RETOMADA

Adequações nos espaços físicos e programação de recepção fazem parte das ações para o início do semestre

Mais de 15 mil alunos vão assistir aulas de forma presencial na UnB pela primeira vez. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

Depois de dois anos e três meses afastados dos campi, finalmente está chegando o momento pelo qual os estudantes mais ansiavam: a retomada das aulas presenciais, no dia 6 de junho. Para garantir um retorno seguro para os mais de 50 mil estudantes de graduação e pós-graduação que circularão na instituição e também para os docentes, técnicos e terceirizados, uma série de adequações foram realizadas nos espaços físicos da Universidade, tanto nas áreas comuns quanto nas salas de aula.

 

O decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, lista algumas das alterações que foram feitas para evitar a disseminação da covid-19. “Fizemos desbloqueio de janelas; pintura, por conta do estado de conservação; melhoria do fluxo de ar; instalação de ventiladores; e reposicionamento de equipamentos em laboratórios, por exemplo.” O gestor ressalta, no entanto, que também existem outras transformações que precisam ser feitas, especialmente comportamentais, para a manutenção do uso de máscara e do distanciamento físico.

 

>> Decano do DEG traz esclarecimentos sobre o início das aulas presenciais, em 6 de junho

 

Os cuidados com a higiene também foram reforçados com dispensadores de álcool em gel, posicionados em diferentes ambientes dos campi, e há orientação para que todos estejam vacinados e usem máscara. Ele afirma, no entanto, que a conscientização é uma responsabilidade coletiva. “É importante que tanto a administração superior quanto professores, coordenadores de curso, estudantes e técnicos administrativos entendam e disseminem as orientações”, detalha o decano.

 

Na mesma linha, a reitora Márcia Abrahão entende que, com os devidos cuidados sanitários, o momento é de alegria. “Contamos com a colaboração de toda a nossa comunidade para que a UnB continue sendo exemplo de combate à pandemia de covid-19 entre as universidades, no DF e no Brasil. Agora, felizmente, podemos brilhar os olhos pelo tão esperado reencontro com a nossa Universidade e nossa comunidade.”

Dispensadores de álcool gel estão espalhados por todos os campi para higiene das mãos. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

RECEPÇÃO – Além de ser um início de semestre com todas as atividades que já viraram tradição para a recepção dos novatos, desta vez o quantitativo de alunos que vão se sentir no lugar de “calouros” será maior que o comum. Isso porque, desde a suspensão das atividades presenciais em março de 2020, aproximadamente 15 mil estudantes nunca fizeram aulas nos campi.

 

Para eles e para todos os estudantes, estão sendo preparadas atividades do Boas-Vindas, que têm seu ponto alto no dia 22 de junho, às 16h, na tradicional aula magna #InspiraUnB, no Centro Comunitário Athos Bulcão. Este semestre a atividade será conduzida pela professora do Instituto de Ciência Política e pesquisadora na temática de gênero Flávia Biroli. Após a palestra, haverá uma apresentação da Orquestra Marafreboi.

 

Além disso, haverá uma programação ampla com atividades, como as Boas-Vindas dos CAs da UnB, em que os estudantes terão a oportunidade de conhecer o funcionamento dos centros acadêmicos, com apresentação das iniciativas desenvolvidas e visita guiada pelos campi. Para saber mais sobre as atividades que esperam os alunos neste início de semestre, acesse: https://linktr.ee/unboficial.

 

*Matéria atualizada em 07/06/2022 para alteração de informações sobre o #InspiraUnB.

 

Leia também:

>> Universidade lamenta a morte do emérito Antônio Augusto Cançado Trindade

>> Projeto de extensão Coleta Seletiva Solidária lança cartilhas que aliam educação e sustentabilidade

>> Especialista da UnB analisa aumento de casos de dengue no Distrito Federal

>> Obras de arte em diferentes formatos podem ser conferidas no campus Darcy Ribeiro

>> UnB instala Câmara de Direitos Humanos

>> Pesquisa cataloga móveis da UnB desenhados por Sérgio Rodrigues

>> Primeiro aluno surdocego ingressa em mestrado da Universidade de Brasília

>> UnB e Exército assinam aditivo de cooperação para serviços gráficos

>> Semana Universitária será presencial e começa em agosto

>> UnB entrega ao Exército ferramentas de avaliação psicológica de militares

>> Personalidades relatam experiências marcantes vividas na UnB

>> Inscrições da 74ª Reunião Anual da SBPC seguem abertas

>> Revista Traços destaca os 60 anos da Universidade de Brasília

>> Universidade sem muros

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.