INTERNACIONALIZAÇÃO

Parceria visa troca de experiências em ciências políticas e sociais, priorizando tópicos como direitos humanos, igualdade de gênero e combate à pobreza

Da esquerda para direita: Virgílio Almeida, Miguel Ángel Osorio Chong, Márcia Abrahão e Beatriz Paredes Rangel durante reunião de assinatura de acordo entre UnB e Senado mexicano. Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (18), a reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, acompanhada do secretário de Assuntos Internacionais da Universidade, Virgílio Almeida, assinou, na Cidade do México, um acordo de cooperação entre a UnB e o Senado mexicano, por meio do Instituto Belisario Domínguez. O objetivo da parceria é desenvolver ações conjuntas e planejadas na área das ciências políticas e sociais e estudos latino-americanos, como seminários, oficinas e intercâmbio de pesquisadores.

Como primeira ação da parceria, o instituto propôs a realização de um seminário sobre temas relacionados aos direitos humanos. Para o senador mexicano Miguel Ángel Osorio Chong, presidente do instituto, é de grande interesse do órgão a colaboração da UnB nessa temática. Chong também citou a experiência da Universidade em temas como igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher e à pobreza.

“A troca de experiências nos ajuda a realizar um melhor trabalho legislativo. Esses três temas são fundamentais para este primeiro acordo. Acredito que a parceria nos trará muitos e muitos retornos positivos”, disse o senador.

O Instituto Belisario Domínguez é um órgão governamental encarregado de realizar estudos derivados da agenda legislativa, pesquisas estratégicas sobre o desenvolvimento nacional e análise de situação em áreas de competência do Senado. O intuito do instituto é contribuir para tomada de decisões legislativas e apoiar o exercício das competências de fiscalização, definição de um projeto nacional e promoção da cultura cívica e cidadã no Senado mexicano.

A senadora Beatriz Paredes Rangel, socióloga e ex-embaixadora do México no Brasil, afirmou que também é importante para o instituto estimular a cooperação acadêmica entre a UnB e o órgão, propiciando, inclusive, intercâmbio de pesquisadores entre as instituições. Uma das personalidades políticas mais influentes de seu país e admiradora confessa do trabalho de Darcy Ribeiro, a senadora foi fundamental para que o Memorando de Entendimento fosse assinado entre a UnB e o Instituto Belisario Domínguez.

A reitora Márcia Abrahão disse ser uma honra a UnB ter sido convidada para a consumação da parceria neste ano em que Darcy Ribeiro completaria cem anos e a Universidade completa seus 60. “A UnB se abre cada vez mais para intercâmbios e cooperações internacionais, incluindo intercâmbio de estudantes e pesquisadores na área de ciências sociais e políticas. É fundamental ampliarmos a parceria na América Latina.”

A reitora ainda aproveitou a oportunidade para anunciar que um novo curso de graduação de estudos sociais latino-americanos está sendo discutido na UnB. Ela acredita que o acordo entre as instituições possa ser proveitoso também para o desenvolvimento do futuro curso.

GCUB – Márcia Abrahão esteve no México, originalmente, para a Assembleia Geral e XII Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). A reitora foi vice-presidente (2018-2019) e presidente (2019-2020) da diretoria do grupo. Neste ano, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, foi eleito para ocupar a posição. A reitora da UnB foi escolhida para compor o Conselho Fiscal do GCUB.

COOPERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADES – A reitora também encontrou-se com o presidente do Senado mexicano, Alejandro Armenta Mier, e com a secretária de Desenvolvimento Institucional da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam), Patricia Dolores Dávila Aranda. A reunião tratou das possibilidades de cooperação entre as universidades, como intercâmbio de estudantes e professores.