PESQUISA

A intenção é que os resultados obtidos possam direcionar as ações de apoio à adoção da modalidade de ensino no próximo semestre

Participe da pesquisa. Os resultados podem gerar ações que serão convertidas em melhorias na atuação do NAAAR para auxiliar a comunidade no desenvolvimento das atividades remotas. Imagem: Divulgação

 

A adoção do ensino remoto emergencial, em razão da pandemia de covid-19, trouxe desafios para a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília. Entretanto, a instituição busca cada vez mais direcionar ações que possibilitem melhorar a experiência de educação e aprendizagem na modalidade no atual contexto. Por isso, o Núcleo de Apoio às Atividades Remotas (NAAAR) lançou questionários específicos a estudantes de graduação e pós-graduação e a professores para que possam avaliar as atividades desenvolvidas ao longo deste semestre no formato.

 

A pesquisa busca identificar quais foram os pontos positivos e as dificuldades durante o processo de aprendizagem no modo remoto. No questionário para discentes, serão encontradas questões sobre dificuldades relacionadas à disciplinas, estratégias e rotinas de estudo. Já os docentes podem responder sobre a relação com essa modalidade de ensino, as dificuldades para o desenvolvimento de suas disciplinas e as estratégias escolhidas.

 

Acesse os questionários:

>> Para discentes
>> Para docentes 

 

O prazo final para responder os questionários é dia 5 de dezembro. Os dados coletados servirão para direcionar as ações do Núcleo nos próximos meses, de modo que possam ser investidos esforços para se avançar em pontos identificados como mais problemáticos. Também serão encaminhados ao Decanato de Ensino de Graduação (DEG) e Decanato de Pós-Graduação (DPG), para demais aplicações institucionais.

 

“No momento, ainda estamos em fase de coleta, mas esperamos que a análise dos dados coletados possa refletir as impressões da comunidade sobre o ensino remoto e trazer sugestões que levem à melhoria do processo”, destacou Elaine Pereira professora na Faculdade UnB Ceilândia (FCE) e uma das orientadoras dos tutores do NAAAR.

 

APRIMORAR AS AÇÕES – O Núcleo é um projeto provisório que foi idealizado pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), Decanato de Pós-Graduação (DPG) e Centro de Educação a Distância (Cead), e é composto por estudantes de graduação, pós-graduação, que atuam como tutores, e professores da UnB das mais diversas áreas do conhecimento. A proposta da iniciativa é oferecer apoio aos discentes e docentes da Universidade em relação às ferramentas institucionais adotadas para o desenvolvimento das atividades acadêmicas on-line.

 

>> Relembre: Saiba como tirar dúvidas sobre plataformas de ensino remoto

George Marsicano diz que é importante observar a percepção de todas as partes envolvidas no ensino remoto emergencial. Foto: Arquivo pessoal

 

“O questionário vai gerar insumos para novas ações, queremos entender quais são as percepções tanto de docentes quanto de discentes sobre o ensino remoto neste semestre, que certamente tem sido de aprendizado para todos. É importante essa percepção de todas essas partes envolvidas para que a gente consiga melhorar, estabelecer ações e direcioná-las para o próximo semestre”, disse George Marsicano, professor na Faculdade UnB Gama (FGA) e também orientador do Núcleo.

 

A equipe do NAAAR também vem elaborando uma série de vídeos para sanar dúvidas sobre as atividades acadêmicas remotas. Os produtos estão sendo feitos com base em um FAQ disponibilizado no site do Rotas da Inovação (RIU), projeto vinculado ao Centro de Educação a Distância (Cead). Segundo o professor George Marsicano, na próxima semana, três novos vídeos serão lançados para sanar dúvidas de professores sobre a utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) em relação ao lançamento de notas, frequência, entre outros. As produções serão divulgadas em breve, com apoio do Cead.

 

PLANEJAMENTO – Na próxima semana, o Subcomitê de Pesquisa Social, vinculado ao Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (Ccar) da UnB, também lançará pesquisa direcionada à comunidade acadêmica para avaliar o andamento do semestre letivo em modo remoto, os desafios enfrentados para a realização e acompanhamento das atividades e possíveis melhorias. O resultado auxiliará no planejamento do próximo semestre letivo da UnB.

 

*Matéria atualizada em 7 de dezembro, para alteração de informação

 

Leia também:

>> Apoio institucional: estudantes seguem produção de conhecimento durante semestre letivo remoto

>> UnB manterá aulas em modo remoto no próximo semestre

>> 29ª edição do Boletim Coes atualiza situação relacionada à pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo

>> Fórum avalia reorganização institucional decorrente da pandemia de covid-19

>> Projeto vinculado ao Coes lança revista em quadrinhos para divulgar medidas de combate à covid-19 na UnB

>> Programa de extensão lança campanha de Natal para fomentar a solidariedade em tempos de pandemia

>> Técnicos da UnB contribuem para manter a UnB ativa em tempos de pandemia

>> Cerimônia marca recondução de reitora e vice-reitor a novo mandato

>> Universidade sediará primeira jornada nacional de educação quilombola

>> Secretaria de Meio Ambiente apresenta resultados ao Conselho de Administração

>> UnB tem 25 pesquisadores entre os mais influentes do mundo

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Cientista político e cofundador do Ceam, Nielsen de Paula Pires é novo emérito da UnB

>> Com criatividade e inovação, docentes reinventam ensino e pesquisa na pandemia

>> Cursos de pós-graduação lato sensu já têm acesso ao SIGAA

>> Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

>> Relatório apresenta resultado de autoavaliação da Universidade de Brasília em 2019

>> Critérios para participar de testes da vacina chinesa no HUB são ampliados

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.