PIONEIRA

Ato de instalação da SDH ocorreu junto com nomeação da secretária, a professora Deborah Silva Santos

Deborah Silva Santos (esq.) estará à frente da Secretaria de Direitos Humanos (SDH). Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

 

A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, assinou na sexta-feira (3) ato de criação da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da UnB. A iniciativa pioneira tem compromisso com a diversidade da comunidade acadêmica e a missão de conscientizar, promover e garantir o cumprimento da Política de Direitos Humanos da Universidade. Com larga trajetória em defesa dos direitos humanos, a professora Deborah Silva Santos assume a pasta.

 

A secretária destaca a importância de encarar a promoção dos direitos humanos na Universidade de forma educativa. “Queremos que o ambiente da UnB seja mais tolerante, menos preconceituoso e menos discriminatório. Temos uma população totalmente diversificada e é essa diversidade que temos que tratar com o máximo de respeito possível", afirma Deborah Santos, docente da Faculdade de Ciência da Informação (FCI). "Acredito que o papel da Universidade é também colocar no mercado de trabalho e na sociedade pessoas antirracistas, não homofóbicas, não sexistas, não capacitistas, ou seja, mais tolerantes à diversidade humana.”

 

Deborah destacou ainda a relevância de se ter uma reitora no contexto de ampliação dos debates sobre diversidade na academia. “Não é possível mais ter uma galeria de fotos de ex-reitores, todos homens e brancos. Quando a reitora olha isso, sabe o seu papel em trazer outras vivências para a Universidade. Assim como eu, como mulher negra, me percebo nos espaços diferente das mulheres brancas”, pontua. “Para os homens aquele espaço é dado. O privilégio já está posto. Uma mulher que quebra essa lógica é sempre um repensar e é um ganho para todas.” A secretária de Direitos Humanos destacou ainda que a presença de mulheres em cargos de comando é, inclusive, um estímulo à produção acadêmica.

Encontro na sexta-feira (3) entre representantes da administração superior marcou assinatura do ato de criação da SDH. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

 

A reitora Márcia Abrahão reforça a importância da escolha da secretária e sua trajetória. “É uma pessoa que não apenas conhece a área, mas tem habilidades de gestão. A presença dela na secretaria certamente trará avanços rápidos para a Universidade”, disse. “Nosso compromisso com a promoção dos direitos humanos ganha mais uma frente e isso nos mantém nos trilhos de uma Universidade plural e que pretende ser exemplo de atuação inclusiva e com respeito à diversidade.”

 

A SDH caminha de braços dados com a Câmara de Direitos Humanos, fórum permanente para discussão e promoção de direitos humanos, vinculado ao Conselho Universitário (Consuni). A secretaria fica ligada ao Gabinete da Reitoria com o status de assessoria.

 

TRAJETÓRIA – A história de Deborah Santos na UnB começou em 2007 como professora substituta. Na época, ela ministrava a disciplina Pensamento Negro Contemporâneo, quando o debate sobre as cotas no ensino superior estava bastante polarizado. Os caminhos da professora e da Universidade de Brasília já haviam se cruzado: no início da política de cotas na UnB, em 2004, ela era assessora para Gênero e Raça da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, tendo percorrido diversas instituições de ensino superior país afora para viabilizar a política afirmativa.

 

Na UnB, atuou ainda como coordenadora do Núcleo de Promoção da Igualdade Racial do Decanato de Extensão e, como assessora de Diversidade e Apoio aos Cotistas, coordenou o Centro de Convivência Negra no acolhimento aos estudantes que ingressavam pelas cotas. Fez parte das discussões para viabilizar a Maloca, Centro de Convivência Multicultural dos Povos Indígenas da Universidade de Brasília. É também membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares.

 

Leia também:

>> Restaurantes universitários e bibliotecas retomam o funcionamento integral

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Universidade prepara programação intensa para recepcionar estudantes

>> UnB Cerrado e Centro de Desenvolvimento Sustentável promovem palestras para Dia do Meio Ambiente

>> UnB divulga regras para acesso por meio de notas do Enem

>> Reitora fala sobre corte no orçamento com ADUnB, DCE e Sintfub

>> Servidor técnico Sérgio Brito é agraciado com Mérito Universitário

>> UnB oferece pilates para idosos

>> Inscreva-se na 74ª Reunião Anual da SBPC e ganhe um brinde exclusivo

>> Reitora inaugura UnB Cerrado e Polo de Extensão na Chapada dos Veadeiros

>> Programa Ciência é 10! qualifica professores para o ensino de ciências nas escolas

>> UnB se prepara para receber estudantes em presencialidade integral

>> Universidade lamenta a morte do emérito Antônio Augusto Cançado Trindade

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.