GESTÃO

Professores João Paulo Chieregato e Laura Mangilli Toni estarão à frente da unidade durante o quadriênio 2020-2024

Cerimônia de posse da nova direção da FCE foi transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube. Imagem: Reprodução

A Faculdade UnB Ceilândia (FCE) agora tem uma nova gestão. O professor João Paulo Chieregato e a professora Laura Mangilli Toni tomaram posse na última terça-feira (21) como diretor e vice-diretora, em cerimônia transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube. Os docentes ficam nos cargos até 2024.

Professor no curso de Fisioterapia, o diretor empossado, João Paulo Chieregato, ressaltou o caráter social da FCE em seu discurso. “Faço questão de destacar o orgulho que sinto de estar nesta região administrativa do DF, a maior em população formal e informal, onde o desequilíbrio social extrapola qualquer paradigma de desigualdade. Presto aqui minha homenagem e meu reconhecimento a todos e todas que lutaram por moradia e por água, e, mais recentemente, para que Ceilândia tivesse uma uma universidade pública, o que possibilitou que a UnB estivesse aqui hoje, construindo a melhoria nos determinantes sociais e de saúde da região, transformando vidas e semeando a esperança de mudança em tantas e tantas famílias”, afirmou.

Para a nova vice-diretora, Laura Toni, estar à frente do campus é um chamado para a participação de todos nas decisões da gestão. “Assumimos a FCE em um momento crítico para a humanidade. Muitas vezes, essas necessidades parecem quase impossíveis de serem ajustadas. Neste cargo, sinto que vocês esperam que eu e o professor João possamos resolver algumas coisas, mas precisamos de cada um de vocês, para pensarmos juntos”, destacou a docente, que atua no curso de Fonoaudiologia.

Diretor no quadriênio 2016-2020, o professor Araken Werneck fez um apanhado da história da construção da unidade acadêmica da UnB em Ceilândia e deixou palavras de incentivo aos novos diretores. “Essa gestão foi capaz de continuar uma obra que nasceu em 2008, ainda gestada numa época em que a Universidade passava por uma crise. Quando eu cheguei para ser diretor, muitos detalhes ainda não eram do meu domínio, e foi um período de aprendizagem, desafio e construção. Tenho muita confiança nessa gestão porque eles [os novos diretores] têm capacidade e coragem de continuar e desbravar”, expressou.

A reitora Márcia Abrahão participou da solenidade e destacou o desafio de seguir promovendo melhorias na atuação acadêmica com a redução de recursos que a Universidade tem sofrido nos últimos anos. "Nesse novo ciclo de mandato, que vai coincidir com o mandato de vocês, nós temos um desafio ainda maior de melhorar ainda mais a qualidade acadêmica da nossa Universidade, paralelamente com redução de investimento dos órgãos de fomento e do governo federal", frisou.

"Nós sabemos que cursos e pesquisas na área de saúde precisam de um investimento expressivo, e estamos dispostos a ir atrás para conseguirmos esse investimento para melhorar as condições da pesquisa, da graduação e da pós-graduação no campus UnB Ceilândia. Este é o desafio que está posto para este novo mandato, e podem ter certeza que vamos juntos dar as condições para as nossas pesquisas, que é o que temos que entregar para a nossa sociedade”, concluiu a reitora.

CONHEÇA – João Paulo Chieregato é fisioterapeuta, com mestrado e doutorado em Ciências Médicas (Reabilitação) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). O docente foi coordenador do curso de Fisioterapia da UnB de 2013 à 2016. A experiência acadêmica do gestor abrange fundamentos de fisioterapia (agentes físicos e movimento humano), além do desenvolvimento de pesquisa experimental e clínica nas áreas de recursos terapêuticos na reabilitação musculoesquelética e determinantes biomecânicos do movimento humano.

O diretor recém-empossado foi tutor do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde/Vigilância em Saúde (PET/VS), no qual desenvolveu, entre 2010 e 2014, projetos relacionados às internações hospitalares com condições sensíveis à atenção primária. Atualmente, é orientador permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da UnB.

Agora vice-diretora do campus da UnB em Ceilândia, Laura Toni possui formação em Fonoaudiologia e é mestre e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Também tem pós-doutorado pela mesma instituição. Atuou como assistente técnica de Direção e pesquisadora científica do Hospital das Clínicas da FMUSP. Laura já foi coordenadora do curso de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, ambos da FCE.

Assista à cerimônia: