UnB QUEM FAZ É A GENTE

Interessados em participar do evento devem ficar atentos aos prazos e aos critérios de seleção

A parceria da UnB com a Embaixada da França vem de muito anos, com fortalecimento e desenvolvimento de pesquisas. Foto: Divulgação

Em sua segunda edição, a Jornada de Jovens Pesquisadores em Ciências Sociais e Humanas França-Brasil traz o tema Olhares Cruzados e busca ampliar as relações científicas entre os dois países. Programado para abril de 2021, o evento recebe inscrições até 13 de dezembro. A organização é feita pela Cátedra Franco-Brasileira de Altos Estudos em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e abre oportunidade para estudantes de pós-graduação. Confira edital.

>> Relembre: UnB fortalece vínculos com a França

A jornada ocorrerá de maneira semipresencial nos dias 14, 15 e 16 de abril de 2021. Para facilitar as diferenças de fuso-horário, as atividades no Brasil acontecerão pela manhã e serão transmitidas simultaneamente, com o apoio da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), para os participantes na França.

Como aponta o tema da jornada, o evento busca ampliar a troca de experiência entre os dois países. Desta forma, os trabalhos apresentados devem, obrigatoriamente, tratar de assuntos referente aos países envolvidos, não incluindo outros países no escopo das abordagens, sejam eles lusófonos ou francófonos.

Entre os temas a serem debatidos na jornada estão: territórios e espaços, populações, migrações, em relação ao meio ambiente, biodiversidade e gestão sustentável de recursos; classes sociais superiores e dinâmica social; urbanidade e citadinidade: cidade inteligente, qualidade de vida, direitos cidadãos; e questões sobre paridade de gênero, e inclusão de minorias.

>> Leia também: Grupo da UnB analisa obras literárias de prêmio francês

COOPERAÇÃO – A parceria entre a UnB e instituições francesas é de longa data, representada pela forte integração de docentes e pesquisadores franceses no quadro de ensino de ciências humanas e sociais da Universidade e pelo consolidado consórcio bilateral de intercâmbios. Além disso, atualmente os países celebram a constituição da Cátedra Franco-Brasileira de Altos Estudos em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, acordo formalizado por ambos os países, representados pela Embaixada da França e UnB.

O acordo foi organizado e sistematizado por meio dos esforços do vice-reitor Enrique Huelva, que esteve em diálogo com a embaixada francesa nos últimos dois anos. Como resultado da parceria, a segunda edição da jornada ocorrerá, pela primeira vez, sob a égide da cátedra.

>> Relembre: Brasil e França estreitam diálogo no campo científico

“A cátedra vem do desejo de reforçar esse laço nas áreas de ciências humanas e sociais", aponta Ana Helena Rossi, professora do Instituto de Letras (IL) e integrante da comissão organizadora do evento. Segundo ela, o objetivo da jornada é compartilhar conhecimento, trocas de experiências acadêmicas e produção científica em comum entre brasileiros e franceses.

INSCRIÇÕES – O evento é voltado para estudantes de pós-graduação com nacionalidade francesa ou brasileira e, deste modo, podem se inscrever no evento alunos matriculados em cursos de mestrado, doutorado e, até mesmo, em estágio pós-doutoral que tenham em suas pesquisas, desenvolvidas entre 2017 e 2020, temas relacionados à França, no caso dos brasileiros, e ao Brasil, no caso de estudantes franceses.

Além disso, a idade dos participantes é outro fator importante: para se inscrever, os pesquisadores devem ter até 40 anos. Vale ressaltar que esses critérios são prioritários, mas não excludentes. Demandas fora destes parâmetros serão avaliadas pelos organizadores e, ao fim das análises, serão selecionados 30 participantes, dos quais 15 representarão a UnB e os demais, instituições francófonas.

Para participar, os interessados devem preencher um formulário até 13 de dezembro e encaminhar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O documento está disponível em versões em francês e português.

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB