VIGILÂNCIA CONJUNTA

Ações institucionais ajudaram a reduzir ocorrências de furtos. Agora, público é orientado sobre boas práticas para construir segurança em comunidade

UnB convida comunidade a se juntar à promoção do cuidado mútuo e da segurança na Universidade. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

É com alegria que a Universidade de Brasília iniciou mais um semestre letivo nesta terça-feira (28). A cada novo ciclo, é preciso relembrar a importância do envolvimento de cada um nos cuidados e proteção mútua no dia a dia acadêmico, sobretudo com aumento da circulação de pessoas nos quatro campi na volta às aulas. Afinal, Segurança se faz em comunidade, como propõe a campanha da administração superior da UnB com foco na disseminação de boas práticas para resguardo de todos os segmentos universitários.

“Nosso objetivo com essa campanha é, primeiramente, incentivar o cuidado mútuo, o olhar humano e a solidariedade, em todos os espaços e campi”, afirma o vice-reitor e presidente do Comitê Consultivo Permanente para a Gestão de Segurança na UnB, Enrique Huelva.

“Depois, temos que incentivar a prudência e reforçar que nossas forças de vigilância estão a serviço de todos. Elas são parceiras nesse cuidado da comunidade acadêmica e devem ser acionadas em qualquer situação de perigo”, salienta.

Como reflexo de uma série de estratégias do Comitê de Segurança da UnB, houve uma redução de mais de 70% nos furtos no campus Darcy Ribeiro. Este tipo de ocorrência soma o maior número de boletins registrados. Dados da Polícia Civil apontam 529 furtos na Universidade em 2018; em 2022, o número caiu para 152.

Entre as ações com reflexo neste declínio estão a instalação de câmeras de segurança e sistema de videomonitoramento; a elaboração de um manual de segurança com protocolos preestabelecidos; atendimento 24h a emergências em segurança; treinamento de agentes de segurança; implantação de corredores em vias públicas, iluminados e patrulhados; além da instalação de 11 botões, espalhados pelo campus Darcy Ribeiro, para comunicação com a Central de Segurança em casos de ocorrência.

Botão aciona interfone para comunicação com agentes da Central de Segurança da Universidade. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

Mesmo com as ações, boas práticas podem ser adotadas por todos os estudantes, docentes, técnicos administrativos, terceirizados e demais pessoas envolvidas na vida nos campi, com intuito de prevenir e auxiliar o trabalho de segurança na Universidade.

“Somente este ano, de janeiro até agora, nossos vigilantes já registraram mais de cem carros abertos no campus Darcy, o que facilita crimes de furto”, salienta Luís Felipe Torres, secretário executivo do Comitê de Segurança. “Neste caso, com o trabalho conjunto, é possível minimizar, por exemplo, o pico de furtos a veículos que ocorre no início de cada semestre”, explica.

Assessor de Segurança da Prefeitura da UnB, Roger Escalante orienta sobre os cuidados para evitar esse tipo de situação: “A recomendação é dar mais atenção para não deixar janelas abertas, itens de interesse à mostra e sempre verificar se o carro está trancado”. Outra dica importante é, sempre que possível, preferir locais iluminados ao estacionar, além de sempre ficar atento ao que acontece ao redor. Isso vale para o percurso diário dentro dos campi, em qualquer horário.

Priorize andar por locais iluminados e com circulação de pessoas, e aproveite os momentos de grande fluxo para esperar o ônibus nas paradas e para deixar os campi. Além disso, evite usar o celular durante o deslocamento e dentro do transporte coletivo.

“Não andar por áreas isoladas e nunca se distanciar dos seus pertences, principalmente os eletrônicos, também é importante”, diz Roger.

Os cinco trajetos dos corredores de segurança são a melhor opção para quem está se deslocando no campus Darcy Ribeiro. Eles contam com patrulhamento intensificado e ligam os prédios às principais vias da Universidade. Os mapas desses percursos podem ser salvos e acessados por meio do celular.

>> Acesse os mapas dos corredores de segurança e faça o download

REGISTRO DE OCORRÊNCIA – Caso tenha sofrido ou presenciado qualquer caso de urgência médica, violência, acidente, furto ou outra emergência em segurança na Universidade, a forma mais ágil de atendimento é contatar a equipe da Central de Segurança.

Isso pode ser feito de três maneiras: pessoalmente, buscando os vigilantes nos prédios e estacionamentos; acionando um dos 11 botões de segurança instalados pelo campus Darcy Ribeiro; ou por um dos telefones abaixo, de acordo com o campus da ocorrência:

- Campus Darcy Ribeiro: 3107-6222
- Faculdade UnB Ceilândia (FCE): 3107-8423/8432/8403
- Faculdade UnB Gama (FGA) 3107-8901/8902/8905/8945
- Faculdade UnB Planaltina (FUP): 3107-8215/8218

Em seguida, um profissional de segurança irá até o local de origem, ouvir o relato e tomar as providências necessárias.