ARTES VISUAIS

Esta é a segunda premiação que a mostra Triangular - Arte deste Século recebe pela revista Select

Mostra da Casa Niemeyer foi premiada como melhor adaptação para o digital. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A mostra Triangular - Arte deste Século, da Casa Niemeyer (DDC/DEX) foi premiada pela Revista Select na categoria adaptação de exposição de arte do presencial para o digital. A transposição foi necessária por conta da pandemia do novo coronavírus, que iniciou três meses após a inauguração da exposição. É a segunda vez que a mostra recebe destaque na revista.

>> Confira imagens da exposição

O docente Alex Calheiros, à frente da Diretoria de Difusão Cultural (DDC/DEX) – que gere a Casa Niemeyer e a Casa da Cultura da América Latina (CAL) –, explica que a adaptação também trouxe novidades para os conteúdos oferecidos na mostra.

“Com a pandemia, fomos surpreendidos mas, rapidamente, decidimos transformar nossas ações em ações virtuais, com uma novidade: cedendo o espaço das nossas redes sociais para os artistas doadores”, explica.

Para Alex Calheiros, diretor da DDC/DEX, a adaptação para os meios digitais ajudou a aumentar a divulgação do acervo da Casa Niemeyer. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A proposta de trazer os artistas para o Instagram da Casa Niemeyer (@casaniemeyer) movimentou o perfil e elevou o alcance na rede social, que passou a ter mais de sete mil seguidores. “Na ocupação virtual, os artistas podiam apresentar a obra, seu trabalho, convidar amigos, outros artistas. A Casa Niemeyer e a CAL são, para nós, espaços livres de criação”, completa.

“Ter uma coleção de qualidade e atividades de difusão do acervo é o primeiro passo para ter um museu de altíssimo nível em nossa Universidade. A coisa importante das ações virtuais é tornar o acervo conhecido e acessível para pesquisas já que somos uma instituição de ensino e pública. O caráter público e acessível é, sem dúvida, nosso maior foco”, pontua Calheiros.

>> Relembre: Mostra premiada movimenta Casa Niemeyer

Com curadoria de Ana Avelar e Gisele Lima, a exposição surgiu com o propósito de criar uma coleção de arte contemporânea para a Universidade de Brasília. “Temos muitos cursos dedicados à arte, como Artes Visuais e Teoria, Crítica e História da Arte – da qual sou docente. Nossos alunos e alunas necessitavam de obras que refletissem o debate artístico contemporâneo, precisavam ter contato direto com as obras, aprender na prática a fazer curadoria, produção e montagem de exposições”, explica a docente Ana Avelar.