BOAS-VINDAS

Campus Darcy Ribeiro vive encontros e reencontros em momentos de seriedade e descontração entre calouros e veteranos no início do semestre letivo. São 3.172 novatos na graduação e 374 na pós 

Campus Darcy Ribeiro volta a ficar movimentado com a chegada dos estudantes para início do semestre letivo. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB


Teve gente que acabou de chegar. Teve gente ajudando a recepcionar. Teve gente voltando após dez anos para a UnB à filha apresentar. Assim foi a terça-feira (25), primeiro dia letivo do segundo semestre de 2022 na Universidade de Brasília. Cheia de vida, de entusiasmo, de saudosismo. Tudo junto e misturado, como é do feitio da quinta melhor entre as federais e a nona no país, segundo o ranking QS Latin American 2023


“Legal, gostei. É bem o que eu esperava: muita gente, muito jovem. Encontrei várias pessoas com quem já estudei em outros colégios. Um ambiente muito bonito”, avalia o calouro do curso de Engenharia da Computação Sávio Costa. 


Já o amigo de escola de Sávio, Carlos Eduardo Sales, recém-ingresso no curso de Psicologia, ficou surpreso com a recepção calorosa dos estudantes do segundo semestre.

 
“Ontem vim para ajudar o povo do meu curso a limpar o centro acadêmico. Cheguei atrasado, mas conheci uma galera e foi muito legal. Comparando com todas as experiências de escola, conheci tanta gente tão rápido, fiz amizade, achei bem legal. Hoje também tive apadrinhamento, que é quando os veteranos do segundo semestre pegam algum calouro para ajudar ao longo do primeiro semestre. Está sendo uma experiência muito boa, bem melhor do que eu esperava, por sinal”, comenta o novato, que sempre quis estudar na UnB e acabou passando pelo PAS e pelo Enem. 

A estudante Giovanna Steckelberg estava de prontidão, em estande montado por representantes dos CAs, para recepcionar os calouros no ICC. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

Nesse espírito da ajuda ao próximo está a estudante Giovanna Steckelberg, hoje presidente do Centro Acadêmico de Artes Cênicas (Cacen). Em um estande montado no Instituto Central de Ciências (ICC), ela e representantes de todos os CAs estarão disponíveis nos três turnos até o final desta primeira semana para dar orientações a quaisquer alunos sobre a Universidade. Giovanna replica a experiência que teve quando ingressou na UnB, em 2019, e também foi recepcionada por uma ação semelhante de boas-vindas.


“As dúvidas mais frequentes geralmente são de localização, em busca da sala ou outro lugar. Isso acaba desencadeando no tour, e a gente leva a galera para conhecer todos os espaços da BCE [Biblioteca Central], do Beijódromo, das faculdades de Medicina, Ciências da Saúde, Química, Educação... então acaba que o tour é uma das coisas mais requisitadas por aqui”, ressalta a veterana.


SAUDADES – Mas não são apenas estudantes regularmente matriculados que passam pela UnB nesta primeira semana de aulas. Nesta terça-feira (25), o egresso do Instituto de Psicologia Gustavo Brunes resolveu passear na Universidade após dez anos para mostrar à filha, Florbela, de cinco anos, onde estudou. 

 

“Muitas memórias aqui. Saudades, porque a gente ficava andando pelo campus inteiro para pegar aulas. Acho que é minha memória mais legal, de ficar andando pela UnB, que é bem espalhada”, relembra. 


Gustavo passou em 2009 na UnB, em Engenharia Mecatrônica. Ainda matriculado neste curso, começou a pegar disciplinas de Psicologia. Decidiu trocar de carreira por meio de novo vestibular, mas tinha dificuldade de ser aprovado na redação. Foi quando a amiga Adriana Bertolucci, à época matriculada em Letras, entrou em cena.

Egresso de Psicologia, Gustavo Brunes levou a filha, Florbela, junto à amiga, Adriana Bertolucci, para um tour pelo campus onde estudou e relembrou histórias de quando discente, há dez anos. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 
“Um dia ele falou para mim assim: ‘preciso passar no vestibular, não consigo passar na redação’. Ele só reprovava na redação, e eu era de Letras. Então falei: ‘você não vai fazer mais nada da sua vida, só vai ler Machado de Assis’. Ele me deu essa demanda faltando uma semana para a prova. Aí ele leu e tirou 9,5 na redação, eu ainda me lembro da nota dele!”, conta Adriana, às gargalhadas. “E depois ele foi para USP fazer Letras!!”, acrescenta. 


INFRAESTRUTURA – A Universidade de Brasília sempre se prepara para receber os estudantes que retornam de férias e os calouros que iniciam nos mais diversos cursos. Neste segundo semestre de 2022, são 3.172 novatos na graduação – de um total de 44.197 ativos – e 374 na pós-graduação – a qual conta hoje com 9.041 matriculados. 


Para manter o bom funcionamento do campus, a Prefeitura faz manutenções em salas de aula, anfiteatros, banheiros, entre outros, como destaca o prefeito Valdeci Reis.

 
“Rotineiramente, no início de cada semestre, temos a preocupação de fazer a troca de todos os quadros brancos e verdes sem condições de uso, o conserto de todas as tomadas, a substituição de lâmpadas, o retoque da pintura das salas e dos corredores, a substituição de carteiras escolares e das mesas e cadeiras de professores quando elas não estão em condições de uso”, elenca. 


O prefeito da UnB acrescenta que a poda de árvores e jardins melhora a luminosidade dos estacionamentos e das vias públicas para ampliar a sensação de segurança, também reforçada pela presença de botões de segurança instalados em dois lugares do Darcy Ribeiro – e há outros oito aguardando a execução deste serviço. Nos corredores de segurança, também há novas luminárias e permanecem os vigilantes.

 
A mobilidade dentro e fora do campus por professores e outros servidores técnicos também recebeu atenção especial neste reinício de aulas. Segundo Valdeci, toda a frota própria de veículos da UnB passou por manutenção e há contratos vigentes para possibilitar viagens interestaduais para os cursos que mais precisam. 


“A frota própria é para que a gente possa atender também à saída de pesquisa e às saídas rápidas dos docentes quando necessárias. E os ônibus executivos serão para saídas de campo que precisem rodar em estradas de terra”, esclarece o prefeito.

Sávio Costa e Carlos Eduardo Sales estão entre os 3.172 calouros que ingressaram na graduação e que, junto aos demais estudantes, vivenciam o último semestre com calendário acadêmico ajustado por conta da pandemia. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB


RECADO – O decano de Ensino de Graduação da UnB, Diêgo Madureira, afirma que a expectativa é grande para este semestre, porque após a fase de readaptação à vida acadêmica presencial, agora é hora de lidar de forma mais concreta com os prejuízos que ficaram da pandemia. 


“É um semestre que envolve algum sacrifício de toda a comunidade, porque ainda é parte do nosso calendário de recuperação. O semestre é mais curto, mais apertado que o de costume, que excepcionalmente vai começar em outubro de um ano e terminar em fevereiro do ano seguinte, justamente para que a partir do próximo, que se inicia em março de 2023, volte a regularidade habitual do nosso calendário”, observa. 


Principalmente para os calouros, mas não somente, o decano dá um recado: “Que todos os estudantes prestem muita atenção em todos os comunicados oficiais, tanto de ensino de graduação quanto os que outros setores da Universidade emitem durante o semestre, e também nas informações que coordenadores de curso e professores repassem. Porque estamos no semestre novamente atípico e é muito importante prestar atenção em todas as informações que circulam para não perder nada importante”, alerta. 


PROGRAMAÇÃO – A programação da Semana de Boas-Vindas teve início nesta segunda-feira (24), com o tradicional #InspiraUnB diurno, em que o jornalista e escritor Eric Nepomuceno teve oportunidade de falar a diversos estudantes às vésperas da retomada das atividades acadêmicas, e com a edição noturna do evento, que contou com a participação do poeta Nicolas Behr.

 

>> Confira aqui o que mais está previsto até o fim da semana

 

Acabou de chegar à UnB? A UnBTV tem algumas dicas sobre a vida acadêmica no Guia do Calouro:

 

>> Assista aos demais vídeos da playlist

 

Leia também:

>> Diretoria da Faculdade de Educação da UnB toma posse

>> UnB instala mais câmeras no ICC, inclusive em áreas próximas aos acessos de sanitários

>> No #InspiraUnB noturno, Nicolas Behr valoriza o que temos de mais humano

>> Palestra com Eric Nepomuceno marca início de semestre letivo na Universidade

>> Volnei Garrafa torna-se Professor Emérito da UnB

>> Centenário de Darcy Ribeiro é celebrado

>> UnB participa da coleta de cédulas para Teste de Integridade das urnas eletrônicas

>> UnB convida comunidade acadêmica a contribuir para elaboração do PDI 2023-2028

>> Campus Darcy Ribeiro recebe estações de bicicletas compartilhadas

>> Eventos comemoram centenário de Darcy Ribeiro

>> Eric Nepomuceno apresenta Darcy Ribeiro aos estudantes no #InspiraUnB

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.