VISIBILIDADE

Estande da Universidade terá exposições, palestras e oficinas em áreas como agronomia, engenharias e educação. Evento vai até 4 de dezembro

Projetos da UnB levam atividades lúdicas e educativas à SNCT. Acima, registro do estande da Universidade na edição do evento de 2018. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) chega a sua 19ª edição nesta segunda-feira (28), com programação até 4 de dezembro, e a Universidade de Brasília (UnB) participa do evento, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

“A SNCT é uma ação importante para a divulgação científica e a popularização da ciência. A UnB vem participando da Semana todos os anos, o que tem contribuído para que a sociedade saiba do conhecimento produzido por nós, em todas as grandes áreas do conhecimento, e interaja com pesquisadores, técnicos e alunos, com trocas de experiências muito interessantes”, afirma a decana de Pesquisa e Inovação (DPI), Maria Emília Walter.

Nesta edição, os temas das exposições da UnB estão variados. Na exposição geral, o público encontra mostra de fotografias, de exsicatas – coleção de plantas ou algas prensadas e desidratadas –, de insetos, banners e cartazes, além de uma tenda com contação de histórias. Os visitantes também poderão levar para casa mudas de plantas.

Haverá palestras sobre compostagem orgânica, plantas medicinais, saúde e formas de se criar abelhas sem ferrão, atividade conhecida por meliponicultura. Nesta última, quem participar terá a oportunidade de confeccionar iscas para atrair as abelhas.

A Faculdade UnB Gama (FGA) e a Faculdade de Tecnologia (FT) estarão presentes na SNCT com exposições sobre engenharia. Os projetos a serem apresentados fazem parte dos laboratórios de Automação e Robótica (Lara-FT) e de Robótica e Sistemas de Controle (Larsis-FGA). O Edubot ensina robótica para alunos do ensino médio da rede pública do Distrito Federal; já o UnBeatables é uma equipe de futebol de robôs humanoides que possui vários títulos internacionais na competição RoboCup. Também estará presente o projeto Empoderando Mobilidade e Autonomia (EMA), que desenvolve tecnologias para a reabilitação de pessoas com deficiências motoras.

Equipe do projeto EMA desenvolveu tecnologia assistiva capaz de estimular o sistema nervoso de pessoas com restrições motoras para realização de atividades. Foto: Arquivo pessoal

Vinculado ao Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação (FE), o Laboratório Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com três projetos de educação e divulgação científica.

O aVoar Brasília: A observação de aves como instrumento de conhecimento, preservação e Ciência-Cidadã incentiva a observação de aves do Cerrado, a prática da ciência cidadã e a preservação do bioma utilizando um aplicativo educativo desenvolvido pela equipe. No estande serão apresentados jogos, atividades lúdico-educativas e o portal digital sobre aves do Cerrado que passará a compor o acervo do Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da UnB.

Com o intuito de divulgar o trabalho de um dos arquitetos da equipe pioneira na construção de Brasília e professor emérito da UnB, o Lelé da Cuca: projeto de educação e divulgação científica sobre o trabalho do arquiteto Lelé Filgueiras em Brasília apresentará uma mostra de fotografias e disponibilizará jogos lúdico-educativos baseados nas obras do docente na capital federal.

O projeto Vídeo-Ciência: Estudantes do Ensino Médio como Divulgadores Científicos busca, por meio de 30 bolsas de iniciação científica jovem (ICJ), fomentar a atividade da divulgação científica entre jovens do ensino médio. Na SNCT, um estande irá exibir os resultados do projeto por meio de canais de vídeo criados pelos bolsistas.

*estagiário em Jornalismo na Secom/UnB.