover o acolhimento e o sentimento de pertencimento na comunidade universitária. “Sem dúvida, esse é o maior desafio dos nossos tempos. Além disso, temos a responsabilidade de contribuir com o aprofundamento da democracia, enfrentando ameaças tanto nacionais quanto internacionais. Precisamos também intensificar nossos esforços no combate à crise ambiental e na redução das desigualdades sociais.”
Rozana Naves destacou que a nova gestão foi formada com base na experiência acadêmica e administrativa dos decanos. “É um grupo que reúne competências diversas para transformar nossos processos internos e contribuir com o desenvolvimento social, científico e tecnológico do país. Buscamos implementar uma gestão participativa, aprimorando mecanismos de escuta e representatividade em toda a Universidade.” A posse inaugura novo capítulo na gestão da UnB, pautado pela união, inovação e pelo compromisso com os valores institucionais.
CONHEÇA – Jeremias Pereira da Silva Arraes é o novo decano de Administração. Servidor técnico, é contador da UnB com ampla experiência em compras públicas, contratos e gestão financeira. É doutorando em Ciências Contábeis (PPGCont/CCA/Face/UnB), além de professor em cursos de especialização e pesquisador em gestão pública.
Camila Alves Areda, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde (FCTS) - Campus UnB Ceilândia, foi escolhida para liderar o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC). Com atuação voltada à inovação e qualidade de vida, coordenou o programa UniSER, que promove o envelhecimento ativo por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Tiago Coelho assumiu o Decanato de Ensino de Graduação (DEG). Professor da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) desde 2010, é especialista em saúde coletiva e educação na saúde. Entre suas realizações estão a coordenação do programa Pró-Saúde na UnB e a liderança do Departamento de Odontologia, onde desenvolveu ações voltadas à saúde pública.
Empossada decana de Extensão, Janaína Soares Alves é professora do Instituto de Letras (IL) desde 2008. Com uma trajetória marcada pela formação de professores de línguas estrangeiras e por projetos multiculturais, ela coordena o projeto Enrolando as Línguas, que une pesquisa e extensão para promover o ensino multilíngue.
Peterson Góes Silva passa a liderar o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP). Técnico administrativo da UnB desde 2016, acumulou experiência na coordenação de políticas de capacitação e desenvolvimento de carreira, além de forte atuação na gestão de pessoal e na valorização dos servidores.
Roberto Goulart Menezes foi empossado decano de Pós-Graduação. Professor do Instituto de Relações Internacionais (Irel), tem sólida trajetória acadêmica com pesquisas em política externa, participação em redes internacionais e a liderança do Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NEL/Irel/UnB).
Renata Aquino, professora associada da Faculdade UnB Planaltina (FUP), assume como decana de Pesquisa e Inovação. Especialista em nanotecnologia e gestão de inovação, foi diretora do Parque Científico e Tecnológico (PCTec/UnB) e coordenadora de projetos voltados à pré-incubação de startups no Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB).
À frente do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO) está Sérgio Nazaré, professor do Departamento de Ciências Contábeis (CCA/Face). Com ampla experiência em finanças corporativas e governança, Sérgio já atuou em cargos de liderança no setor bancário antes de se dedicar à UnB, onde coordena programas de pós-graduação.