HOMENAGEM

Cientista se destacou por pesquisas com impacto no desenvolvimento de tecnologias multimídia de uso global. Solenidade ocorreu no auditório da Faculdade de Tecnologia nesta terça (1º)

Henrique Malvar recebe o título de Doutor Honoris Causa. Foto: André Gomes/Secom UnB

O ex-aluno e ex-professor da UnB Henrique Sarmento Malvar recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade. A solenidade ocorreu nesta terça (1º), no auditório Roberto Salmeron da Faculdade de Tecnologia (FT). A outorga foi aprovada em fevereiro pelo Conselho Universitário (Consuni).

Formado em Engenharia Elétrica pela UnB, Henrique Malvar é mestre pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e doutor pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets, nos Estados Unidos. Entre os anos de 1979 e 1993, foi professor no Departamento de Engenharia Elétrica da UnB e, em 1999, tornou-se professor na Universidade de Washington.

O pesquisador é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Americana de Engenharia (NAE) e, desde 2010, é cientista-chefe na Microsoft Research, onde ingressou em 1997, a convite de Bill Gates. Sua pesquisa em compressão e processamento de sinais ajudou a desenvolver tecnologias multimídia utilizadas hoje no mundo inteiro, como áudios e imagens pelo celular, chamadas no Skype e vídeos no YouTube. De acordo com a ABC, o cientista publicou mais de 150 artigos técnico-científicos e é coautor de mais de 110 patentes nos EUA.

“O que ele fez transcende famílias e instituições, sua contribuição mundial é fantástica”, disse Francisco Nascimento, professor da Faculdade de Tecnologia, no discurso de abertura.

“Sinto-me muito honrado com tal reconhecimento”, agradeceu o homenageado entre familiares e amigos. “A Universidade de Brasília é uma das instituições de ensino mais importantes do país, o que, para mim, amplifica o valor deste título”, disse Henrique Malvar. Ele destacou a importância de governos e empresas continuarem investindo em pesquisa e desenvolvimento para “puxar o limite da capacidade tecnológica” que traz benefícios para a sociedade.

“Quero parabenizar o Departamento de Engenharia Elétrica pela iniciativa de propor essa honraria. Sempre pude perceber o orgulho do Departamento em ter tido o Malvar como aluno e professor. Malvar está entre nossos mais ilustres egressos”, disse o diretor da FT, Edson Paulo da Silva.

“Honramos muito esses títulos porque é uma forma de dizer à sociedade o perfil de homenageado que temos como referência”, destacou a reitora Márcia Abrahão.

Também estiveram presentes na solenidade o ex-reitor Ivan Camargo, os professores Humberto Abdalla, Luciano Brasil, Ricardo de Queiroz e Francisco Damasceno, entre outros.

Na sexta (4), Henrique Malvar participa de aula magna na FT com palestra sobre novas interfaces e dispositivos na interação homem-máquina, caso das tecnologias assistivas, que auxiliam pessoas com deficiências físicas.

Confira a íntegra da cerimônia de outorga do título: