ÓRGÃOS COLEGIADOS

Nomeação de Márcia Abrahão para mais um mandado foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 20 de novembro

475ª reunião do Consuni celebrou a recondução da reitora Márcia Abrahão. Imagem: Reprodução

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou nota que celebra a recondução da reitora Márcia Abrahão. A gestora, que foi a mais votada na eleição realizada pelo Consuni, em setembro, e na consulta informal à comunidade acadêmica, em agosto, foi nomeada para mais um mandato nesta sexta-feira (20).

>> Leia a íntegra da nota do Consuni

"O Consuni congratula-se com toda a comunidade da UnB, que, unida e confiante em que a sua decisão seria respeitada, reconheceu na administração dos professores Márcia Abrahão e Enrique Huelva um projeto de gestão bem-sucedido e promissor para a universidade, fundamentado no pleno exercício de uma gestão democrática e inclusiva", diz a nota, aprovada por aclamação.

O texto acrescenta, ainda, que a "nomeação inscreve-se na história da Universidade de Brasília como o reconhecimento do necessário respeito à democracia e à autonomia universitária, em um contexto em que esses princípios vêm sendo frequentemente confrontados". A recondução da reitora foi assinada pelo presidente da República e publicada no Diário Oficial da União.

Na abertura da reunião, a reitora agradeceu o Consuni e a parceria com o vice-reitor, Enrique Huelva. Também comemorou a nomeação como representativa de um momento de união de toda comunidade. "Quero agradecer, ainda, a sociedade do DF, que se mobilizou para defender a escolha da UnB. Toda a bancada federal, composta por oito deputados e três senadores, o governador Ibaneis [Rocha] e a Câmara Distrital, além de parlamentares de outros estados e autoridades e personalidades do Brasil e do exterior estiveram ao nosso lado", enumerou. "Isso mostra que a UnB tem um respeito muito grande, resultado do trabalho de cada um de vocês."

O vice-reitor também agradeceu a união da comunidade da UnB e ressaltou que o Consuni escreveu, neste processo, uma página importante na história da Universidade. "Como dizia Sócrates, democracia é ato, processo, mas é também racionalidade, conhecimento e sabedoria", afirmou.

FELICITAÇÕES – Conselheiros e convidados do Consuni comemoraram a nomeação da reitora. "Só com confiança é possível superar as dificuldades. O sucesso da magnífica reitora e do excelente vice-reitor advém de um aprendizado inusitado, que nos ensinou a fazer gestão universitária em um momento adverso", disse a professora Enilde Faulstich, do Instituto de Letras.

O diretor do Instituto de Ciências Biológicas, Jaime Santana, que concorreu na consulta informal feita à comunidade, parabenizou a reitora. "Fico muito contente com a sua nomeação. Nós não tínhamos dúvidas de que você seria reconduzida", pontuou. "A recondução está de acordo com a expressiva vontade da comunidade acadêmica da UnB", mencionou o vice-diretor da Faculdade de Tecnologia, Alexandre Romariz.

Presidente da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), Jacques de Novion, destacou a união das entidades representativas da Universidade – além da ADUnB, o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), o Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães (DCE) e a Associação dos Pós-graduandos da UnB (APG). "Hoje é um dia de festa e vitória. Saímos vitoriosos dessa construção democrática pela unidade", disse.

Para a estudante Luisa Valadares, do DCE, a união da comunidade será fundamental para o enfrentamento de desafios futuros. "O governo federal tem como frente de ataque a educação pública e temos também várias questões postas pela pandemia. Precisamos que a nossa união, evidenciada neste processo democrático, esteja refletida nas próximas ações para lidar com esses desafios."

Confira íntegra da 475ª reunião do Conselho Universitário