UnB EM AÇÃO

Mais de 7,3 milhões de brasileiros já foram infectados pelo novo coronavírus. Em 2020, comitê orientou atuação da instituição para enfrentar crise sanitária   

Último boletim de 2020 atualiza dados sobre a covid-19 e mostra como a UnB se manteve atuante no combate à pandemia ao longo do ano. Imagem: Reprodução

 

A edição especial de fim de ano do Boletim Coes, última publicação de 2020 do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes) da UnB, apresenta novos dados sobre a pandemia no Brasil e no mundo, além de revisitar as ações do Coes na Universidade neste ano.

 

>> Leia a íntegra da edição especial do Boletim Coes

 

COVID-19 NO BRASIL – A covid-19 já infectou 7.320.020 pessoas em território nacional, com 188.285 mortes desde o início da pandemia. Pela primeira vez desde setembro, o país registrou mais de mil mortes diárias, dado do dia 17 de dezembro. A doença segue com alta velocidade de transmissão, o que resultou em aumento, de forma significativa, no número de leitos ocupados em 74% das unidades da federação.

 

COVID-19 NO MUNDO – Mundialmente, 75 milhões de pessoas foram infectadas e há quase 1,7 milhão de óbitos pela doença, que avança em quase todos os continentes. Na Europa, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Espanha voltaram a apresentar aumento de incidência. No caso dos britânicos, em particular, foi identificada uma nova variante do vírus 70% mais contagiosa, o que forçou a instauração de um novo lockdown e a proibição de voos oriundos do Reino Unido por países de todo o mundo. No leste europeu, quase todas as ex-repúblicas soviéticas, com exceção da Ucrânia, também apresentam avanço da covid-19, em especial a Rússia.

 

Nas Américas, Canadá e Estados Unidos seguem com um alto número de incidência, bem como no México e em países centrais, como Panamá, Haiti, Belize, Cuba e República Dominicana. Na América do Sul, a situação está particularmente preocupante na Guiana Francesa, Suriname, Paraguai, Equador, Uruguai e Brasil.

 

Já na Ásia, a doença segue avançando em Coreia do Sul, Israel, Malásia, Japão, Tailândia, Sri Lanka e Hong Kong. Na África, os países com maiores índices de infecção são África do Sul, República Democrática do Congo, Zâmbia, Namíbia, Zimbábue, Suazilândia, Malawi, Burkina Faso, Lesoto, Serra Leoa, Senegal, Nigéria e Egito. No caso dos africanos, a doença ainda está na chamada primeira onda. Na Oceania, ainda que a situação não exija grandes preocupações, a Austrália registrou aumento de casos em dois de seus territórios.

 

RETOMADA DO CALENDÁRIO – Ao longo de 2020, o Coes ofereceu diretrizes para apoiar a UnB no enfrentamento à pandemia e na continuidade das atividades acadêmicas de forma segura, enquanto a situação de saúde pública perdura. O subcomitê Acadêmico (SCAC) teve a missão de participar da discussão do planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade durante a pandemia de covid-19.

 

Enquanto o calendário acadêmico esteve pausado em decorrência das medidas de isolamento social, em abril e maio foi preparado um questionário para conhecer a opinião dos estudantes sobre possíveis atividades de extensão que poderiam ser oferecidas no modo remoto.

 

A partir das respostas, um projeto de extensão conduzido pelo subcomitê preparou três lives e uma mesa-redonda, além de ter suas iniciativas destacadas na página de notícias da UnB. Em paralelo, o Coes contribuiu com os trabalhos do Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (Ccar) para planejar as ações de retomada do primeiro semestre letivo de 2020 em modo remoto, sobretudo na elaboração da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) que trata do assunto.

 

>> Relembre: UnB aprova retomada do calendário acadêmico, de maneira remota, para 17 de agosto

 

A Coordenadoria de Capacitação (Procap) ofereceu cursos de capacitação nas plataformas do Moodle Aprender 2 e 3, para que os docentes pudessem aprimorar a preparação e oferta de suas disciplinas no novo formato. A equipe do SCAC participou das ações do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) e do Centro de Educação a Distância (Cead) relacionadas aos editais lançados de apoio ao ensino remoto, como os cursos de capacitação na temática promovidos pelo Cead.

 

SAÚDE MENTAL – A Coordenação de Atenção Psicossocial da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (CoAP/Dasu) esteve à frente do grupo de trabalho Atenção Psicossocial e Organização de Rede, vinculado ao subcomitê de Saúde Mental e Apoio Psicossocial (SSMAP), tendo a proposta de auxiliar a comunidade universitária a lidar com o sofrimento psíquico durante a pandemia de covid-19. O GT é composto por psicólogos, psicanalistas e psiquiatras das redes interna e externa à UnB, atendendo cerca de 110 pessoas da comunidade universitária, com mais de 2 mil sessões.

 

>> Relembre: UnB oferta apoio psicológico à comunidade universitária durante a pandemia

 

Também foram estabelecidas parcerias com Hospital Universitário de Brasília (HUB), que garantiu atendimento psiquiátrico a mais de 90 estudantes, com o objetivo de promover o cuidado com a saúde mental. Outras iniciativas de destaque ocorreram ao longo do ano, como o grupo Vínculos e reflexões: terapia breve para familiares e vítimas da covid-19, para apoiar pessoas que viveram o luto de parentes em decorrência da doença, e as práticas para redução de estresse (mindfulness).

 

Foi fortalecido o uso da conta oficial da Coordenação de Articulação da Comunidade Educativa (CoEduca/Dasu) no Instagram (@coeducaunb), além do uso de novas tecnologias para criação ou recriação de metodologias para a realização das atividades junto à comunidade acadêmica.

 

OUTRAS FRENTES – O Coes também dedicou seus esforços a acompanhar e orientar a comunidade universitária que está no exterior quanto à pandemia; a promover o monitoramento de estudantes, docentes e técnicos administrativos com relação à situação de saúde, por meio do aplicativo Guardiões da Saúde; e a desenvolver estratégias para sensibilizar os membros e colaboradores da Universidade sobre práticas para reduzir os riscos de transmissão da covid-19 no dia a dia.

 

>> Relembre: Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus 

Estudantes foram incentivados a aderir à vigilância ativa da covid-19 participando de disciplina e utilizando diariamente o aplicativo. Imagem: Divulgação

 

Ao longo do ano, o subcomitê de Gestão de Pessoas (SCGP) realizou inspeções nos ambientes laborais da Universidade que seguiram em atividade presencial, para garantir a segurança de trabalhadores e pesquisadores. De junho a dezembro, 132 vistorias foram realizadas, com o encaminhamento posterior de relatório técnico com parecer sobre a adequação do ambiente ao funcionamento segundo os protocolos de saúde contra a covid-19. As instalações sanitárias dos campi passaram por manutenção realizada pela Prefeitura da UnB, com a instalação de 1.050 dispensadores para sabonete e álcool em gel, 493 suportes para papel toalha, 679 suportes para papel higiênico, além de torneiras e da realização de outros reparos.

 

>> Relembre: UnB realiza inspeções em laboratórios que seguem em funcionamento durante a pandemia

 

O subcomitê de Comunicação também contribuiu no enfrentamento à pandemia dando destaque à produção científica e às ações da Universidade no âmbito nos canais de comunicação institucionais. A UnBTV divulgou em seu canal no YouTube eventos, atividades e materiais educativos e de orientação sobre a covid-19, além de lançar boletins semanais sobre o tema.

 

De março à novembro deste ano, os acessos às paginas oficiais de notícias da UnB (UnBNotícias e UnBCiência) e à seção de artigos tornaram-se ainda mais significativos com a divulgação de informações sobre a atuação da instituição frente à pandemia – foram 735.972 cliques. A Secretaria de Comunicação (Secom) também publicou uma edição especial da revista Darcy dedicada à covid-19 e seus impactos para a sociedade.

 

Leia também:

>> Nova direção do Instituto de Psicologia tome posse

>> Docente da UnB recebe o prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica 2020

>> CAD aprova nova resolução sobre trabalho remoto

>> Faculdade UnB Ceilândia tem nova direção

>> Selo Pesquisa, Inovação e Ousadia da Editora UnB tem mais 18 novos títulos

>> Em carta, reitora agradece parceria e união

>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre

>> Revista Darcy traz reflexão aprofundada sobre a pandemia

>> Desenvolvido na UnB, unicórnio brasileiro tem potencial para revolucionar agronegócio

>> Universidade de Brasília divulga editais de abertura do Programa de Avaliação Seriada

>> Grupo de pesquisa da Faculdade de Direito atua como 'amigo da corte' em sessão no STF

>> Professora da Universidade de Brasília é eleita para a Academia Brasileira de Ciência

>> Ouvidoria da Universidade de Brasília é reconhecida por seu aprimoramento constante

>> Biblioteca Central disponibiliza serviço de digitalização de obras físicas do acervo

>> Jornal-laboratório da Faculdade de Comunicação completa 50 anos

>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto

>> Reitora Márcia Abrahão fala sobre conquistas do primeiro mandato e desafios para os próximos quatro anos

>> UnB manterá aulas em modo remoto no próximo semestre

>> UnB tem 25 pesquisadores entre os mais influentes do mundo

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19   

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.