SEGURANÇA

Cartazes foram afixados para informar a comunidade acadêmica sobre aperfeiçoamento do sistema de segurança

Mais câmeras ajudam a promover sensação de segurança no campus. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

A partir deste mês de outubro, todas as áreas que dão acesso aos banheiros do Instituto de Ciências Central (ICC) estão diretamente monitoradas por câmeras de segurança. A medida foi planejada pelo Comitê de Segurança da Universidade de Brasília (UnB) com a participação da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Universidade. Ao total, 70 banheiros de uso comum nos três pavimentos (subsolo, térreo e mezanino) do Minhocão (ICC) recebem reforço na segurança.

“O comitê está dedicado a pensar em alternativas de infraestrutura e de informação para que a nossa comunidade se sinta cada vez mais segura nos campi. Sabemos que o sistema de videomonitoramento tem sido fundamental para inibir e resolver ocorrências. Temos muita preocupação e cuidado com a segurança da nossa comunidade, em especial das pessoas mais visadas, como mulheres e pessoas trans”, afirma o vice-reitor, Enrique Huelva, presidente do comitê.

Adesivos informativos foram afixados nas áreas monitoradas. As câmeras têm a capacidade de alcançar cerca de 50 metros, inclusive em ambientes escuros, 24 horas por dia. Não há câmeras no interior dos banheiros.

A Secretaria de Direitos Humanos passou a integrar o comitê em junho de 2022, quando foi criada. “Estamos elaborando ações para conscientizar a comunidade sobre o seu papel na construção de um ambiente seguro e de cuidado mútuo. Somos todos responsáveis pelo zelo dos nossos espaços sem violência e voltados para a cultura da paz”, conta a secretária de Direitos Humanos da UnB, Deborah Santos.

Todas as 12 paradas de ônibus do campus Darcy Ribeiro são monitoradas por câmeras. Em outubro, os cartazes para informar os usuários foram fixados. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

PARADAS DE ÔNIBUS – Todas as 12 paradas de ônibus do campus Darcy Ribeiro são monitoradas por câmeras. Neste mês, os cartazes para informar os usuários foram fixados. “Ter essas mensagens expostas ajuda a inibir possíveis situações de violência”, comenta o vice-reitor.

COMITÊ DE SEGURANÇA – O Comitê de Segurança tem empreendido ações desde sua criação, em 2017, como a implantação dos corredores de segurança, o reforço na iluminação, a instalação de mais câmeras nas paradas de ônibus e cercanias das unidades acadêmicas, a instalação de postes com botões de segurança, a criação de um manual com procedimentos operacionais padrões e a capacitação dos agentes de segurança, entre outras ações.

PLANTÃO DE SEGURANÇA UnB – Em casos considerados de emergência ou que necessite da presença das forças de segurança da Universidade, a Central de Segurança da UnB deverá ser acionada, por telefone, nos números a seguir:

- Campus Darcy Ribeiro: 3107-6222
- Faculdade UnB Ceilândia (FCE): 3107-8423/8432/8403