CIÊNCIA SE FAZ NA UNIVERSIDADE

Programação segue até amanhã (13) e pode ser acompanhada pelo canal da UnBTV no YouTube

Professoras Cláudia Amorim, Maria Emília Walter e Renata Aquino e o intérprete de Libras Virgílio Soares, durante abertura do webinário. Imagem: Reprodução

O primeiro dia do webinário do Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão (Copei) da Universidade de Brasília apresentou o andamento de pesquisas e projetos selecionados nas chamadas prospectivas do Comitê. Em formato totalmente on-line, a programação traz mais de 30 apresentações em cada dia. Nesta quinta-feira (13), o evento começa às 10h, com transmissão ao vivo no canal da UnBTV no YouTube. As apresentações de hoje também podem ser assistidas no canal.

Um dos destaques da programação de quinta-feira é a apresentação do professor da Faculdade de Saúde Jonas Brant, às 16h. O docente irá detalhar o papel da Sala de Situação de Saúde da Universidade na resposta rápida institucional. Criada em 2017, a Sala tem o objetivo de apoiar o monitoramento, a análise e a definição de ações em saúde junto a estudantes e gestores da área na tomada de decisão.

A programação de quinta-feira tem, também, a presença do ex-secretário nacional de Vigilância em Saúde Wanderson Oliveira. Ele é doutor em epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e enfermeiro epidemiologista do Hospital das Forças Armadas (HFA), tendo atuado por 16 anos no Ministério da Saúde.

>> Confira aqui a programação completa do webinário do Copei

A presidente do Copei, Cláudia Amorim, destacou a importância do webinário e a atuação do Comitê desde o início da pandemia. “Temos hoje um portfólio de projetos muito diversificados, que reflete a excelência e a multiplicidade de saberes da Universidade de Brasília. Nas ações de combate à covid temos mais de 170 projetos em mais de 35 áreas de conhecimento e em 14 categorias”, ressaltou.

Para a reitora em exercício, Maria Emília Walter, esta diversidade é uma demonstração da importância da UnB e a necessidade de investimento público. “Mostra a força da Universidade no enfrentamento desses grandes problemas nacionais como a pandemia de covid-19. A UnB também tem realizado ações de captação de recurso, mas é muito importante o apoio governamental para sustentar a pesquisa básica, na qual é gerado conhecimento, que é o que gera inovação”, reforçou.

>> Conheça o portfólio que reúne projetos de combate à covid-19 desenvolvidos pela UnB

COVID-19 — Convidada para uma fala de encerramento do período da manhã, a pesquisadora da Universidade de São Paulo, Ester Sabino, responsável pela equipe que sequenciou o genoma do Sars-Cov2, apenas 48 horas após o surgimento do primeiro caso no Brasil, expôs um panorama da pandemia no Brasil.

Durante apresentação, Ester Sabino falou sobre o andamento da pandemia no Brasil. Imagem: Reprodução

“As medidas de isolamento, fechamento de escolas, comércio e outras conseguiram reduzir bastante a taxa de transmissão, embora ainda não no nível que nós gostaríamos. No Brasil, o crescimento foi mais lento do que na Europa, mas estamos caminhando para atingir os mesmos níveis da Itália rapidamente”, explicou Ester, ao apresentar dados sobre a contaminação por covid-19 no Brasil.

De acordo com a pesquisadora, o Brasil apresentou mais de cem variações do vírus causador da covid-19, todavia, nem todos conseguiram formar uma cadeia de transmissão no país, que já registra casos da doença em quase todos os municípios.

“A infecção partiu das maiores cidades em direção às menores e, hoje, quase todas as cidades do país já notificaram casos de covid-19", destacou.

FUNDO DE DOAÇÕES — Em funcionamento desde junho deste ano, outra fonte possível de financiamento de projetos é o Fundo de Doações criado pelo Copei para receber doações de pessoas físicas e jurídicas do Brasil e do exterior. Qualquer pessoa pode fazer doações, a partir de R$ 25 e ajudar a financiar projetos de pesquisa de combate à covid-19. Saiba mais aqui.

SERVIÇO  Webinário do Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão (Copei)

Dias 12 e 13 de agosto, das 10h às 16h

Transmissão pelo canal da UnBTV no YouTube