Para prevenir risco de contágio pela covid-19, o Comitê do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes) lançou o Guia de Biossegurança. O documento tem informações, orientações, recomendações e medidas voltadas à prevenção e cuidados em eventual atividade presencial nas instalações da Universidade de Brasília.
A recomendação é de que as medidas sejam adotadas por todos os segmentos da comunidade que venham a circular pelos campi, para reduzir o risco de contágio do Sars-Cov-2 e de preservar a saúde de toda a comunidade. Destaca-se que não há previsão de data para retomada das atividades presenciais.
>> Confira aqui o Guia de Biossegurança
“O Guia de Biossegurança da UnB é o resultado da discussão do Coes, coligindo todas as orientações já expedidas pelo comitê, e embasadas em documentos oficiais sobre a pandemia, da OMS, do GDF e de diretrizes internacionais, além de análises dos dados epidemiológicos do DF, do Brasil e do mundo”, informou o professor Ileno Izídio da Costa, decano de Assuntos Comunitários, presidente do Coes e organizador da publicação.
O documento destaca medidas de cuidado e proteção, entre elas: ações da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC), que segue promovendo o cuidado da comunidade acadêmica por meio de suas quatro coordenações, em particular a saúde mental; o Sistema de vigilância ativa, em que a comunidade acadêmica fornece informações de saúde; o app Guardiões da Saúde (uma ação ProEpi, Coes/DEG), que estimula os usuários a reportar sobre seu estado de saúde para ajudar pesquisadores e órgãos sanitários no monitoramento da população.
>> Saiba mais: Disciplina incentiva adesão dos estudantes ao aplicativo Guardiões da Saúde
Assim, baseados em estudos locais e internacionais, os pesquisadores e especialistas da UnB propõem as melhores práticas e recomendações gerais disponíveis até o presente momento.
IMPORTANTE – O guia será atualizado pelo Comitê em caso de mudanças em orientações, novos estudos e pesquisas na área, nos âmbitos local, nacional e internacional, a serem socializados com a administração central e os órgãos colegiados superiores da Universidade.
Como, até o momento, não existe previsão para o retorno das atividades presenciais na UnB, as atividades remotas permanecem com o intuito de reduzir o número que pessoas que circulam pela Universidade e manter os cuidados de prevenção da saúde, conforme descrito no Plano de Retomada das Atividades da UnB, elaborado pelo Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (Ccar).
Leia também:
>> Podcast leva a antropologia para além da academia e moderniza aprendizagem
>> Solidariedade a estudantes africanos da Universidade de Brasília
>> Casa Niemeyer leva prêmio por transpor exposição de arte presencial para formato digital
>> Edição especial da Revista Humanidades reflete sobre a pandemia
>> Mutação do novo coronavírus: qual é o real perigo?
>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre
>> Revista Darcy traz reflexão aprofundada sobre a pandemia
>> Universidade de Brasília divulga editais de abertura do Programa de Avaliação Seriada
>> Biblioteca Central disponibiliza serviço de digitalização de obras físicas do acervo
>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto
>> UnB manterá aulas em modo remoto no próximo semestre
>> UnB tem 25 pesquisadores entre os mais influentes do mundo
>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus