INFRAESTRUTURA

Até o final do ano, mais 37 equipamentos serão instalados nos quatro campi da Universidade de Brasília. Ação tem como objetivo contribuir para a permanência das estudantes mães e pais

O Coletivo de Mães da UnB está em constante diálogo com a administração superior para garantir a permanência das mulheres no ambiente universitário. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

Uma demanda antiga do Coletivo de Mães da Universidade de Brasília (UnB) para a permanência das estudantes foi atendida: fraldários nos banheiros, inaugurados na tarde desta terça-feira (28), primeiro dia de aula do semestre e no mês das mulheres. Ao todo, a Prefeitura instalou 41 dispositivos nos sanitários femininos e masculinos – um investimento de R$ 70 mil – e mais 38 estarão disponíveis até o final de agosto.

“Isso que está acontecendo é uma conquista de todas nós. Deve ser comemorado e divulgado, porque pouquíssimas universidades têm essa estrutura, e que nos escutam e nos auxiliam como tem acontecido na UnB”, disse a representante do Coletivo e graduanda em Filosofia na UnB, Tcherry Félix.

Tcherry Félix recordou que a instalação dos fraldários é uma iniciativa do Coletivo em conjunto com a reitora, que realizou um encontro com as mães em 2021. “Nós fizemos uma carta com reivindicações, muito bem acolhida pela Universidade. Quero salientar a importância de ter uma reitora mulher, que foi mãe enquanto estudava. E a gente pode imaginar como foi para tantas mulheres que passaram por aqui.”

Com as filhas Sofia, sete meses, e Alice, cinco anos, a estudante Diana Valls passa boa parte do tempo na Universidade, dividida entre a graduação em Ciências Sociais e o mestrado em Psicologia. “É bastante significativo inaugurar esses fraldários, inclusive nos banheiros masculinos. Um dia desses, vi uma mãe estudando e o pai com o bebê fora da sala esperando. Isso não é comum, mas é importante ter um espaço para que eles também possam cuidar das crianças em segurança”, disse Valls.

A secretária de Direitos Humanos da UnB, Deborah Santos, lembrou dos desafios que enfrentou ao ser mãe no ambiente universitário e ressaltou o olhar da UnB para as reivindicações das mães, com o envolvimento de diversos setores administrativos, como a Secretaria de Infraestrutura e a Prefeitura. “A gente só pode saudar que isso aconteça exatamente em um momento em que temos uma reitora mulher. Assim, percebemos o quanto falta a nossa representatividade nesses espaços para que a gente consiga que sejam percebidas as nossas necessidades”, analisou a secretária.

Reitora Márcia Abrahão com a pequena Sofia (sete meses). Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

A reitora Márcia Abrahão contou que teve seus dois filhos enquanto cursava o mestrado e o doutorado na UnB. “Não foi fácil. Todas nós, infelizmente, passamos por essa situação em diversos ambientes. Mas a Universidade de Brasília tem se esforçado para dar condições de permanência para as nossas estudantes e para os nossos estudantes”, afirmou.

O auxílio-creche, o fim da proibição de mães permanecerem na Casa do Estudante e a obra da creche, feita com recursos de emenda parlamentar da bancada do DF, indicada pela deputada Paula Belmonte, são algumas das ações em curso na UnB. “Está na minha mesa, para eu assinar hoje, a nossa Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, Sexual, Discriminações e Outras Violências, construída coletivamente na UnB e aprovada pelo Conselho de Administração. É muito bom a gente poder comemorar essas ações no mês das mulheres", afirmou a reitora. "Ainda temos muito a fazer, a estrada é longa, mas cada passo que a gente dá é para comemorar mesmo. E servir de exemplo para outras universidades.”

Integrante do Coletivo de Mães e mestranda em Educação na UnB, Isabelle Parcianello foi conferir a inauguração dos fraldários, mesmo que não os utilize mais, porque seu filho já cresceu. “Na minha graduação, na Faculdade de Educação, a gente fez um ambiente acolhedor para as mães, mas, quando eu tinha que ter aula em outros espaços, era muito difícil, porque não havia estrutura. Que bom que agora outras mães poderão usufruir”, comemorou.

>> Confira outros registros da inauguração do fraldário