APOIO A QUEM PRECISA

Ação visa arrecadar brinquedos para 600 crianças em vulnerabilidade social de instituições no Distrito Federal

Registro da campanha de Natal da UniSer em 2019. Este ano, ação foi reformulada por conta da pandemia. Foto: Divulgação

 

Com as celebrações de fim de ano se aproximando, muitas instituições se mobilizam para realizar campanhas para apoiar quem necessita. O contexto atual de pandemia de covid-19 trouxe um desafio a mais para a realização dessas iniciativas. No entanto, mesmo com as dificuldades, a Universidade de Brasília se mantém engajada na promoção de ações solidárias. O programa de extensão Universidade do Envelhecer (UniSer) está realizando a campanha Novo Natal, que busca não só levar solidariedade e esperança para crianças em vulnerabilidade social, mas resgatar o espírito natalino. 

 

Até 11 de dezembro, a iniciativa estará arrecadando brinquedos para 600 crianças de diversas instituições no Distrito Federal. As doações serão distribuídas nos dias 17, 18 e 19 de dezembro. A idealizadora da UniSer e professora do curso de Farmácia da UnB, Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, afirma que campanhas do tipo já são tradição do projeto, mas este ano a ação teve que ser reformulada por conta da pandemia.

 

"Todos os anos, a UniSer faz uma campanha de natal com confraternização, na qual arrecadamos os brinquedos e participam mais de 600 idosos que compõem o programa. Depois, organizamos e distribuímos esses brinquedos em diversas instituições para crianças do Distrito Federal. Neste ano, a campanha passou por ajustes, com a novidade da arrecadação de brinquedos e confraternização on-line, seguindo o modelo das atividades da UniSer, que estão ocorrendo remotamente, para proteger nossos idosos", relata.

Professora Margô Karnikowski destaca que este ano a campanha se ampliou, com a possibilidade de participação de toda a comunidade do Distrito Federal. Foto: Arquivo pessoal

 

"Nós elaboramos a campanha Novo Natal porque o nosso abraço, mesmo sendo digital, é importante para manter o espirito de Natal e a esperança, tanto para os idosos quanto para as crianças que serão beneficiadas. As doações ocorrendo on-line, pelo site de uma loja local de brinquedos, permite que não só os idosos da UniSer participem, mas também toda a comunidade do Distrito Federal e de outros lugares do mundo. Além disso, teremos uma equipe reduzida para ir às instituições entregar os brinquedos, seguindo as normativas de combate à pandemia sem perder a essência do Natal", detalha a docente.

 

No ano passado, a campanha envolveu somente os participantes da UniSer e arrecadou 200 brinquedos. Desta vez, a ideia é engajar mais pessoas que possam contribuir. "Este ano, resolvemos expandir ao público e ampliar a forma de doação, até porque nossos egressos são grupo de risco e o distanciamento social é imprescindível na prevenção à covid-19", explica Jussara Gomes, uma das representantes da UniSer.

 

Ela frisa a importância de ações como essa, especialmente no atual cenário: "Considerando o contexto da pandemia de covid-19 e o difícil isolamento social em período de festas natalinas, nossa campanha este ano procura promover não apenas solidariedade, mas recobrar o espírito de natal e principalmente de esperança nas diversas gerações”.

 

Jussara destaca ainda que todas as medidas necessárias para evitar a disseminação do novo coronavírus serão tomadas durante a entrega dos brinquedos. "Nossa equipe conta com especialistas na área, sanitaristas que estão atentos às medidas de prevenção à covid-19 determinadas pelos órgãos responsáveis e orientam a equipe para que não haja exposição ou propagação do vírus durante nossos eventos. A programação inclui contação de histórias pelos professores da UniSer e a entrega de lanches individualizados."

 

SAIBA COMO PARTICIPAR – A doação de brinquedos poderá ser realizada tanto de forma presencial (veja os pontos de entrega abaixo) como on-line. Para a última opção, foi feita uma parceria com a loja de brinquedos Brinkpell. O site da loja conta com uma aba chamada Campanha UniSer, onde está disponibilizada uma lista de brinquedos que podem ser doados.

 

Durante a compra, é necessário selecionar a opção de retirar em loja e, para receber desconto de 20%, inserir o cupom: UNISER20. A equipe do projeto ficará responsável pelo recolhimento dos brinquedos na Brinkpell.

 

Em caso de doação presencial, serão aceitos brinquedos de até R$ 30, entre bolas, jogos da memória, blocos de montar, entre outros. A intenção é atender não apenas crianças, mas também bebês – a idade nas instituições varia de 0 a 12 anos.

 

"O impacto social de ações como o Novo Natal é trazer a alegria e a esperança para a nova geração. Ter um dia especial pode causar impactos positivos na vida dessas crianças. É uma corrente do bem", ressalta Jussara Gomes.

 

Confira os pontos de entrega dos brinquedos:

 

Núcleo Bandeirante
Responsável: Luana. 
Endereço: Avenida Contorno, AE 13, Lote C1, Ap. 201, Núcleo Bandeirante – Em frente à Administração do Park Way.

 

Ceilândia
Responsável: Dulce Veloso.
Endereço: QNN 38, Conjunto G, Casa 15, Ceilândia Sul – Guariroba.


Taguatinga
Responsável: Jussara
Endereço: QNE 13, Casa 15, Taguatinga Norte.

 

Asa Sul
Responsável: Malu Diniz
Endereço: SQS 207, Bloco I.d

 

Lago Norte - Taquari
Responsável: Beth Moreno
SHTQ Quadra 1, Conjunto 2, Casa 32.

 

SOBRE O PROGRAMA – A Universidade do Envelhecer (UniSer) é uma iniciativa de extensão da UnB que visa estimular o envelhecimento ativo e saudável com a promoção atividades educativas que possibilitem a ampliação de capacidades e habilidades na vida de idosos da comunidade, bem como que incentivem a adoção de comportamentos de cidadania, empoderamento e desenvolvimento social.

 

Leia também:

>> Cerimônia marca recondução de reitora e vice-reitor a novo mandato

>> Universidade sediará primeira jornada nacional de educação quilombola

>> Secretaria de Meio Ambiente apresenta resultados ao Conselho de Administração

>> UnB promove a décima edição da Jornada Internacional de Gestão de Esportes

>> 28ª edição do Boletim Coes traz dados atualizados da pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo

>> UnB tem 25 pesquisadores entre os mais influentes do mundo

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Cerimônia de posse celebra nova direção do Centro de Excelência em Turismo (CET)

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Cientista político e cofundador do Ceam, Nielsen de Paula Pires é novo emérito da UnB

>> Conselho Universitário celebra recondução de reitora da Universidade de Brasília

>> Nova direção da Faculdade UnB Planaltina toma posse

>> Com criatividade e inovação, docentes reinventam ensino e pesquisa na pandemia

>> Cursos de pós-graduação lato sensu já têm acesso ao SIGAA

>> Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

>> Relatório apresenta resultado de autoavaliação da Universidade de Brasília em 2019

>> Critérios para participar de testes da vacina chinesa no HUB são ampliados

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave