UnB QUE CUIDA

Mecanismos para agilizar apoio em casos de emergência, central de videomonitoramento e corredores com maior efetivo de vigilantes estão entre serviços disponíveis. Conheça

Entre iniciativas recentes está a instalação de dois postes com botões de segurança no campus Darcy Ribeiro. Mecanismo é utilizado para contato com a Central de Videomonitoramento. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

 

Nos últimos anos, um conjunto de ações implementadas na Universidade de Brasília tem contribuído para reforçar a segurança da comunidade acadêmica. Com uma política de segurança integrada, que pensa estudantes, docentes, técnicos e terceirizados como parte do processo, o Comitê de Segurança elaborou um plano de ações que prevê desde questões de infraestrutura até a qualificação de seguranças e vigilantes.   

De acordo com o vice-reitor Enrique Huelva, o foco na segurança integra um planejamento estratégico de capilaridade institucional, que envolve diferentes setores da UnB. Além disso, toda ação é discutida nas reuniões periódicas do Comitê de Segurança.

“Desde o início da pandemia, por exemplo, investimos na expansão do sistema de videomonitoramento, com a instalação de câmeras nos pontos de ônibus e nas entradas dos campi. Também implementamos o serviço de ronda por moto durante 24 horas no campus Darcy Ribeiro”.

O gestor complementa que algumas medidas foram reforçadas após o retorno à presencialidade. “Intensificamos os serviços de podas de árvores e substituímos cerca de 200 lâmpadas queimadas. E todos os horários dos corredores de segurança voltaram a funcionar.”

Conheça as ações para assegurar a segurança da comunidade nos campi:

BOTÕES DE SEGURANÇA – Para garantir maior agilidade no atendimento de ocorrências em situações de emergência, o campus Darcy Ribeiro agora dispõe de mecanismos para comunicação direta com a Central de Segurança da Universidade. Tratam-se de dois postes sinalizados com botões de segurança, instalados próximos à Faculdade de Educação (FE) e à Biblioteca Central (BCE), pontos que integram os corredores de segurança implantados no campus. Está prevista a instalação de um total de 20 postes com os botões nos quatro campi.  

O mecanismo pode ser acionado em casos de urgência médica, violência, acidente ou outras emergências na Universidade. Basta pressionar o botão e um interfone é ativado para contato com a equipe a postos na sala de videomonitoramento. Em seguida, um profissional de segurança irá identificar o local de origem da ocorrência, ouvir o relato do usuário e tomar as providências necessárias.  

CORREDORES DE SEGURANÇA – Criados em 2018, os corredores de segurança funcionam em horários de maior movimento e garantem tranquilidade a quem circula pelo campus Darcy Ribeiro. São cinco trajetos que englobam as principais vias do campus e interligam os prédios administrativos e acadêmicos à Casa do Estudante (CEU) e às vias L2 e L3 Norte.  

Os corredores receberam um reforço na iluminação. Em horários específicos, o efetivo de segurança é incrementado nesses caminhos, para que a comunidade se sinta mais protegida. Além da circulação dos seguranças, carros da equipe de vigilância são estacionados em pontos estratégicos do campus.

Para facilitar que a comunidade localize os corredores, placas de sinalização serão instaladas nos pontos de ônibus do campus com mapas indicando o percurso de cada um.


>> Acesse informações sobre corredores de segurança e baixe os mapas em alta resolução

 

MONITORAMENTO POR CÂMERAS – Ao todo, 480 câmeras de monitoramento em diversos pontos dos quatro campi e dos hospitais veterinários registram a movimentação de pessoas na Universidade.  As imagens captadas pelas câmeras são acompanhadas pela sala de controle e videomonitoramento da Universidade, 24h por dia e sete dias por semana. Além disso, os estacionamentos mais movimentados são equipados com cadeiras de observação com presença de vigilantes.

PLANTÃO DE SEGURANÇA UnB – Em casos considerados de emergência ou que necessite da presença das forças de segurança da Universidade, a Central de Segurança da UnB deverá ser acionada, por telefone, nos números a seguir:  

- Campus Darcy Ribeiro: 3107-6222
- Faculdade UnB Ceilândia (FCE): 3107-8423/8432/8403
- Faculdade UnB Gama (FGA) 3107-8905
- Faculdade UnB Planaltina (FUP): 3107-8215/8218

AGENTES DE SEGURANÇA TREINADOS – Cerca de 200 agentes de segurança foram capacitados em junho deste ano, em boas práticas e Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) para o atendimento de ocorrências diversas. O treinamento foi baseado no Manual de Procedimentos de Segurança da UnB e incluiu orientações sobre acolhimento e diversidade.  

Além dessas medidas, a campanha Segurança se faz em Comunidade convida estudantes, docentes, técnicos e terceirizados a colaborarem com a prevenção e o registro de ocorrências, para a proteção de todos. Para saber como se engajar na campanha, acompanhe as dicas de segurança que serão veiculadas nos canais oficiais de comunicação da UnB, nas próximas semanas.

 

Vídeo explica funcionamento dos corredores de segurança:

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.