A importância de ampliar a pesquisa e a produção científica locais foi defendida, nesta terça-feira (24), na cerimônia de abertura da 14ª Semana Distrital de Ciência e Tecnologia. O evento ocorre até domingo (29) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, com entrada gratuita.
>> Veja a programação dos próximos dias
Integração, compartilhamento de informações e compromisso social da pesquisa foram destacados no ato. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, assinou decreto que cria a comissão coordenadora da Rede Distrital de Educação e Divulgação Científica no Distrito Federal (RedeCiência).
O decreto prevê, por exemplo, que órgãos do Executivo local, como Zoológico de Brasília e Jardim Botânico, compartilhem resultados de pesquisas com entidades federais, como Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Agência Espacial Brasileira (AEB).
Segundo o governador, todos ganham com a parceria. “Os órgãos (públicos) vão trabalhar cada vez mais integrados, produzindo conhecimento em benefício da população de Brasília”, afirmou Rollemberg.
Em um momento de restrição orçamentária, o DF, segundo ele, optou por manter os investimentos no setor. “Em 2016, foram executados R$ 90 milhões. Neste ano queremos superar a marca”, disse.
A programação distrital transcorre articulada com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O tema deste ano é A matemática está em tudo! e tem como objetivo reforçar o interesse de crianças e jovens pela área.
A feira de ciência, que ocorre dentro da programação, tem o compromisso de estimular o intercâmbio de produções científicas por meio de atividades interativas. “A participação nos estandes e o entendimento do que é apresentado resultam no aprendizado que desejamos para os nossos alunos”, defendeu o secretário de Educação do DF, Júlio Gregório Filho.
O compartilhamento de informações é fundamental para o avanço social, de acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Tiago Coelho. “A transmissão de conhecimentos é uma das maiores virtudes do ser humano”, disse.
PESQUISA E COMPROMISSO SOCIAL – A preocupação em não retirar investimentos da área foi lembrada pela reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão. “Com a ciência, vamos mudar a realidade do país”, destacou.
O compromisso social da pesquisa científica também foi a tônica do discurso do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira. “A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é a maior do mundo. Isso demonstra a capacidade que nós temos de mudar o Brasil”, disse.