EXTENSÃO

Submissão de propostas para o evento vai até 10 de junho; veja o edital. Semuni acontece entre 28 de agosto e 2 de setembro

Centenário de Darcy Ribeiro, um dos idealizadores da UnB, e sexagenário da Universidade são celebrados nesta edição da Semuni. Arte: Divulgação/DEX

 

Depois de duas edições realizadas em formato remoto, a Semana Universitária da Universidade de Brasília vai voltar a ser presencial. O evento acontece entre 29 de agosto e 2 de setembro em todos os campi da UnB, e será gratuito e aberto a toda a comunidade. No dia 6 de maio, o Decanato de Extensão (DEX) publicou o edital de apoio à participação dos docentes e técnicos administrativos no Programa Especial da Semuni.

 

Esta edição fará referência tanto ao centenário de Darcy Ribeiro quanto às comemorações dos 60 anos da UnB. “Darcy Ribeiro é um dos fundadores da Universidade de Brasília. Como ele gostava de dizer, a UnB era uma 'filha querida'. Isso quer dizer que, metaforicamente, o DNA de Darcy Ribeiro está no DNA da nossa Universidade”, diz o professor Alexandre Pilati, diretor técnico de Extensão.

 

“O que a Semuni pretende, fazendo referência ao centenário de Darcy, é discutir, a partir das perspectivas de diversas áreas do conhecimento, os problemas brasileiros em um ano tão importante quanto esse de 2022. Pensar, por exemplo, qual é o conceito de independência, o que é ser moderno, o que é ser uma universidade democrática em uma cidade como a de Brasília e que projeto nacional queremos”, explica.

 

INSCRIÇÕES – Os professores e técnicos têm até 10 de junho para propor atividades para a Semuni. Estudantes também podem propor ações através dos Centros Acadêmicos e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), desde que sejam coordenadas por docentes ou técnicos, ou sejam apresentadas diretamente ao DEX e aprovadas pela Câmara de Extensão (CEX).

 

As ações de extensão devem obedecer a Resolução da Câmara de Extensão (CEX) 1/2020. O trâmite acontece apenas pelo módulo Extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). O manual de utilização do Sigaa pode ser consultado aqui.

 

>> Confira o edital

 

Para auxiliar as Unidades no planejamento e execução das atividades da Semuni, o DEX vai disponibilizar recursos – bolsas e custeio – de acordo com o número de ações institucionalizadas na Semana Universitária de 2021. Os bolsistas serão selecionados pelo DEX por meio de chamada pública e destinados às unidades. O DEX também vai oferecer formação aos bolsistas por meio das plataformas Aprender (Moodle), Microsoft Teams e YouTube.

 

As Unidades Acadêmicas também ficam responsáveis por compilar todas as atividades aprovadas no Sigaa, como uma proposta geral da unidade. A planilha deve ser enviada ao DEX entre os dias 20 a 24 de junho.

 

A programação da Semana Universitária será divulgada no dia 1 de agosto, mesmo dia em que começam as inscrições ao público geral, também feitas pelo Sigaa. O certificado de participação poderá ser emitido pelo mesmo Sistema.

 

Detalhes sobre a Mostra de Cursos, organizada pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), e sobre o Congresso de Iniciação Científica, pelo Decanato de Pós-Graduação (DPG), serão divulgados oportunamente pelos próprios organizadores.

 

O edital do Encontro de Estudantes Extensionistas da UnB, que também será realizado durante a Semuni, será divulgado pelo DEX em breve. É obrigatória a participação de todos os bolsistas contemplados nos editais de extensão de 2021 e 2022.

 

RETORNO PRESENCIAL – Depois de dois anos com atividades remotas, a extensão volta ao presencial, um elemento essencial para o fazer extensionista. “Esse é o maior valor da Semuni presencial: a celebração do retorno seguro à convivialidade”, avalia Pilati. “Talvez tenhamos menos atividades propostas, mas é fundamental entender que o valor do retorno ao convívio presencial será ainda mais importante do que quaisquer possibilidades de alcance facilitado de público ou de palestrantes que as atividades remotas acabam proporcionando.”

 

Com a volta da presencialidade, as Unidades deverão priorizar a utilização dos espaços próprios para as suas atividades, bem como pelos equipamentos e materiais necessários, que não serão fornecidos pelo DEX.

 

A reserva das salas de aula e anfiteatros do ICC, incluindo 9 e 10, Ceubinho e Udefinho, PJC, PAT, BSA Norte e Sul e Teatro de Arena deve ser solicitada junto ao DEX por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 1 de junho.

 

Leia também:

>> UnB entrega ao Exército ferramentas de avaliação psicológica de militares

>> Personalidades relatam experiências marcantes vividas na UnB

>> Inscrições da 74ª Reunião Anual da SBPC seguem abertas

>> Revista Traços destaca os 60 anos da Universidade de Brasília

>> Universidade sem muros

>> Decano do DEG traz esclarecimentos sobre início das aulas presenciais, em 6 de junho

>> Equipe da Universidade de Brasília disputa final em evento nacional de negociação

>> Tempo de agir

>> Consuni aprova primeiro regimento interno da BCE

>> UnB oferta atividades esportivas e de lazer nas férias

>> Faculdade de Planaltina comemora 16 anos

>> UnB concede título de Doutor Honoris Causa ao ativista Ailton Krenak

>> É necessário ressignificar

>> Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento visita UnB

>> Mércia Pinto torna-se professora emérita da UnB

>> Japão quer fortalecer laços acadêmicos e culturais com a UnB

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.