LANÇAMENTO

Ensaio fotográfico inédito do ritual Kuarup em homenagem ao antropólogo e série de reportagens sobre saúde indígena são destaques da nova edição da Darcy

No ritual Kuarup, comunidades do Alto Xingu celebram mortos ilustres. Nos dias de cerimônia, oferece-se biju e peixe em fartura aos convidados. Foto: Paulo de Araújo, Iano Andrade e Ueslei Marcelino/Fundação Darcy Ribeiro (Acervo)

A revista Darcy, publicação de jornalismo científico e cultural da Universidade de Brasília, lança seu novo número inspirado pelo centenário de nascimento do fundador da UnB, o antropólogo Darcy Ribeiro.

Perante o desafio de homenagear o primeiro reitor da instituição sem recorrer às temáticas clássicas sobre sua vida e sua obra, documentadas em extenso acervo público, a edição 28 optou por honrar o antropólogo resgatando um princípio básico de sua trajetória, a luta por um Brasil democrático e menos desigual.

Se a onda de desmonte das políticas públicas voltadas a grupos minoritários do Brasil de hoje mascara a escalada dos conflitos em terras indígenas e esconde as violações aos direitos desses povos originários, a revista Darcy traz um panorama sobre o sistema de atenção à saúde pública para essas populações, bem como evidencia o atendimento de referência nacional no Ambulatório de Saúde Indígena do Hospital Universitário da UnB (HUB).

Aborda também o trabalho de pesquisadores da Faculdade de Ciências da Saúde, que atuam em comunidades indígenas e desenvolvem tecnologias simples e acessíveis para combater a doença causada pelo bicho de pé.

Comemorar o centenário do fundador da UnB divulgando pesquisas e projetos científicos realizados junto a populações indígenas com certeza traria grande orgulho para Darcy. É impossível ler este número e não ser despertado para as riquezas e necessidades desses povos. Estamos certas de que a revista mais uma vez cumpre sua missão, comenta Vanessa Vieira, editora-chefe da revista.

O etnólogo em seu trabalho de campo junto a indígenas Urubus-Kaapor pelo registro de Berta Ribeiro. Darcy completaria cem anos em 26 de outubro. Foto: Fundação Darcy Ribeiro (Acervo)

As reflexões do escritor Ailton Krenak, primeiro indígena Doutor Honoris Causa pela UnB, fecham a temática principal da revista. Em entrevista à antropóloga, professora da UnB e secretária de Comunicação, Mônica Nogueira, o intelectual destaca a articulação dos povos na defesa de territórios tradicionais e ressalta desafios do Brasil do presente e do passado.

A publicação recupera fotos inéditas, cedidas pela Fundação Darcy Ribeiro, do ritual Kuarup em homenagem ao antropólogo. Realizada no Alto Xingu em 2012, a cerimônia é símbolo da importância do pesquisador para os povos indígenas, além de evidenciar a cultura que pulsa dessa tradição.

CIÊNCIA E CULTURA – O artigo da reitora Márcia Abrahão defende a continuidade do legado de Darcy na UnB, que segue priorizando a inclusão social e as ações de permanência estudantil concomitantemente ao ensino de excelência. Enquanto a professora emérita da UnB Fernanda Sobral celebra o êxito da ciência na 74ª Reunião Anual da SBPC, realizada na Universidade em julho de 2022.

A seção Arqueologia de uma ideia faz uma cronologia das urnas eletrônicas, a “máquina de votar” que consolidou a ideia de automatização eleitoral e revolucionou o exercício da cidadania no Brasil.

Em celebração ao bicentenário da independência, reportagem aprofunda a visão de historiadores que exaltam novas interpretações sobre o Grito do Ipiranga para além das narrativas oficiais heroicas e românticas sobre o passado.

O número também apresenta o Projeto Alavancar, iniciativa de extensão desenvolvida no Hospital Universitário da UnB que une profissionais das áreas da pediatria, psiquiatria, psicologia clínica, neuropsicologia e pedagogia para acompanhar crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizado em decorrência de transtornos do neurodesenvolvimento.

Outro destaque centra-se em estudos da Faculdade UnB Planaltina que indicam a existência de uma espécie de crocodilo que se alimentava de plantas, na era dos dinossauros, além de debater sobre o caso de um contrabando científico que mobilizou a comunidade internacional em favor da repatriação do fóssil para o Brasil.

A pesquisa na Arquitetura e Urbanismo ganha espaço na abordagem sobre uma tese de doutorado que analisa cerca de 400 fotografias publicadas pela Secretaria de Comunicação da UnB e tece relações entre tempo, imagem, mídias sociais e o campus Darcy Ribeiro

Por fim, a coluna A Última Flor lembra o Dia Nacional da Língua Portuguesa e levanta a discussão sobre a importância dos museus para a preservação da língua como patrimônio vivo e valorização da diversidade cultural.

Revista Darcy lança nova edição com reportagens temáticas sobre Ser indígena no Brasil hostil. Acesse pelo site. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

LANÇAMENTO – A edição 28 da revista Darcy foi oficialmente lançada nesta quarta-feira (26), no dia em que o idealizador da UnB completaria cem anos, no Beijódromo. A ação integrou a programação do evento Darcy Ribeiro Aqui (1922-2022), organizado pelo Decanato de Extensão (DEX) junto à Fundação Darcy Ribeiro (Fundar).

A cerimônia contou com a participação da decana de Extensão, Olgamir Amancia, e da reitora da UnB, Márcia Abrahão. Ambas reiteraram que o espírito de Darcy Ribeiro segue perfazendo as ações da Universidade em suas lutas por democracia e excelência no ensino, na pesquisa e na extensão.

Talvez Darcy gostasse de saber que hoje, na Universidade de Brasília, há tantos estudantes indígenas, quilombolas, geraizeiros, pescadores artesanais e tantos outros. Eles representam uma nova intelectualidade, que pode retomar o ideal de Darcy de construirmos um projeto de nação em termos próprios, expressa Mônica Nogueira, que também esteve presente na solenidade.

>> Baixe aqui o pdf da edição 28 da revista Darcy