A reitora Márcia Abrahão e o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio, estiveram entre os pilotis da Casa do Estudante Universitário (CEU) da Universidade de Brasília (UnB) na tarde de quinta-feira (17) para a cerimônia de entrega de itens de cozinha: 92 fogões elétricos, cinco geladeiras e 30 micro-ondas. Com recursos de emenda parlamentar da bancada do Distrito Federal, o mobiliário custou R$ 56 mil e começou a ser instalado nesta semana.
“Milhares de nós não teríamos condições de concluir os nossos cursos se não tivéssemos a Casa do Estudante. Esta aqui é também uma casa política. Agradeço muito o seu empenho e as suas articulações para que a assistência estudantil não parasse e a UnB continuasse a existir. Nós sabemos que a Universidade de Brasília foi a mais atacada de todas as universidades do Brasil nesses últimos anos”, disse o estudante de Educação Física André João Guilherme para a reitora. Ele comemorou também o fato de estar se formando e sair empregado na área.
Ex-morador do apartamento 120 da CEU e decano de Assuntos Comunitários da UnB, Ileno Izídio falou com emoção do período que viveu na casa: “Eu sei o que é morar aqui. Mas era uma época muito diferente. A infraestrutura hoje é muito melhor”. Ele também ressaltou o esforço da Administração Superior diante dos cortes no orçamento da UnB. “Como bem falou o nosso representante dos estudantes, a reitora não apenas manteve a assistência estudantil como foi atrás de emendas parlamentares. Espero que os próximos anos se apresentem com condições mais tranquilas para que a gente possa fazer muito mais.”
A reitora Márcia Abrahão, que esteve à frente do Programa de Reestruturação e Expansão da Universidades Federais (Reuni) na UnB entre 2008 e 2011, resgatou a história da CEU e contou que foram necessários alguns anos para discutir, aprovar e licitar a reforma da casa. “Fico muito feliz toda vez que venho aqui e vejo que deu certo a tão sonhada reforma. Quando visito algumas universidades, vejo que o Reuni da UnB foi muito bem-sucedido. Não temos obras inacabadas do Reuni.”
Quando assumiu a reitoria, em novembro de 2016, o mobiliário e o lazer da CEU ainda eram pontos de reclamações dos estudantes. “Estamos avançando, conseguimos montar a academia e fortalecer a relação com o Centro Olímpico, que deve ser cada vez mais estreita. Temos feito esse esforço de articulação com o Congresso para trazer emendas parlamentares para a UnB. Isso foi fundamental para ampliar a assistência estudantil na UnB, enquanto todas as universidades reduziram. Mas precisamos da recomposição do orçamento das universidades para não depender de emendas esporádicas”, afirmou a reitora.
Outra ex-beneficiária da assistência estudantil e atual diretora de Desenvolvimento Social da UnB, Eloisa Barroso, responsável pela Casa do Estudante e pela aquisição do mobiliário, ressaltou que uma das exigências da reitora foi aumentar a participação dos estudantes nas decisões. “A entrega das mobílias é resultado dessa escuta. É a partir desse processo coletivo que nós temos conseguido administrar da forma mais humana possível. Estamos felizes por conseguir entregar um pouco de conforto para o dia a dia de vocês, extremamente importante para o bem-estar social.”
Mesmo em licença-maternidade, a coordenadora geral da Moradia Estudantil, Adelina Moreira, fez questão de estar presente e agradecer todos os trabalhadores da limpeza, portaria, segurança e a equipe de servidores. “A CEU é fundamental para garantir o acesso e a permanência de estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica na UnB. Esse trabalho é fruto de muito esforço coletivo”, frisou.
Leia também:
>> Cepe define nomes para comitê de ações afirmativas
>> Consuni aprova recredenciamento da Finatec até 2027
>> Zulmira Lacava recebe o título de Professora Emérita
>> Comunidade pode deixar registros em homenagem ao sexagenário da UnB
>> Alaic elege direção para o período de 2022 a 2026
>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19 na Universidade
>> Universidade de Brasília promove seu 28º Congresso de Iniciação Científica e 19º do DF
>> Direção do Instituto de Artes toma posse
>> UnB lança concurso de fotografia em comemoração aos 60 anos
>> UnB assume presidência do Grupo Tordesilhas