RECONHECIMENTO

Cerimônia no auditório da Reitoria homenageou a docente de trajetória dedicada ao Instituto de Ciências Biológicas

Diretor do IB, Jaime Santana, emérita Zulmira Lacava e reitora Márcia Abrahão. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

 

A bióloga e docente aposentada do IB Zulmira Lacava recebeu, nesta quarta (16), o título de Professora Emérita da UnB. A cerimônia ocorreu no auditório da Reitoria entre alunos, professores, técnicos e familiares da homenageada. A outorga foi aprovada em 2019 pelo Consuni.

 

Formada pela UnB em 1974 e aprovada no concurso para professora assistente do antigo Departamento de Biologia Animal em 1988, Zulmira teve toda a sua carreira dedicada à instituição, obtendo destaque internacional em nanociência e nanobiotecnologia. Pesquisadora nível 1 do CNPq, ela participou de vários grupos de pesquisa no Brasil e exterior e ajudou a criar o Centro de Nanociência e Nanobiotecnologia do IB.

 

O professor do Departamento de Genética e Morfologia do IB Ricardo Bentes destacou o papel da pesquisadora no estudo clínico para tratamento do câncer de pele realizado em parceria com o HRAN. “Tivemos mais de 500 pacientes e todos com cura absoluta sendo acompanhados por cinco anos ou mais. Esse foi um momento importante na carreira da professora Zulmira”, relembra. “Seus projetos de pesquisa culminaram também no depósito de cinco patentes”, apontou.

 

“A professora Zulmira nunca separou ciência básica e aplicada, lema da Universidade de Brasília que herdamos e precisamos defender sempre”, destacou o diretor do IB, Jaime Santana. “Nossos eméritos são como luz que ilumina o nosso caminho, de uma universidade comprometida com a ciência, a inovação e os problemas da sociedade”, disse.

 

“Essa homenagem me fez viajar no tempo e visitar os baús da memória que estão recheados daquilo que amamos, deixou saudades, doeu além da conta e permaneceu além do tempo”, disse a homenageada, em agradecimento aos amigos e familiares. “Toda a minha formação acadêmica está ligada à UnB, não só na minha, mas na vida dos meus familiares que residem ou residiram em Brasília.” O irmão Roberto, o filho Bruno e o neto André estudaram na Universidade de Brasília. A sobrinha Helena cursa Biologia na UnB.

Auditório da Reitoria recebeu a solenidade de outorga do título de Professora Emérita a Zulmira Lacava, em 16 de novembro de 2022. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

 

“Ingressei na UnB oito anos após sua inauguração como vestibulanda e só saí com a aposentadoria. Ao longo de todos esses anos, entrar no campus sempre foi uma experiência prazerosa. Ser professora da UnB foi um sonho concretizado após oito anos de docência no ensino médio”, contou. A docente se aposentou em 2017. “As conquistas que obtive foram muitas, mas não são produto de um trabalho solo, sim da dedicação e esforços múltiplos com meus orientados e com os colaboradores.”

 

A reitora Márcia Abrahão ressaltou a importância de homenagear os professores da UnB e avançar no reconhecimento das mulheres pesquisadoras. “Em toda a sua história, somente 35% dos eméritos da UnB são mulheres”, citou.

 

Também estiveram presentes na solenidade de outorga a decana de Planejamento e Orçamento, Denise Imbroisi e os professores eméritos Maria Sueli Felipe e Paulo César de Morais, entre outros.

 

Leia também:

>> Comunidade pode deixar registros em homenagem ao sexagenário da UnB

>> Alaic elege direção para o período de 2022 a 2026

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19 na Universidade

>> Universidade de Brasília promove seu 28º Congresso de Iniciação Científica e 19º do DF

>> Direção do Instituto de Artes toma posse

>> UnB lança concurso de fotografia em comemoração aos 60 anos

>> UnB assume presidência do Grupo Tordesilhas

>> Grande nome da sociologia, Luc Boltanski recebe título de Professor Honoris Causa

>> Entenda o que é o PDI, plano com diretrizes para atuação da UnB nos próximos anos

>> UnB tem 64 cursos com 4 e 5 estrelas no Guia da Faculdade do Estadão

>> Comissão do novo Plano Diretor apresenta avanços

>> Universidade terá fórum sobre inserção curricular da extensão

>> Placa em homenagem a Fausto Alvim é inaugurada no campus Darcy Ribeiro

>> Novos técnicos tomam posse na UnB

>> Henrique Malvar recebe título de Doutor Honoris Causa

>> UnB e empresa chinesa de biotecnologia iniciam parceria

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave