ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

Encontros on-line visam oferecer formação aos professores no uso de recursos educacionais inovadores para a educação a distância

Programa oferece diversas formações com o intuito de levar inovação para a modalidade de educação a distância. Agora é a vez das lives. Imagem: Reprodução

 

A realização de lives, ou reuniões on-line ao vivo, para formação docente é o foco do Centro de Educação a Distância (Cead/UnB) no momento, para auxiliar os professores da Universidade de Brasília a se prepararem para o ensino remoto – afinal, a retomada do calendário acadêmico está marcada para o próximo 17 de agosto, com atividades não presenciais.

 

Esta é uma iniciativa no âmbito do projeto Rotas de Inovação Universitária (RIU), voltado à formação de docentes, discentes, técnicos administrativos e colaboradores no uso de inovação educacional para a modalidade de educação a distância. O RIU foi criado em 2019, como parte do programa Aprendizagem para o 3º Milênio (A3M) do Cead, e inclui atividades, como palestras, cursos, minicursos, oficinas e diversificadas atividades de formação, como as próprias lives e as redes de colaboração mencionadas, além de rodas de conversa.

 

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Os temas das lives, que inicialmente trataram de planejamento do ensino on-line e possibilidades de uso do Moodle na UnB, também passaram, por exemplo, por orientações sobre videoaulas, configurações e usos do questionário no Moodle. Nesta semana, os encontros on-line abordarão as possibilidades pedagógicas, as aplicações e os usos da plataforma Microsoft Teams e do Stream. A ideia é sempre contribuir para a inovação e a criatividade dos processos institucionais.

 

“Todas as temáticas das lives vêm de demandas dos docentes. São dúvidas que nos expressam por e-mail, na oficina Moodle, nas demais formações, e elas são trazidas para as lives como uma forma de conversar mais diretamente e mais rápido com o professor”, conta Leticia Lopes Leite, diretora do Cead e docente do Departamento de Ciência da Computação.

Leticia Lopes Leite, diretora do Cead, considera as lives uma forma mais direta e autônoma de auxiliar na formação dos docentes. Foto: arquivo pessoal

 

Segundo ela, as lives têm contado com a participação de 200 a 250 professores, em média. “Estimávamos entre cem e 150 pessoas, e [esse número] tem sido sempre ampliado. As lives têm superado sempre nossas expectativas: temos tido até 350 participações. São sempre muito elogiadas, os professores trazem sempre muitas dúvidas relacionadas ao uso de tecnologia”, relata a diretora.

 

Leticia destaca que todas essas reuniões são gravadas no momento em que ocorrem e depois ficam disponíveis para acesso por qualquer pessoa na página do projeto Rotas de Inovação Universitária, o que contribui para a formação de uma grande rede de compartilhamento de materiais e de conhecimento.

 

“O Rotas se torna um projeto de formação com diferentes frentes: lives, tutoriais, cursos, oficinas... são diversos formatos para contemplar as diferentes características dos professores e da temática que está sendo trabalhada”, explica.

 

PONTOS DE PARTIDA – O professor do departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) do Instituto de Psicologia (IP/UnB) Asdrúbal Borges participou das quatro últimas lives ofertadas pelo Cead e se prepara para mais uma, a de número nove, sobre a plataforma Teams – a qual já tem utilizado para contatar outros docentes e orientandos neste período de isolamento social. “Mas sempre tem uma dica, uma experiência compartilhada que vale a pena”, opina.

Professor do IP, Asdrúbal Borges participará esta semana da quinta live oferecida pelo Cead. Foto: arquivo pessoal

 

Ele considera as lives bons pontos de partida para conhecer mais sobre novas ferramentas. “Vamos aprender mais com o uso”, avalia. Quanto ao conteúdo aprendido nas reuniões on-line, Borges acredita que facilitarão o planejamento de aulas em alguns aspectos: “na escolha de recursos, na duração de atividades como vídeos, na avaliação e no estabelecimento de prazos”.

 

O docente do IP aprova a iniciativa do Cead de oferecer todos esses conteúdos para auxiliar os professores na capacitação para o trabalho remoto. “Muito boa! Incentivam a adaptação das atividades para o período no qual vamos precisar trabalhar apenas com ensino remoto. Além disso, oferecem suporte e incentivam a colaboração entre os colegas, que certamente vão ter dúvidas e vão enfrentar dificuldades no trajeto”, conclui. Um tema que Borges pretende sugerir para as lives é a comunicação entre professor e estudantes.

 

AGENDA – No encontro on-line do Cead desta quarta-feira (22), o professor Marcos Rogério da Costa, do Instituto de Letras (IL), e a servidora Jéssica Cardoso (Cead), apresentaram as funcionalidades do Teams e do Stream, tiraram dúvidas e deram sugestões relacionadas à aplicação pedagógica desses recursos.

 

Qualquer interessado pode participar das transmissões, basta acessar a página do projeto Rotas de Inovação Universitária ou clicar aqui. No site, também é possível recuperar lives que já ocorreram.

Veja as lives disponíveis no site do projeto Rotas de Inovação Universitária. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

“Essa live sobre o Teams inaugura uma nova frente de trabalho nessas transmissões, até então muito focadas no Moodle. Agora estamos buscando ampliar para as duas plataformas institucionais: o Teams e o Moodle”, declara a diretora do Cead, Leticia Lopes Leite.

 

“Temos feito lives mais ou menos duas vezes por semana, sempre buscando trabalhar uma proposta pedagógica – não só o recurso como tecnologia – que é efetivamente utilizada em aula por algum docente, e trazer para a live, junto com esse docente, um técnico que possa dar a perspectiva técnica daquele recurso”, esclarece.

 

OFERTA REGULAR – Mesmo com as lives, o Rotas segue com as ofertas das oficinas Moodle a cada 15 dias. No dia 10 de agosto, haverá mais uma voltada para docentes.

 

“Como sabemos que há muitos professores com interesse nessa temática, os materiais de apoio que estão sendo utilizados na oficina também estão disponíveis no site do Rotas. É uma forma de os professores fazerem sua formação de maneira mais autônoma. Aqueles que tiverem interesse em ver os materiais e os tutoriais, podem acessar”, detalha Leticia.

 

Além disso, ela ressalta que os conteúdos ali são todos abertos não só à comunidade da UnB, mas também à externa, porque o Rotas de Inovação Universitária tem o objetivo de constituir e trabalhar com uma rede de colaboração. Pode-se observar que a página conta ainda com materiais desenvolvidos por outras instituições, justamente para incentivar essa rede.

 

“Temos recebido diversos materiais de professores da Universidade que se dispuseram a compartilhar suas contribuições com os colegas, e a intenção é que esses materiais vão sempre se ampliando: esses vão permanecer e outros vão sendo agregados, para que tenhamos um espaço de formação permanente”, finaliza.

 

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