RECONHECIMENTO

Em sua primeira edição, as honrarias Anísio Teixeira e Mireya Suárez têm como objetivo valorizar iniciativas e práticas pedagógicas voltadas à temática na Universidade

Prêmios valorizam práticas em direitos humanos desenvolvidas na UnB. Artes: João Paulo Parker/Secom UnB

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Anual de Direitos Humanos Anísio Teixeira e o Prêmio Anual de Educação em Direitos Humanos Mireya Suárez. Os editais de premiação são dirigidos a iniciativas e práticas pedagógicas sob a coordenação de coletivos e membros da comunidade universitária da UnB. As inscrições vão até 11 de novembro de 2022 e devem ser feitas exclusivamente por meio de formulários eletrônicos.

>> Acesse os editais de premiação

"Os dois prêmios foram instituídos no âmbito da Política de Direitos Humanos da UnB, mas guardam especificidades", explica Mônica Nogueira, secretária de Comunicação da UnB e integrante da Câmara de Direitos Humanos (CDH).

O prêmio Anísio Teixeira será destinado a iniciativas de excelência realizadas no ensino, na pesquisa e na extensão universitária, em três categoriais: igualdade, diversidade e não discriminação; saúde, meio ambiente e bem-estar; e democracia e participação. As candidaturas devem ser apresentadas por coletivos, como grupo de pesquisa ou extensão, programa de pós-graduação ou outros, vinculados à UnB.

Por sua vez, o prêmio Mireya Suárez visa valorizar práticas pedagógicas emancipatórias, sendo estas entendidas como ação escolar ou realizada em contexto não escolar com o objetivo de educar sujeitos sobre e em consonância com os direitos humanos. As candidaturas ao prêmio Mireya Suárez podem ser apresentadas por coletivo ou indivíduo, desde que seja vinculado à comunidade universitária da UnB. São quatro as categorias de inscrição: educação básica; educação superior; educação em contexto não escolar; e educação para profissionais dos sistemas de justiça ou segurança.

“Ao instituir esses prêmios anuais, a UnB reconhece e valoriza as práticas em direitos humanos que vem sendo realizadas e incentiva a construção de outras”, afirma a secretária de Direitos Humanos, Deborah Santos. “Assim, a Universidade se aprimora como um ambiente educacional e de trabalho plural, democrático, ético e diverso”, completa. Criada em junho deste ano, a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) é responsável pela coordenação dos prêmios.

Conforme os editais de seleção, a cerimônia de premiação Anísio Teixeira e Mireya Suárez será realizada em dezembro de 2022, como parte do calendário de celebrações pelos 60 anos da Universidade de Brasília. Os agraciados receberão medalha e diploma em reconhecimento pela promoção dos direitos humanos. O resultado das seleções será previamente divulgado em 23 de novembro, no site da SDH.

HOMENAGEM – Os títulos dos dois prêmios recém-criados pela UnB fazem referência a grandes personalidades na área de educação, defesa e promoção dos direitos humanos.

Anísio Teixeira (1900 - 1971) foi um dos idealizadores da UnB e pioneiro na implantação das escolas públicas e gratuitas em todos os níveis no Brasil. Em 1971, o educador foi encontrado morto no fosso de um elevador, em um prédio residencial no Rio de Janeiro. A Comissão Nacional da Verdade (CNV), a partir dos anos 2010, reuniu documentos que demonstram que a morte de Anísio Teixeira não foi acidental, mas uma ação criminosa de repressão política por parte da ditadura, naquele período.

A antropóloga Mireya Suárez (1939 - 2019) foi uma das fundadoras do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da UnB. Distinguiu-se pela produção de estudos sobre relações de gênero e direitos das mulheres, colaborando significativamente para a composição e consolidação do campo teórico feminista no país e a formação de gerações de pesquisadoras, pesquisadores e ativistas.

Entenda mais sobre o papel da recém-criada Secretaria de Direitos humanos (SDH) da UnB:

Relembre iniciativas da UnB para promoção dos direitos humanos:

>> UnB terá dois prêmios de direitos humanos

>> Consuni cria Câmara de Direitos Humanos da UnB

>> UnB celebra os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos