COOPERAÇÃO

Seis instrumentos desenvolvidos pelo Instituto de Psicologia foram repassados para uso em concursos públicos e seleções internas da corporação

A reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, participou da solenidade de entrega dos produtos via chamada on-line. Foto: Divulgação/CPAEx

 

Uma parceria do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de Brasília com o Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAEx) resultou no desenvolvimento de seis instrumentos exclusivos para a avaliação psicológica da corporação. Elaborada ao longo de três anos, as ferramentas foram entregues no último dia 9, concluindo a última etapa do Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre a UnB e o Exército Brasileiro em 2019.

 

>> Relembre: UnB e Exército assinam acordo na área de Psicologia

 

O TED foi assinado pela reitora Márcia Abrahão e pelo diretor de Educação Técnica Militar do Exército, general de brigada Vinícius Ferreira Martinelli. Fruto de projeto coordenado pela professora Cristiane Faiad e gerido pelo docente Sérgio Eduardo Oliveira, ambos do IP, os instrumentos desenvolvidos têm o objetivo de auxiliar os processos de avaliação psicológica para a seleção de pessoal em concursos e processos internos do Exército Brasileiro.

Sérgio de Oliveira coordena o Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica Clínica (Neapsic) da UnB. Foto: Divulgação/CPAEx

 

METODOLOGIA – “Primeiramente foi feito um estudo do perfil profissiográfico das escolas de formação do Exército Brasileiro. Para cada escola existe um estudo científico do cargo, em que o Exército descreve as competências e habilidades para ocupá-lo”, detalha o gestor do projeto, Sérgio Eduardo de Oliveira. “Com base no estudo dos perfis, nós levantamos as características psicológicas principais e aquelas que são transversais para as escolas de formação, ou seja, para que um mesmo instrumento fosse útil para atender diferentes escolas.”

 

Os instrumentos foram aplicados num grupo amostral de militares. “Antes de irmos para a coleta principal, nós coletamos os dados de mais de 600 participantes num estudo piloto em que a gente testou se a estrutura dos instrumentos estava de acordo”, relembra o gestor do projeto. Depois de testados os instrumentos e validadas suas propriedades de medida, o estudo foi ampliado para 2.500 militares. 

 

RETORNO ACADÊMICO – A participação da UnB na elaboração dos instrumentos de avaliação psicológica propiciou retornos materiais e acadêmicos para a Universidade. O Centro de Estudos em Avaliação e Tecnologia Sociais, laboratório do Instituto de Psicologia, recebeu equipamentos e recursos para a aquisição de computadores, impressoras e mobiliário.

 

Além destes ganhos, a produção das ferramentas gerou experiência para os alunos participantes e possibilitou a aplicação dos conteúdos ensinados em sala de aula. “Acho que o maior ganho é a formação dos nossos alunos de graduação e pós-graduação em Psicologia que participaram do projeto na condição científica a partir de demandas reais”, afirma Sérgio de Oliveira. “Os alunos tiveram treinamento intensivo sobre os procedimentos metodológicos, os percursos teóricos, etc. Então a gente teve uma qualificação de pessoal muito importante.”

 

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> Personalidades relatam experiências marcantes vividas na UnB

>> Inscrições da 74ª Reunião Anual da SBPC seguem abertas

>> Revista Traços destaca os 60 anos da Universidade de Brasília

>> Universidade sem muros

>> Decano do DEG traz esclarecimentos sobre início das aulas presenciais, em 6 de junho

>> Equipe da Universidade de Brasília disputa final em evento nacional de negociação

>> Tempo de agir

>> Consuni aprova primeiro regimento interno da BCE

>> UnB oferta atividades esportivas e de lazer nas férias

>> Faculdade de Planaltina comemora 16 anos

>> UnB concede título de Doutor Honoris Causa ao ativista Ailton Krenak

>> É necessário ressignificar

>> Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento visita UnB

>> Mércia Pinto torna-se professora emérita da UnB

>> Japão quer fortalecer laços acadêmicos e culturais com a UnB

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.