Desde a suspensão das atividades presenciais na Universidade de Brasília em março, a Biblioteca Central (BCE) tem se mobilizado para viabilizar o atendimento às demandas das comunidades acadêmica e externa à UnB. Neste período, alguns serviços exclusivos foram disponibilizados a fim de auxiliar o desempenho das atividades acadêmicas. Uma das novidades é a digitalização de trechos de obras físicas da Biblioteca.
Com o planejamento da BCE, verificou-se a possibilidade de viabilizar o acesso ao material físico de modo seguro, tendo em vista que o acervo eletrônico não possui todas as publicações que a comunidade acadêmica precisa. O serviço está em funcionamento desde outubro para professores e alunos de pós-graduação da UnB.
Além de livros do acervo geral, podem ser digitalizados artigos de periódicos, teses e dissertações, exceto obras raras e de coleção, desde que não estejam acessíveis em nenhuma base de dados da Biblioteca. É possível solicitar a cópia digital de até 10% de cada obra. Para isso, os usuários devem preencher um formulário.
Segundo a coordenadora de Bibliotecas Setoriais (STE/BCE), Ana Flávia Lucas, a alternativa teve boa receptividade e traz vantagens para os usuários da unidade. “Uma atividade que foi bem recebida pela comunidade foi o serviço de digitalização de partes de obras físicas dos acervos do SiB-UnB, o que evita a locomoção de nossos(as) usuários(as) e busca potencializar o apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição”, avalia.
Desde o dia 13 de outubro, a BCE também retomou parcialmente o atendimento presencial. Estão sendo realizados empréstimos de livros para docentes e de notebooks para estudantes indígenas, da assistência estudantil e cadastrados na Coordenação de Apoio às Pessoas com Deficiência (PPNE). Também podem ser efetuadas devoluções por toda a comunidade acadêmica. Para todas essas opções, é preciso realizar agendamento prévio para o atendimento presencial, que funciona de terça a quarta, das 8h às 11h e das 14h às 17h.
ATUAÇÃO AMPLIADA – Com o intuito de orientar a comunidade, foi disponibilizado um FAQ com as principais dúvidas sobre o funcionamento da BCE e bibliotecas setoriais, que também têm funcionado em modo remoto. A Biblioteca Central intensificou o atendimento por meio de seus diversos canais disponíveis. A página da unidade foi reformulada para atender as necessidades deste período de pandemia.
No site, podem ser encontrados os diversos serviços remotos oferecidos, que buscam dar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Estão sendo ofertados atendimento virtual, capacitações, salas de orientação e levantamento bibliográfico. Os serviços que antes eram oferecidos remotamente pela BCE e pelas bibliotecas setoriais continuam em funcionamento, como acesso às bases de dados, bibliotecas digitais e portais eletrônicos da UnB; solicitações de número ISBN; fichas catalográficas; atendimento via e-mail; entre outros.
“Diante da importância que a BCE e as demais bibliotecas setoriais do SiB-UnB [Sistema de Bibliotecas da UnB] possuem dentro do contexto universitário e social do DF, entendemos que seus serviços e produtos são essenciais ao apoio e à condução das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, principalmente após a retomada do calendário acadêmico. Logo, a BCE foi tempestiva ao reavaliar e oferecer novas formas de atender remotamente seu público e a comunidade acadêmica, assim que a pandemia tornou-se uma realidade no Distrito Federal”, destaca Ana Flávia Lucas.
Os serviços foram readequados ao atual contexto para facilitar o acesso ao que é oferecido pela BCE. Ana Flávia ressalta ainda que houve um bom acolhimento por parte da comunidade acadêmica. “Diante das respostas e demandas pelos serviços, é possível concluir que sim. As vagas das capacitações on-line são rapidamente preenchidas; os serviços de chat, WhatsApp e atendimento remoto são bastante utilizados; além de haver alta procura pelos outros serviços. Além disso, a nova configuração dos serviços presenciais, de forma agendada e parcial, foi esperada pela comunidade externa, de forma a suprir algumas de suas necessidades” completa.
Outros canais de acolhimento às comunidades acadêmica e externa foram ampliados para maior comodidade dos usuários da BCE. O contato com a equipe da unidade pode ser feito por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), Fale Conosco do site, chat (página e Facebook da BCE), Instagram, Facebook, Twitter e WhatsApp.
“Esse atendimento virtual está acontecendo principalmente via e-mail e por mensagens de WhatsApp. Algumas [unidades] já estão fazendo videoconferência para atenderem demandas mais urgentes de treinamento em base de dados e dúvidas gerais de pesquisa. A BCE busca tirar as dúvidas dos(as) usuários(as) de outras bibliotecas do sistema em seus canais também, sempre que possível”, afirma a coordenadora de Bibliotecas Setoriais.
Ela informa ainda que as atividades do Clube de Leitura e do Cineclube migraram durante o período de isolamento social para o formato virtual, tendo seus debates e mostras realizados em reuniões on-line transmitidas ao vivo pelo canal no YouTube da BCE.
IMPORTANTE – A BCE não irá oferecer os serviços presenciais agendados durante o recesso de final de ano da Universidade. Apenas os serviços remotos estarão disponível no intervalo de 21 de dezembro de 2020 a 1 de janeiro de 2021.
A UnB QUEM FAZ É A GENTE – Diante do contexto de pandemia de covid-19, a UnB tem mobilizado diversas ações para acolher sua comunidade e apoiá-la no enfrentamento às adversidades impostas no atual cenário. É nesse sentido que foi idealizada a campanha institucional A UnB quem faz é a gente, estratégia de comunicação que busca reconhecer, valorizar e incentivar a atuação coletiva na superação dos desafios em curso, bem como reunir informações sobre iniciativas, programas e serviços para orientar os segmentos universitários nestes novos tempos.
>> Conheça a campanha e saiba como se engajar
O enredo valoriza o componente humano, maior riqueza da UnB. E invoca o princípio de que a Universidade é feita por gente e para gente. Por isso, o cuidado com a vida e com o bem-estar das pessoas é o que conduz a instituição neste contexto atípico e desafiador.
Assista ao vídeo da campanha:
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