EXCELÊNCIA

Dez docentes receberam reconhecimento da Fundação de Apoio à Pesquisa em quatro categorias

Prêmio destaca trabalhos de pesquisa em ciência e tecnologia. Além de premiar pesquisadores e estudantes, FAPDF promoveu o lançamento do anual Diálogo Científico, com as 50 melhores pesquisas fomentadas pela fundação em 2021. Foto: Vinicius Melo/Agência Brasília

Dos 14 vencedores da primeira edição do Prêmio FAPDF de Ciência, Tecnologia e Inovação, dez são da Universidade de Brasília (UnB). Em cerimônia no Parque Tecnológico de Brasília, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) comemorou seus 30 anos e lançou o primeiro volume do periódico anual Diálogo Científico FAPDF – uma publicação com as melhores pesquisas fomentadas pela fundação em 2021. A UnB também se destaca no periódico: das 50 pesquisas, 37 são da Universidade.

“É um orgulho para a Universidade de Brasília ser reconhecida por sua excelência acadêmica. Mesmo com tantos desafios enfrentados nos últimos anos de pandemia e orçamento escasso, conseguimos manter o compromisso com a sociedade do Distrito Federal e com o país. Continuaremos entregando ensino, pesquisa e extensão para o progresso da ciência”, disse a reitora Márcia Abrahão.

Ela ressaltou a importância do papel da FAPDF para o fomento da pesquisa local. “Parabenizo a Fundação pelos seus 30 anos, a metade da idade da nossa Universidade. Com certeza, a criação da FAPDF foi um divisor de águas para o fomento da pesquisa local. Nossa parceria é constante e muito frutífera.”

O presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, entregou uma placa em homenagem à reitora “pela parceria e contribuição da UnB no estímulo ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação de Brasília. A FAPDF presta essa homenagem em agradecimento e reconhecimento pela brilhante colaboração dedicada à atuação do nosso trabalho".

PREMIADOS – Docentes da Universidade premiados nas quatro categorias do Prêmio receberam gratificação em dinheiro e um troféu personalizado. A UnB conquistou as três primeiras posições nas categorias: a) Pesquisador Destaque em Ciências Humanas; b) Pesquisador Destaque em Ciências da Vida; e c) Pesquisador Inovador no Setor Produtivo.

É também da UnB o primeiro lugar na categoria Pesquisador Inovador no Setor Público. A Akvofluo venceu na categoria Startup Não Acelerada. A empresa foi pré-incubada do programa Cocreation Lab DF, uma parceria entre a UnB, o Instituto Federal de Brasília, a Finatec e o Sebrae.

1º Colocado Pesquisador Destaque de Ciências Humanas  Maria do Carmo de Lima Bezerra
2º Colocado Pesquisador Destaque de Ciências Humanas Antônio Carlos Moraes Lessa
3º Colocado Pesquisador Destaque de Ciências Humanas Marta Adriana Bustos Romero
1º Colocado Pesquisador Destaque de Ciências da Vida Bergmann Morais Ribeiro