EXTENSÃO

Submissão de propostas para o evento vai até 10 de junho; veja o edital. Semuni acontece entre 28 de agosto e 2 de setembro

Centenário de Darcy Ribeiro, um dos idealizadores da UnB, e sexagenário da Universidade são celebrados nesta edição da Semuni. Arte: Divulgação/DEX

Depois de duas edições realizadas em formato remoto, a Semana Universitária da Universidade de Brasília vai voltar a ser presencial. O evento acontece entre 29 de agosto e 2 de setembro em todos os campi da UnB, e será gratuito e aberto a toda a comunidade. No dia 6 de maio, o Decanato de Extensão (DEX) publicou o edital de apoio à participação dos docentes e técnicos administrativos no Programa Especial da Semuni.

Esta edição fará referência tanto ao centenário de Darcy Ribeiro quanto às comemorações dos 60 anos da UnB. “Darcy Ribeiro é um dos fundadores da Universidade de Brasília. Como ele gostava de dizer, a UnB era uma 'filha querida'. Isso quer dizer que, metaforicamente, o DNA de Darcy Ribeiro está no DNA da nossa Universidade”, diz o professor Alexandre Pilati, diretor técnico de Extensão.

“O que a Semuni pretende, fazendo referência ao centenário de Darcy, é discutir, a partir das perspectivas de diversas áreas do conhecimento, os problemas brasileiros em um ano tão importante quanto esse de 2022. Pensar, por exemplo, qual é o conceito de independência, o que é ser moderno, o que é ser uma universidade democrática em uma cidade como a de Brasília e que projeto nacional queremos”, explica.

INSCRIÇÕES – Os professores e técnicos têm até 10 de junho para propor atividades para a Semuni. Estudantes também podem propor ações através dos Centros Acadêmicos e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), desde que sejam coordenadas por docentes ou técnicos, ou sejam apresentadas diretamente ao DEX e aprovadas pela Câmara de Extensão (CEX).

As ações de extensão devem obedecer a Resolução da Câmara de Extensão (CEX) 1/2020. O trâmite acontece apenas pelo módulo Extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). O manual de utilização do Sigaa pode ser consultado aqui.

>> Confira o edital

Para auxiliar as Unidades no planejamento e execução das atividades da Semuni, o DEX vai disponibilizar recursos – bolsas e custeio – de acordo com o número de ações institucionalizadas na Semana Universitária de 2021. Os bolsistas serão selecionados pelo DEX por meio de chamada pública e destinados às unidades. O DEX também vai oferecer formação aos bolsistas por meio das plataformas Aprender (Moodle), Microsoft Teams e YouTube.

As Unidades Acadêmicas também ficam responsáveis por compilar todas as atividades aprovadas no Sigaa, como uma proposta geral da unidade. A planilha deve ser enviada ao DEX entre os dias 20 a 24 de junho.

A programação da Semana Universitária será divulgada no dia 1 de agosto, mesmo dia em que começam as inscrições ao público geral, também feitas pelo Sigaa. O certificado de participação poderá ser emitido pelo mesmo Sistema.

Detalhes sobre a Mostra de Cursos, organizada pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), e sobre o Congresso de Iniciação Científica, pelo Decanato de Pós-Graduação (DPG), serão divulgados oportunamente pelos próprios organizadores.

O edital do Encontro de Estudantes Extensionistas da UnB, que também será realizado durante a Semuni, será divulgado pelo DEX em breve. É obrigatória a participação de todos os bolsistas contemplados nos editais de extensão de 2021 e 2022.

RETORNO PRESENCIAL – Depois de dois anos com atividades remotas, a extensão volta ao presencial, um elemento essencial para o fazer extensionista. “Esse é o maior valor da Semuni presencial: a celebração do retorno seguro à convivialidade”, avalia Pilati. “Talvez tenhamos menos atividades propostas, mas é fundamental entender que o valor do retorno ao convívio presencial será ainda mais importante do que quaisquer possibilidades de alcance facilitado de público ou de palestrantes que as atividades remotas acabam proporcionando.”

Com a volta da presencialidade, as Unidades deverão priorizar a utilização dos espaços próprios para as suas atividades, bem como pelos equipamentos e materiais necessários, que não serão fornecidos pelo DEX.

A reserva das salas de aula e anfiteatros do ICC, incluindo 9 e 10, Ceubinho e Udefinho, PJC, PAT, BSA Norte e Sul e Teatro de Arena deve ser solicitada junto ao DEX por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 1 de junho.